Cepe apresenta projetos bem-sucedidos na UFRPE

Galeria Reciclada e A política de gestão documental e inovação da Cepe serão temas de painéis do encontro iNova da universidade

Equipe do Galeria Reciclada (Foto - Leopoldo Conrado Nunes)

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) vai apresentar dois dos seus projetos mais bem-sucedidos na primeira edição do iNova UFRPE, evento que vai desta terça-feira (1) até o próximo dia 4, no Campus Recife da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Serão apresentados o projeto Galeria Reciclada Cepe e a política de gestão documental e inovação da companhia. O iNova é um encontro voltado a discussões sobre tecnologia, inteligência artificial, criatividade e gestão inovadora como propulsores do conhecimento e desenvolvimento sustentável.

Das duas experiências selecionadas para o evento, “A política de gestão documental e inovação da Cepe” será apresentada pelo presidente da companhia, João Baltar Freire, nesta quarta-feira (2). O painel sobre a política vai integrar a mesa-redonda “Cultura, inovação, criação e transversalidade: prospectando futuros”, programada para ocorrer das 9h às 12h30, no Salão Nobre da reitoria. A mesa-redonda terá cinco painéis, focados em políticas de estado voltadas para as áreas de educação, cultura, gestão documental e inovação.

Julio Gonçalves (Foto - Leopoldo Conrado Nunes)

Neste campo, a Cepe oferece serviços de digitalização, gestão e guarda de documentos. Estes serviços começaram a ser ofertados após a entrada em vigor da Lei Estadual nº 15.529, de 23 de junho de 2015. A sanção da lei levou a companhia a montar uma estrutura para atender secretarias e órgãos da rede pública estadual. Nasceu assim a Cepe Doc, cuja lista de atendimento soma hoje 35 clientes das iniciativas pública e privada.

A companhia mostrará ainda no iNova UFRPE, na quinta-feira (3), o projeto Galeria Reciclada Cepe na mesa-redonda “Inovação, educação e meio ambiente”. Esta mesa também ocorrerá no Salão Nobre, das 9h às 12h30. O tema do painel sobre o Galeria Reciclada, a ser apresentado por Júlio Gonçalves, coordenador do projeto, é “A arte de reciclar papel – da produção à criação – proposta para uma cultura sustentável”.

Joao Baltar Freire (Foto - Leopoldo Conrado Nunes)

O projeto Galeria Reciclada transforma, desde março de 2017, os resíduos dos papéis usados nas máquinas encadernadoras da gráfica em esculturas e peças utilitárias e decorativas. Peças do projeto já foram expostas na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em julho de 2018, e recentemente, de 21 a 30 de julho, no estande da Cepe montado na Praça da Palavra do 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).