Léo Torres que era Secretário de Obras, passou para a Secretaria de Agricultura, e agora é mais um dos exonerados, sob a gestão de Carlinhos e Léo da Pedreira.

Mais uma vez, o atual Prefeito, Carlos Arthur (PSB), à frente da Prefeitura Municipal de Barreiros, mostra à população barreirense o quanto sua gestão está fora de controle, perdendo os eixos, politica e administrativamente falando. E de novo, a troca de secretariado acontece, como sempre, à revelia. Por caprichos pessoais...

No primeiro ano da gestão dos irmãos Carlinhos e Léo da Pedreira, a composição das secretaria estava assim, para que melhor possamos entender:
Secretariado no inicio de 2013, com a posse dos irmãos Prefeitos.

Milena Avellar, esposa do vice-prefeito, cunhada do Prefeito, era a Secretária de Saúde.
Marilu L’amour, atuava na Secretaria de Educação
Zonari Sanguinetti, tio paterno dos Prefeitos, cargo nunca mexido, por ser familiar dos irmãos, atua na Secretária de Esportes.
Marcos FerreiraSecretário de Agricultura e Meio Ambiente
Frederico PimentelSecretário de Administração e Gestão Pública
Elen VieiraProcuradora do Município
Michelle BeloSecretária de Turismo e Cultura
Claudio BarbosaSecretário de Finanças
Hamilton ValençaSecretário de Obras, casado com uma das rias maternas dos Prefeitos.
Conceição MirandaSecretária de Ação Social

Com poucos meses de administração à frente da Prefeitura, os irmãos decidiram que a esposa do vice, senhora Milena Avellar, não podia ficar mais à frente da Secretaria de Saúde, uma vez que isso comprometeria os familiares, não por conta do nepotismo, coisa que eles em nada se importam até os dias de hoje, mas tendo em vista as assinaturas e responsabilização desta, à frente desta pasta. Trataram de colocar alguém no lugar dela para atender aos mandos e desmandos dos irmãos e da mesma senhora que é quem gerencia, até os dias de hoje esta secretaria, tendo atualmente Marlene Couto como uma máscara. Esta última, entanto, pensa estar fazendo seu papel, não percebendo, ou quem sabe tenha plena noção, que é mais um produto manobrado nas mãos da família Sanguinetti.

Com o passar dos tempos as secretarias foram tomando planos diferentes, e assim, a Secretaria de Educação foi substituída, por conta de fofocas e perfis falsos usados por familiares e achegados dos Prefeitos, contra a ex-secretária. E esta pasta passou à ser gerenciada por Rosemere Medeiros, que por alguma infelicidade do destino, massacrou como podia, acreditando-se protegida pelos irmãos, os servidores da Educação. Logo, esta senhora também foi substituída e trocada como guardanapo usado. Hoje, quem está gerenciando a Secretaria de Educação é Adjane Tenório, que infelizmente não tem possibilidade de fazer uma administração á frente desta pasta, já que tem alguns entraves. Ao que soube a mesma atua da maneira que pode, mas não consegue servir à altura desta secretaria, tendo em vista os diversos imperativos e dificuldades sob os cuidados de Carlinhos, que sem pulso, complica muito mais do que se imagina quem esteja sob seu comando, já que o Prefeito passa uma ordem e o vice, passando por cima dele, faz e/ou manda fazer de outra forma.

Michelle Belo, foi substituída da pasta, e no lugar dela, no inicio do ano passado, quem atualmente está atuando é o senhor Guto, empresário farmacêutico, que até então não conseguiu dar a alavancada necessária nesta secretaria, que é uma das mais paradas nestes últimos tempos. O que mostra que trocar Michelle por Guto, é o mesmo que trocar seis por meia dúzia, conforme ditado popular.

Na Secretaria de Transportes, esta pasta foi tão substituída, (sinceramente, parece até brinquedo). Antes era Nildo, depois, Cícero, depois passou para as mãos de Neto Belo, e atualmente está nas mãos de Ozimar Santos, que é o que se pode ser chamado de um dos pupilos do atual Vereador Cristiano, que mediante acordos, conseguiu alguns benefícios para os seus apadrinhados.

A Secretaria de Obras que antes tinha o esposo de uma das tias dos Prefeitos, foi substituída de Hamilton Valença, para Leonardo Torres. Que ficou na mesma por alguns meses, e em Setembro do ano passado (2015) em uma discussão com o atual Prefeito, teria sido dispensado de seu cargo. Não sem antes ter corrido, quase todos os meses, o risco de perder a gerencia da secretaria em questão. Depois que foi noticiado por mim que Leo Torres tinha sido exonerado, o vice-prefeito manda à ordem para o Prefeito, e Leo Torres continua à ser Secretário na mesma pasta. 

Alguns poucos dias depois, nos meses finais do ano passado, Leonardo Torres é trocado de Secretaria, e passou à ocupar o cargo que já tinha passado pelas mãos de Marcos Ferreira e João Neneca na Secretaria de Agricultura. Este ultimo (João Neneca), antes de sair desta pasta disse que não ficaria num local que não podia trabalhar e não lhe era oferecidas condições para tal. Ou seja, esta é mais uma das pastas que serve como título, não para atuação de verdade.

Leo Torres, que passou alguns bons meses à frente da Secretaria de Obras, passou á atuar na Secretaria de Agricultura, e em menos de quatro meses depois que foi trocado de pasta, é exonerado do cargo. Coisa que estava prestes à acontecer de fato, desde o ano passado, conforme minhas fontes.

Não vou falar das diversas outras mudanças que tem acontecido nas pastas com atuação dos irmãos Carlinhos e Léo da Pedeira, por não querer tomar de mais o tempo dos amigos que acompanham esta página. Mas o fato é que nunca, numa administração pública barreirense se trocou tanto de secretários, como nesta dos irmãos Sanguinetti. No geral, um manda e outro desmanda, e assim, todos os dias, o que poderia ser uma administração tranquila, está sendo uma das mais conturbadas que já se pôde ver em Barreiros.

Nas redes sociais, Leonardo Torres diz que apesar de tudo, conquistou amigos durante esse período, mas afirma o que tinha dito o conhecido João Neneca, bem como seu antecessor, Marcos Ferreira, de que "não adianta estar num local que você não tem autonomia para trabalhar":

Leonardo Cavalcanti Torres
- "Não é fácil ficar à frente de uma secretaria sem termos condições para exercer as funções esperadas e os objetivos planejados", diz Leonado Torres em sua página pessoal, no facebook.

Algumas mexidas, ainda estão prestes à acontecer, conforme fiquei sabendo, no entanto, estou preferindo que as coisas primeiro aconteçam, para depois postar, já que sei que a atual gestão à frente da Prefeitura de Barreiros, é totalmente inconstante, e perde sua instabilidade administrativa, todos os dias.

Resta saber agora, quem é a bola da vez, já que tudo pode-se esperar, inclusive, nada.