Irregularidades em licitações feitas em Barreiros?


Na manhã de ontem, por volta das 09:00 hs mais uma licitação foi aberta na Prefeitura Municipal de Barreiros. Ainda não sabemos de quê, já que muitos destes "empreendimentos" só ficamos sabendo dias depois, quando tudo já está "acertado". Esta pelo menos vazou e vamos postar aqui o que se passa.

Para determinadas licitações, algumas empresas tem perante a lei, que concorrerem. Algumas destas devem mostrar valores com determinadas vantagens financeiras, podendo ser positiva e menos onerosa para os cofres públicos. Pelo menos esta é a regra.

Ontem teria uma licitação na Prefeitura prevista para as 09:00 hs, porém os representantes de uma das empresas chegaram antecipadamente e ficaram à espera. No entanto, por volta das 10:00, uma hora depois, eles foram informados de que a licitação à qual estavam concorrendo já tinha terminado e que a empresa vencedora já estava resolvendo os últimos detalhes com o Secretário de Finanças, em sua sala.

Tal atitude, claro, revoltou aqueles que foram ao local para concorrerem legalmente a licitação. A empresa ofendida teria feito confusão já que foram desrespeitados por parte da Prefeitura.

Segundo informes, tais atos vem acontecendo com muito mais frequência do que se imagina em nossa cidade. As empresas são citadas, mas não sabem do resultado. E, estranhamente, por mais que tenham melhores preços e condições mais aceitáveis, só são aceitos aquelas empresas que de alguma forma, consigam "agradar amigavelmente" os representantes da Prefeitura, se é que me entendem, por mais caro que seja aos cofres públicos do município.

Todavia, como infelizmente em Barreiros até para levar uma causa ao Ministério Público está difícil, tais atos acontecerão muitas outras vezes, segundo os gostos dos atuais administradores da Prefeitura Municipal de Barreiros.

Sem fiscalização e cientes da impunidade, os acordos rolam livres e à contento, para com aqueles que tem, de alguma forma, suas mãos molhadas.