Websérie, inédita, com foco em produção cultural e economia criativa chega às plataformas digitais

Projeto idealizado pela empresa pernambucana Liga Criativa, com apoio do Sebrae Pernambuco, estreia nesta quarta-feira, dia 20, e vai ser disponibilizado via Instagram, YouTube, Telegram e Facebook, gratuitamente. No mesmo dia, um encontro virtual vai dá o pontapé na programação, com a participação do público.


Liga Criativa e Sebrae Pernambuco lançam webserie sobre economia criativa

Uma iniciativa inédita da empresa pernambucana, Liga Criativa - especializada no ramo de gestão e produção cultural no Nordeste, há, pelo menos, 14 anos, e que tem à frente a empreendedora, Eliz Galvão, promete impactar o cenário de ensino e aprendizagem de pessoas, artistas, grupos e instituições culturais de todo o Brasil, interessadas em aprender sobre o setor da economia criativa. É que a partir da próxima quarta-feira (20), a instituição lança, com apoio do Sebrae Pernambuco, a websérie “Viabilizando Sonhos Culturais”, que pretende difundir um conjunto de conhecimentos sobre várias áreas da produção cultural, de forma prática, acessível e com fácil linguagem. O conteúdo poderá ser acessado, gratuitamente, por meio do InstagramYouTubeTelegramFacebook e Site da Liga Criativa ,  a partir das 18h. A websérie contará com janela de Libras e legenda, para pessoas com deficiência. Na mesma data será realizada uma oficina gratuita, em formato virtual, às 14h, para apresentar, em primeira mão, detalhes sobre as temáticas abordadas nos vídeos. Ato marca o lançamento da websérie. Interessados em participar, podem se inscrever neste link: https://encurtador.com.br/pruwI.

Eliz Galvão (Liga Crativa)

A websérie, dividida em 05 episódios, que tem como objetivo ser um apoio para artistas independentes, produtores culturais, empreendedores culturais e criativos, gestores públicos ligados às áreas de cultura e turismo, estudantes de áreas ligadas às artes e comunicação, microempreendedores individuais, por exemplo, traz uma vasta abordagem de conteúdo. O material poderá ser acessado, de graça, pelo público sempre às quartas-feiras, a partir das 18h. 



Entre os temas propostos estão:  (20/09) - Aula 1 - Elaboração de Projetos: Qual a diferença entre ideias e projetos culturais? Vamos entender os principais pontos da elaboração de um projeto e a importância de aprendermos a elaborar os nossos. Já no dia (27/09) é a vez da Aula 2 - Captação de recursos de forma descomplicada. Aprenderemos como obter financiamento de diferentes fontes e maneiras para construir um projeto sustentável. 


Em seguida, no dia 04 de outubro, a websérie apresenta: Aula 3 - Gestão de Projetos - Vamos facilitar a administração do seu projeto, da aprovação até a execução. Como gerir de forma consistente com dicas sobre documentações e termos técnicos. Seguido, no dia 11, pela Aula 4 - Empreendedorismo Cultural: Formalização, registro de marca, finanças e ferramentas que irão te auxiliar a empreender na cultura e transformar paixão em negócio. Encerrando dia 18, do mesmo mês, com a Aula 5 - Economia Criativa - Vamos explorar os setores da Economia Criativa, destacando sua importância, potencial de crescimento e diversidade social.

A websérie “Viabilizando Sonhos Culturais”, que tem como principal aliada a internet, promete atravessar as fronteiras pernambucanas, garantindo que as informações geradas em cada vídeo tenham alcance e visibilidade no cenário nacional e internacional. “O nosso desejo é conectar pessoas através da cultura, fortalecer os empreendimentos criativos  e trazer oportunidades de crescimento profissional, estão entre as premissas da Liga Criativa” conta a idealizadora do projeto, Eliz Galvão. 



Para ela, ter parcerias importantes nesta ação só reforça o propósito da marca. “Assim como o SEBRAE, a Liga Criativa também acredita no empreendedorismo e na capacidade e força do nosso povo em empreender. Que sejamos juntos a força do empreendedor cultural/criativo de Pernambuco”, finalizou. 



SOBRE A OFICINA -  No dia 20, acontecerá uma oficina online, às 14 horas, destinada a todas pessoas interessadas em conversar sobre os conteúdos que vão fazer parte da websérie. Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 50 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. A iniciativa tem como público-alvo: artistas independentes, produtores culturais, empreendedores culturais e criativos, gestores públicos ligados às áreas de cultura e turismo, estudantes de áreas ligadas às artes e comunicação, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte dos setores artístico e criativo. O encontro deve durar aproximadamente duas horas. Para participar é necessário realizar inscrição: https://encurtador.com.br/pruwI 

SOBRE O PROJETO - A websérie “Viabilizando Sonhos Culturais”, é resultado da aprovação da Liga Criativa na segunda edição do edital SEBRAE de Economia Criativa, realizado pelo Sebrae Pernambuco, em 2023 através do projeto Nordeste de Economia Criativa. 



   SOBRE A LIGA CRIATIVA - uma empresa de produção cultural com o objetivo de impulsionar carreiras e negócios nos setores culturais e criativos desenvolvendo atividades formativas nas áreas de captação de recursos, elaboração e gestão de projetos, produção cultural e empreendedorismo artístico. 

Atuando desde 2009, a empresa tem no currículo a aprovação de mais de 50 projetos em diversos editais públicos e privados. Na área de formação já foi responsável por ministrar oficinas e cursos para mais de 70 turmas nos formatos presenciais, online e híbrido. A Liga Criativa é gerida pela consultora e empreendedora cultural Eliz Galvão.


Ficha Técnica

Idealização e Apresentação - Eliz Galvão (Liga Criativa)

Roteiro - Eliz Galvão / Ana Sofia e Mateus Guedes (Tempoo)

Direção de Produção - Ana Sofia

Direção, Direção de Fotografia e Captação de Som - Mateus Guedes

Assistente de Fotografia e Edição - José Rebelatto (Estúdio Orra)

Assistente de Produção e Assistente de Som - Gabriela Passos (Estúdio Orra)

Maquiagem e Cabelo: Maria Caxiado

Depoimentos: Carla Navarro, Joesile Cordeiro, Lua, Malu Vieira e Riáh

Intérprete de Libras: Centrae Comunicação

Identidade Visual e Gerenciamento das Redes Sociais: Estúdio Oba

Assessoria de Imprensa: Salatiel Cícero

Apoio: Projeto Nordeste de Economia Criativa e Sebrae Pernambuco

SERVIÇO

O quê: Websérie, inédita, com foco em produção cultural e economia criativa chega às plataformas digitais

Quando: quarta-feira, dia 20

Horário: 18h

Onde:   InstagramYouTubeTelegramFacebook e Site da Liga Criativa 

Oficina de lançamento: https://encurtador.com.br/pruwI