Deputado Ossesio parabeniza Observatório da Discriminação Racial no Futebol


O deputado Ossesio Silva (PRB), coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Extermínio da Juventude Negra em Pernambuco requereu Voto de Aplauso para o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, pelas ações de combate ao racismo no Futebol de todo o país. O requerimento Nº 1960/2016 foi aprovado por unanimidade pela Casa.

O deputado Ossesio destacou a importância do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. “Devido a grande incidência de casos de intolerância racial, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol vem monitorar e divulgar, através de seus canais, os casos de racismo no futebol, assim como ações informativas e educativas que visem erradicar a intolerância que tanto macula a democracia das relações sociais. O racismo no futebol precisa ser tratado com extrema seriedade”, ressaltou.

O observatório almeja tornar-se uma organização que promova o diálogo entre clubes, entidades, torcidas e movimentos sociais; através de conferências, workshops e seminários entre outros eventos, e assim fomentar ideias e buscar sugestões para combater a discriminação.
A instituição acredita que o esporte mobiliza e transforma vidas em todo o Brasil. Ele contribui para a aprendizagem e proporciona mais qualidade de vida, bem-estar e saúde a crianças e adultos. O futebol gera emprego, multiplica renda e é um importante fator de inclusão social. Além disso, pode ser um agente mobilizador em prol de diferentes causas da sociedade, entre elas a discriminação racial.

O trabalho do observatório, se destaca no compartilhamento de notícias que envolvam casos de racismo no futebol, divulgação de campanhas que visam o combate ao racismo, compartilhamento de histórias e fatos sobre a participação do negro no futebol brasileiro. Entrevista com jogadores, técnicos, dirigentes, jornalistas e representantes de entidades sobre o Racismo no Futebol.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom - deputado estadual Ossesio Silva

Fotos: Observatório da Discriminação Racial no Futebol


Assessoria de comunicação do Deputado Ossesio Silva