Sec. de Transportes de Barreiros teria enviado a Guarda Municipal para retirar um estudante do ônibus que leva alunos para faculdade em Recife

Ozimar Santos, atual Secretário de Transportes de Barreiros.
O atual Secretário de Transportes, Ozimar Santos, que está no cargo à pouco mais de um mês apenas, está mostrando à que veio e tem tomado algumas resoluções para "moralizar" o cargo que ele está à frente. Conforme todos bem o dizem, o mesmo conseguiu galgar tal posição, graças à um empurrãozinho do atual Vereador Cristiano, que tem mexido os pauzinhos, nestes últimos tempos para colocar em determinados lugares, pessoas dele, com fins políticos, pensando em 2016.

Com o consentimento do Prefeito, e com a voz maior do irmão e vice, Leonardo Avellar, durante o ano de 2015 várias vezes as secretarias foram trocadas, ou seja, em menos de 12 meses, a secretaria de obras, transportes, educação, agricultura e turismo tiveram novos nomes à frente destas pastas, graças à falta de pulso de Carlinhos da Pedreira à frente da administração da Prefeitura Municipal de Barreiros, e de quebra, com a infeliz ajuda e consentimento, já que quem cala consente, da maioria dos vereadores que pensam antes em si mesmos, deixando os interesses da população para ultimo caso.

No mês de Setembro alguns protestos aconteceram em que os estudantes da rede municipal e estadual, revoltados, saíram às ruas por falta de ônibus. Quem estava à frente ainda da Secretaria de Transportes era Neto Bello. Atualmente no lugar de Neto, atendendo à pedido do Vereador Cristiano, foi colocado Ozimar Santos, que tem atuado ao lado deste vereador, desde quando os mesmos romperam com o ex-prefeito Toinho da Coca, por razões que não vem ao caso agora.

No mês passado, no dia 20 de novembro, estudantes saem às ruas, mais uma vez, para reivindicar direitos deles e em apoio aos motoristas que estavam (e ainda estão) sem receber seus salários. Já de frente da pasta de Transporte estava, já empossado, Ozimar, que, sem saber à quem recorrer e sem muito o que fazer, ficou praticamente perdido em meio à multidão. Depois de um tempo quando finalmente, por volta das quase 22 horas daquela sexta-feira a estudante Lucineide Barbosa, conhecida como Dinha, conseguiu reunir os manifestantes, e seguir viagem, ainda assim, o Secretário, de maneira um tanto infantil, ainda tentou espalhar que o ato só teria terminado, graças à "ação dele", quando a realidade foi bem outra.

Já no decorrer da semana ultima, os estudantes que fazem faculdade em Recife, passaram mais uma vez à ficar sem veículos para seguir viagem para a capital. Para completar, um dos estudantes, pro ser filho de Vereador, Bruno, filho de João Neves, resolveu pegar briga com o Motorista de um dos carros, dando ares de ser superior aos demais. Segundo informações o mesmo queria dar carona à sua esposa, mesmo ela sendo de outro veículo, e os estudantes não gostaram desse comportamento, ele então passa à usar dentro do carro a fala de que é filho de um vereador, e portanto, até o motorista tinha que ficar calado.

Dentro de um dos grupos do Whatsapp, um dos estudantes, de nome Felipe Rocha, volta, junto com os demais alunos, à reclamar as péssimas, condições dos veículos que levam-nos às faculdades. Em determinado momento, quando um dos estudantes pedem para que seja levado tal reclamação ao Secretário, que também faz parte deste grupo em questão, a resposta para com o aluno foi que ele, caso sinta-se incomodado, busque outro meio  ou outro transporte, que ele, o secretário, estava ali para resolver os problemas, mas que não aceitava piadas. Algo que foi revidado pelo estudante que pergunta se buscar direitos e melhorias é motivo para piada?

Tal informação, conforme imagem, passou à circular nas redes sociais, printada, como pode ser conferido aqui. Como isso pegou mal para o atual Secretário, o mesmo ontem acionou a Guarda Municipal com o grupo da ROMU, e seguiu para os pontos em que os estudantes pegam os veículos para irem a cidade, coma ordem de que ao localizarem o estudante Felipe Rocha, retirar o mesmo do carro, de maneira à não seguir viagem. O pessoal da guarda, que interessantemente está com falhas em seus recebimentos de salários, atende à tal ordem, irresponsavelmente.

No entanto, o mesmo Secretário disse que tal ação contra o estudante seria uma forma de "punir" o mesmo para aplicar uma lição, já que se sentiu ofendido com a ação de cobrança do rapaz, mas ainda disse-me por telefone que o capitão da Guarda, João Marreca, é quem tomou posição de mandar a guarda contra o rapaz, como se ele fosse um bandido, mas que "tudo já estava resolvido" e que tudo o que "ele quer é o bem da população e dos estudantes".

Dá pra entender tais comportamentos contra estudantes?