De quem é a culpa pela coleta de lixo em Barreiros, dos atrasos de pagamentos dos garis e porque o atual Prefeito diz que vai recambiá-los para o funcionalismo da Prefeitura à partir de 2016?


Nestas ultimas duas semanas do mês outubro, temos visto situações em Barreiros que sinceramente, mesmo sendo o blogueiro visto como oposição ao atual sistema administrativo, é de se espantar. E mais uma vez, infelizmente, vemos a lentidão dos processos, já que boa parte dos prejudicados não procuram, de maneira alguma, seus direitos nos órgãos competentes.

Nunca em nossa cidade vimos tantos atrasos de salários, em todas as áreas, tendo como palco a Prefeitura Municipal de Barreiros, postados e comentados nas redes sociais da cidade e região. Em meio à toda esta divulgação negativa, vemos também, descaradamente, propagandas contrárias, tentando dizer que os atuais administradores não tem culpa. E de uma forma ou de outra tentam transferir tal responsabilidade para o Governo Federal, quando, à bem da verdade os maiores problemas estão inseridos dentro do estado, e mais particularmente no município.

Desde quando a atual administração assumiu essa gestão, tendo como representação, praticamente uma família inteira no poder, como é o caso dos Sanguinetti, o que vimos, senão reclamações e mais reclamações, diariamente?

O atual Prefeito que prometeu fazer um governo com base no lema de "Um novo tempo. Uma nova história", parece que perdeu o rumo da história e dia à dia complica-se mais e mais, perdendo não apenas a direção à ser caminhada, como ainda, e o que é pior, o estado psíquico/administrativo por pura falta de pulso. Isso desde o inicio de seu mandato ao lado de seu irmão, vice Prefeito.

Sendo assim, temos visto mudanças de empresas, com outras tantas agregadas em nossa cidade, como é o caso da troca da Locar para a atual Start Construtora cujos representantes atualmente, ao que se fala nos quatro cantos da cidade, faz parte do grupo familiar do atual gestor. Tal empresa, desde o inicio de suas atividades em terras barreirenses tem como marca central, além da ineficiência, o não pagamento em dia para com seus funcionários. Muitos tem que amargar longas esperas, sem receber.

Para tentar livrar-se do erro que permitiu acontecer na cidade o Prefeito procura desviar-se dizendo que a culpa pelo atraso dos pagamentos é da empresa terceirizada. No entanto, como foi o caso desta ultima semana, vimos (e temos material comprovando) que a Prefeitura fez repasse de 60 mil reais, com atraso àquela empresa, para que finalmente a mesma pague seus funcionários que estão sem receber à dias. No entanto o valor à ser repassado eram de 69 mil, ficando ainda 9 de fora, e portanto, alguns funcionários receberam, outros não.

Num contrato estipulado em torno de mais de 770 mil reais, os gastos elevadíssimos oriundos dos cofres públicos tem feito as contas bombar na Prefeitura. O que é notoriamente sabido. Com isso, os garis que prestam serviço na área de limpeza, sem receber, são obrigados à paralisarem suas atividades, prejudicando assim a coleta de lixo, que já não é das melhores em nossa cidade, como fizeram mais uma vez na semana passada.

Por falta de fiscalização estes mesmos operários dos atuais nobres vereadores, os garis não dispõem de um fardamento à altura de suas atividades, estando a grande maioria sem luvas, sem capacetes, e com roupas rasgadas, além de outros problemas seríssimos que permitem-nos dizer que existem erros e falta de cobranças por parte da câmara de vereadores que neste caso parecem ser coniventes com tantos descasos. Averiguarem estas e outras situações seri responsabilidade dos atuais 13 vereadores, que nada falam, tendo as vezes se esquivado de cobranças como estas. E ainda querem reeleger-se no ano que vem.

Na semana passada, mais uma vez, os garis fizeram mais uma paralisação por falta de pagamento, esperando que seus valores em atraso fossem saldados seja pela Prefeitura, seja pela Start. E ao invés da empresa terceirizada responder, quem teria "tomado à frente" foi o Prefeito, prometendo que os atrasos seriam pagos até ao final da ultima quinta-feira, que se estendeu para o outro dia, ou seja sexta-feira, dia 16 de outubro.

Realmente, conforme tenho comprovante do extrato de transferência feito via Banco do Brasil, que por alguma razão, alguém deve ter "perdido" e que me foi repassado via bate papo no Whatsapp, a Prefeitura fez o repasse de 60 mil reais, valor fechado, para a empresa que o Prefeito diz ser a única responsável pelo não pagamento restando a quantia ainda de 9 mil não pagos.

Mais uma vez, o atual Prefeito, como já fez em 2014, promete recambiar os funcionários da Start passando estes à contratados da Prefeitura. Fato que se daria lá pelos idos de dezembro deste ano, passando os mesmos à serem servidores da Prefeitura à partir de Janeiro. Isso num período em que o município está abarrotada de funcionários, e por sua vez, todos os meses com atrasos constantes, vindo de uma administração, que repito, perdeu o rumo na história.

Não se sabe se o atual Prefeito está fazendo esta manobra por que ele quer livrar a Start de possíveis problemas mais sérios, ou se o mesmo foi mais uma vez mandado pela família à tomar essa decisão de ultima hora. No entanto, já totalmente descredibilizado com a população, ninguém mais consegue dar créditos às "promessas" da atual gestão, tendo ciência de que o mesmo nunca cumpre com o que fala. 

Enquanto isso a população barreirense de diversos bairros da cidade vão se virando como podem não sabendo onde e nem como jogar o lixo, pagando impostos e não vendo serviços cumpridos.