Barreiros e São José da Coroa Grande na mira do crime. Cresce o número de homicídios na região.


Todos os dias, entre as cidades de São José da Coroa Grande e Barreiros, mais especificamente, estamos encontrando informes de assaltos, homicídios e/ou tentativas de homicídios. Os moradores destas duas cidades estão preocupados com o aumento da criminalidade nesta região que fica na Mata Sul pernambucana. Quando não ouvimos falar de tentativa de homicídios, escutamos notícias de tentativa de roubou e/ou assaltos nas regiões.

Praticamente de hora em hora, infelizmente, estão sendo divulgadas imagens de crimes por armas de fogo, agora, mais do que nunca, com ação dos bandidos em plena luz do dia.

Não existe mais receio por parte dos criminosos já que infelizmente muitos destes estão cientes de que o efetivo policial nestas duas cidades é escasso. A precariedade da segurança em nossa região está entrando em colapso. Chega-se até à pensar num domínio completo da criminalidade na região, graças à falta de ação de segurança por parte das autoridades (in) competentes em nosso estado.


Com o advento do WhatsApp, este aplicativo fantástico que permite que em menos de um minuto milhões de pessoas recebam uma imagem tirada em instantes ao acontecimento, nos dias de hoje internautas que tem este aplicativo em seus celulares, são o que podemos chamar de "repórteres anônimos", também chamados pela mídia oficial como "cinegrafista amador", e tem nos transmitido fotos ou vídeos de acontecimentos lastimáveis, seja nas regiões um pouco afastadas do centro das cidades ou em em vias públicas, como foi o caso de muitas mortes divulgadas na Avenida Maria Amália, entrada de Barreiros, por exemplo, em casos que tomam pouco espaço de tempo entre uma morte e outra. Constata-se assim uma realidade que nenhuma propaganda feita pelos atuais administradores destas duas cidades (Sâo José e Barreiros), conseguem fazer mudar, nem tão pouco o governo do estado com todo seu marketing manipulador.

Em postagem intitulada "número de homicídios crescem 30% nas cidades do Litoral Sul de Pernambuco neste primeiro semestre", o blogueiro Wellignton Ribeiro diz em seu post que;

- "É importante salientar que não é o número de mortes violentas que assusta a população. O aumento do número de tentativas de homicídios e outros tipos de crime tem tirado o sossego e atingido em cheio os munícipes..."

Abaixo temos uma planilha feita pelo Blogueiro Wellignton Ribeiro, dando-nos uma ideia do aumento da criminalidade em nossa região, apontada por ele em 30% só no primeiro semestre. Infelizmente, Barreiros aparece entre os três municípios com autos índices de homicídios.


Planilha do Blog Ponto de Vista (clique aqui)

Já é do conhecimento de todos que o Pacto Pela Vida, tão propagado pelo governo do estado falhou e está falhando em todos os sentidos, princialmente nas cidades do interior pernambucano. Já tá mais do que na hora do Governo do estado reconhecer que não se pode viver de maquiagem, nem de máscaras. A propaganda do PSB em Pernambuco, não condiz em nada com a realidade das cidades interioranas. Os cidadãos barreirenses, coroenses e moradores da Mata Sul de Pernambuco, estão sentindo-se, dia e noite, inseguros, mesmo dentro de suas próprias casas. O clima é de medo e apreensão!

Em cima de tudo isso, ainda tem-se a sensação de total liberdade e impunidade por parte de quem comete os crimes. Os criminosos estão soltos, e pouco ou nada se pode fazer contra, para virar esse jogo por agora, à não ser que tenhamos uma ação efetiva de mais policiamento tanto militar quanto civil.

Para completar, o que é não menos lamentável, o governo do estado não tem dado suporte às policias civis e militares, fazendo com que os mesmos disponham de péssimas condições para prestarem serviços às comunidades. Tem delegacias que até tinta e papéis para impressoras, se os policiais não comprarem de seus bolsos, não poderão trabalhar.

Casos como o meu, que tentaram tirar minha vida por motivação politica, na porta de minha casa, conforme todos estão cientes, ou de outros, são casos que a sociedade cobra, sabendo que poderemos passar algum tempo na base do silêncio, sem resposta. Mas podemos culpar os policiais Militares e/ou da Civil? Como gente, se o que estamos vendo em nosso estado é uma total falta de respeito para com estes profissionais por parte do governo do estado? Estamos à míngua, esta é que é a grande verdade ante o aumento da violência em todo nosso estado.

O Pacto Pela Vida, conforme sabemos, foi uma marca bem bolada por Eduardo Campos à época, e que caiu bem por uns tempos, enquanto não tínhamos as redes sociais para mostrar a realidade nua e crua tal como ela é. Hoje, é bastante diferente o quadro. Estamos vendo, para nossa infelicidade, um aumento vertiginoso da criminalidade em todos os cantos do estado.

Enquanto isso, Barreiros e São José da Coroa Grande, duas cidades vizinhas, ainda não tem resposta se ou quando, estaremos um pouco mais seguros, ante tantos descasos.


Lamentável, mas é o que temos pra hoje!