Policia Civil está sucateada. Governo do Estado cobra, mas não dá condições.

Para quem já vem acompanhando o que as mídias alternativas vem noticiando, quanto à real situação da Policia Civil de Pernambuco, já deve ter uma ideia do que a mesma vem passando com a gestão de Paulo Câmara (PSB), governador de nosso estado. No entanto, infelizmente a realidade está bem mais barra pesada do que podemos imaginar.

Em todas as cidades pernambucanas o descaso é de abandono, como aponta o SINPOL, em suas notas à partir de sua página oficial. Este sindicato, como devem saber já vem recebendo diversas pressões por parte do governo do estado para que paralisem sua defesa em favor da categoria.

Para quem mora em cidades interioranas, pode-se perceber o total sucateamento da Policia Civil em Pernambuco. Barreiros e São José da Coroa Grande, na Mata Sul Pernambucana, é bem a prova do que estamos falando.

Durante o período de um ano, atuava em nossa comarca o Delegado Flavio Sorolla, que passou um período um pouco mais longo que os demais. No mês passado, porém, o mesmo fora transferido para Palmares, lá ficando com sua equipe. Hoje, o delegado que atua em Barreiros fica localizado em São José da Coroa Grande, estando assim, responsável por duas comarcas, sem condições de atuar em uma delas. Como diz velho ditado "não podemos servir à dois senhores, por que tendemos à cuidar mais de um e esquecer o outro".

Em Barreiros, mesmo ainda na atuação do Delegado Flavio Sorolla, a situação deste, de agentes e investigadores, eram (e ainda está) de total precariedade. Falta escrivão, falta condições para atuar, papel e tinta para impressão, entre outros problemas que se formos apontar, passaremos o tempo todo escrevendo sem parar.

O Delegado Alexandre Henrique Teófilo, que atualmente está responsável por duas cidades, Barreiros e São José, respondendo por estas, fica sob pressão mas sem condições para atuar tanto em uma, quanto em outra.

Razão por que encontramos delegacias de portas fechadas em diversos dias da semana, principalmente nos finais de semana.

Barreiros é a cidade que mais encontramos a delegacia de portas fechadas, sem condições para que cidadãos prestem queixas de casos como roubos, furtos, etc... Além de muitos casos sem solução, inclusive diversos com inquéritos abertos.

Segundo apontamentos recentes Pernambuco conta com 2.178 homicídios violentos, 7.955 veículos roubados e ainda 971 assaltos à ônibus. Números, possivelmente já ultrapassados. O governo no entanto, tenta atribuir estes números negativos à Policia Civil, culpando-os.

O SINPOL está entrando com uma ação de inconstitucionalidade contra o Governo do Estado de Pernambuco.

Aureo Sisneiros diz que "as investigações estão praticamente paraliadas em nosso estado. Os inquéritos estão acumulando-se nas pratileiras... o Governo trata a gente de maneira intransigente, não senta, não dialoga, só faz acusações pela imprensa"

Enquanto a mídia oficial propaga nos quatro cantos que estamos muito bem, pela propaganda do Governo do Estado e pela SDS, a realidade está bem aquém do que é propagado.

Paulo Câmara (PSB), que herdou de Eduardo Campos (morto em queda de avião em 2014, com um caso até hoje não resolvido para as demais vítimas, mas com benefício para os familiares dele) um estado sucateado, tá mostrando dia à dia o quanto estamos distantes, enquanto pernambucanos, de nos sentir seguros dentro e fora de nossas casas, em qualquer cidade pernambucana.