Centro da cidade de Barreiros repleto de águas em poucas horas de chuva.

Rua Ayres Belo, centro de Barreiros (Imagens Ed Soares)
Todas as vezes que cai água a cidade de Barreiros, que já passou por maus bocados entre os anos de 2010 e 2011, fica sob alerta, com receio das enchentes. O que, a bem da verdade, não é nada fora do comum. No entanto, quem sofre, constantemente, são os comerciantes do centro do município que, com qualquer chuva acima de 10 minutos.

Lojistas ficam sob alerta, já que, graças às obras mau feitas por parte da Prefeitura, quando inseriu o capeamento asfáltico, sem fazer as devidas manutenções nos canais de esgoto, jorra-se água para tudo quanto é lado, provocando alagamentos em plena avenida, como é o caso das fotos tiradas por mim, à pouco, no entrocamento das Ruas Ayres Bello e Dom Luiz.

O motivo dos alagamentos é bem simples, no entanto, era para ter sido trabalhado, antes mesmo da inserção do capeamento. Como o Prefeito tava, de todas as formas, empolgado de mais em "apresentar uma obra", que não é sua, mas sim, dos investimentos dos governos federal e estadual, pouca importância foi dada para detalhes importantes.

Há anos que os sistema de esgoto não passou por reformulações em seus tubos, e seja por que a população ainda não é educada o suficiente dando uso devido ao lixo que ela provoca, ou seja por desleixo da Secretaria de Obras e da Prefeitura, o fato é que todas as vezes que apontam águas mais fortes nos céus da cidade, o cento fica repleto de água.

As águas, sujas dos boeiros, invadem casas, carros, etc, correndo assim, os cidadãos, sérios riscos de contaminação com xixi de ratos, ou outros insetos oriundos dos esgotos.

Estamos nos aproximando do inverno, período que em nossa região as chuvas as são rigorosas e, quer queiramos ou não, foi dado alertas de riscos de chuvas fortes para a Mata Sul de Pernambuco. Se, antes do inverno estamos vendo o que acima está mostrado, imagina em período de fortes chuvas nos meses de Abril à Julho?