João Baleia (PDT) e Carlinhos da Pedreira (PSB), dois homens públicos que brincam com o sentimento dos barreirenses e tripudiam em cima do povo.


Desde que me entendo como ser pensante e posto online minhas opiniões, um tanto ácidas confesso, observo alguns comportamentos de certos políticos em nosso município ou nas regiões vizinhas. É claro que encontramos tanto pessoas boas, quanto pessoas más. E na política, aí é que as coisas tendem à aumentar drasticamente, dos dois lados. No geral as pessoas bem intencionadas são ridicularizadas, por quererem o bem da coletividade. Já aqueles seres com ambições além da conta, corruptos, e com sentimento não nobres, tendem à estar presentes em diversos "espetáculos" para apresentarem seus shows de hipocrisia.

Alguns chegam mesmo à zombar do sentimento popular, apostando no esquecimento rápido coletivo, para manterem-se no poder.

Em Barreiros encontramos dois reis da zombaria popular nas pessoas de Carlos Arthur Soares Avellar Junior (que tem à tira colo seu irmão, Léo da Pedreira, que é quem de fato comanda a Prefeitura, enquanto Vice-Prefeito, e que causa tantos distúrbios financeiros na cidade por falta de pulso do gestor principal), atualmente atuante como Prefeito. 

Num município sofrido, com anos e anos nas mãos dos interesseiros e alto investidores que querem sempre, receber triplicado o que investem, mesmo que para isso os pobres tenham à se tornarem mais paupérrimos e mais miseráveis.

Encontramos também o senhor João Marcolino Gomes Junior, conhecido popularmente como João Baleia, ex-prefeito por duas vezes na cidade barreirense, que, conforme consta pelo Ministério Público de Pernambuco e nas esferas federais, praticou atos criminosos com o dinheiro público, conforme os autos que segundo os crimes que o mesmo fora julgado, são de desvio de dinheiro público, quando o mesmo era Prefeito de Barreiros.

João Baleia, ex-prefeito de Barreiros (direita) e Carlinhos da Pedreira, atual gestor (esquerda)
Acusações pesadas para um senhor que se diz probo, e que não quer, de maneira alguma largar a forma fácil de ganhar dinheiro, usando para isso, suas "forças politicas" para manter-se no poder. Não se sabe, no entanto, os acordos em cima disso nem quais são, ou de onde saem seus investimentos.

O atual Prefeito, usando de demagogia para com os servidores públicos municipais, sendo uma "liderança do PSB" em Barreiros, partido que já tem provado que está em franca decadência, não tendo moral para apontar o dedo para demais partidos, igualmente corruptos, e que tem diversos municípios em estado crítico, tendo à frente os administradores que são do partido socialista, tem mostrado que faz parte, com sucesso, do atual grupo que participa, quando se trata de ações covardes contra o povo, no quesito humilhação.

Neste ano de 2015, o atual Prefeito, sendo gerenciado por seu irmão e vice, Léo da Pedreira, assinou alguns decretos estranhos, tendo alguns deles a audácia de afirmar que os atrasos dos pagamentos dos servidores públicos estavam acontecendo, graças aos ex-prefeitos, que antes de Carlinhos da Pedreira, teriam feitos certas lambanças no poder, e como ele, Carlos Arthur, é um gastador sem controle, tem gastado além da conta não podendo cumprir com seu compromisso para com o funcionalismo público.

O que estou dizendo aqui pode facilmente ser conferido na fan page da Prefeitura Municipal de Barreiros, com documentos assinados pelo Prefeito.

No inicio de Dezembro era sabido que possivelmente o Prefeito só pagaria ao povo, depois da metade do mês, e que possivelmente não cumpriria com todos os pagamentos, como sempre acontece nos meses anteriores, em seu mandato. Caso ele não pagasse o décimo terceiro aos servidores, todos eles, receberia uma multa equivalente à um salário mínimo segundo o número de funcionários constantes nesta Prefeitura, dos que são do quadro. Para tanto, quando o dinheiro entra em caixa, finalmente antes dos mandos de seu irmão, o gestor manda anunciar que "estaria pagamento à todos os funcionários concursados ou contratados, até hoje, dia 22 de dezembro". Claro que o medo falou mais alto, e para não ter as contas bloqueadas em 2016 nem mais multas por péssima administração, o dinheiro é depositado, para alívio dos servidores públicos municipais.

Como resultado, o tio do Prefeito, que também é Secretário de Esportes, com um salário acima de 5 mil reais e que não tem atraso em seus recebimentos mensais, nesta Prefeitura, vem à público e coloca uma nota, no mínimo, vergonhosa, à altura das ações da familia Sanguinetti:

- Isso é para calar a boca dos otários, disse Zonari Sanguinetti.

Palavra esta citada por ele em referindo-se à nota de pagamento do salário depositado, com atraso e à duro custo, pelo Prefeito, via Prefeitura, nas contas dos funcionários, mostrando assim o total desrespeito de todos os familiares do gestor para com a população barreirense, e quer queiramos ou não, com o aval dele, já que este sempre troca diversos secretários nas demais secretarias mas nunca retira do cargo de Secretário de Esportes, o seu tio materno. Ou seja, como são familiares, e sendo pessoa de total confiança do atual Administrador, podemos concluir que a fala de um, corrresponde por tabela às ações de outro, por se conhecerem bem.

Já o senhor João Baleia, mesmo sabendo com todas as letras que não poderá ser candidato à nada em nossa cidade e estado, ainda assim, montou o Diretório Municipal do PDT, onde atende atualmente em dias marcados para fazer favores à possíveis eleitores em 2016, pensando na campanha do ano que vem. Naquele velho ato de assistencialismo, antecipando com tais ações a compra do voto por favores assistencialistas. Coicidência ou não, o diretório do PSB, de Carlinhos da Pedreira, fica defronte do diretório do PDT, nas Ruas Dom Luiz/Oliveira Lima.

Recentemente João manda espalhar uma carta, como se fosse sem querer, em que a mesma diz que ele, Baleia, estaria apto à concorrer as eleições de 2016, nada constando contra o mesmo, perante a justiça eleitoral, mesmo ciente de ter sido anteriormente julgado por crimes enquanto administrador publico na Prefeitura de Barreiros.

Como se pode ver, tanto João Baleia quanto Carlinhos da Pedreira, brincam com o sentimento popular, mantendo-se no poder, à todo custo, mesmo que para isso, tenham que pisar nos mais pobres.

Por ter dinheiro em caixa (como sempre teve em todos os meses, mas nunca pagando em dia) o Prefeito tanto publica, quanto manda espalhar na ultima sexta-feira que o dinheiro do povo está em conta. Acontecimento extra na cidade. O prefeito pagando, finalmente!

Prefeito, é importante saber que pagar o povo em dia, bem como o décimo terceiro não é nenhuma ação extra da parte de um administrador público e por ser obrigação é hipocrisia mandar anunciar, como o senhor fez. Mas no entanto, é entendível que quando nunca consegue fazer a coisa certa, quando faz é um verdadeiro milagre, e vindo de sua parte...

João Baleia, um homem justo em todas as suas ações públicas e particulares, não precisa de cartas para mostrar sua idoneidade. E no seu caso, não tem o que se mostrar nada, mesmo que seja positivo, já que suas diversas ações falam por si mesmo. 

Quando alguém, na esfera pública ou privada, faz a coisa certa e não tem nenhum problema de fato, não se procura mostrar cartas e nem alardear. Tais ações, dos dois, só se dão quando a coisa está realmente feia, tentado de alguma forma desatar nós de erros e passos errados.