Durante esta última semana umas conversas começaram à surgir nas redes sociais de Barreiros e São José da Coroa Grande dando conta de que a viatura da SAMU da cidade coroense estaria desativada. As afirmações vieram de populares que afirmam que o veículo não estaria mais em atividade na cidade, deixando de atender a população. O radialista Edmilson Silva chegou à divulgar em sua programação matinal na Radio Litoral FM a fala de que o veículo estaria sim, desativado, e dentro de sua indignação e daqueles que lhe informaram tal ele chegou à dizer (faz parte de seu programa) que seria um descaso tal situação. No entanto, ao que nos parece as coisas não são do jeito que querem fazer crer. Ainda, segundo informações, uma das reclamantes teria consultado o SAMU geral e teria recebido a informação que a mesma em seguida começou à espalhar pelas redes sociais.
No entanto as informações oficiais que passamos à ter, inclusive após as falas do radialista na Litoral FM é que, a viatura do SAMU está sim em manutenção, e não desativada. E que mesmo a viatura estando fora de serviços na cidade, temporariamente, não estaria faltando atendimento à população, já que no município constam ambulâncias para atender aos pacientes que necessitarem.
Um dos perfis, em redes sociais, que tem tratado sobre este assunto no entanto, em dúvida, gostaria de uma fala oficial da Prefeitura ou seus representantes à esse respeito.
"Pois eu liguei pra lá (SAMU) e me informaram que a ambulância não consta como estar em manutenção e muito menos que vai uma nova". Afirma Aninha Coroense, via redes socias, perfil que disse ter recebido a informação de desativação ao invés de manutenção. Ela no entanto pediu para averiguar se os boatos seriam falsos ou verdadeiros. "O senhor teria como procurar saber com a central do SAMU se essa informação é falsa?" pede Aninha.
Ligando, porém para a central do SAMU, conforme pedido por ela, a informação obtida é de que não tem nenhuma informação oficial sobre desativação e que a cidade coroense estaria em operação normal. O atendente no entanto diz não poder ajudar por só obser as informações em tela.
O Prefeito Jaziel Gonsalves Lages, mais conhecido como Pel Lages, afirma que nada do que estão divulgando nas redes sociais é verdade e que antes, a Prefeitura de São José da Coroa Grande, juntamente com a Secretaria de Saúde coroense, destinou o veículo para reparos essenciais, ou seja, manutenção. Ainda, segundo Pel Lages, o veículo da SAMU sempre foi o mais ativo na região, chegando à auxiliar, inclusive, cidades circunvizinhas, como Barreiros, Tamandaré, dentre outras que o sistema pedir.
As informações davam conta de desativação do SAMU na cidade de São José da Coroa Grande. Mas, o que foi espalhado nas redes sociais não condizem com a realidade, segundo os representantes da Prefeitura Municipal.
"Em nenhum momento a gente tirou o Samu", afirma o Prefeito Pel Lages. que contiua dizendo que "Botamos a viatura na revisão. A gente nunca desativou o da gente. A viatura precisará estar em perfeito estado para receber no município os novos profissionais na área, concursados, que estarão sendo alocados, conforme o processo que aconteceu na cidade como é do conhecimento de todos".
Ainda, segundo o Prefeito tudo o que precisa ser cumprido nesta área está sendo feito para receber os novos profissionais da área, concursados, que em breve estarão sendo alocados.
O radialista e locutor Edmilson Silva, um dia após sua fala também informou em seu programa que ao invés do que tinha sido veiculado anteriormente a viatura do SAMU, (muito menos o SAMU como estavam anunciando nas redes sociais) estaria desativada e sim que o veículo apenas está em mautenção e logo estará em atendimento à população coroense ou para onde o sistema destinar.
Daniel Lages, Secretário de Finanças, por telefone, me respondeu que "de jeito nenhum o SAMU estaria desativado em São José da Coroa Grande. A viatura está fora de serviço, temporariamente, para manutenção necessária e que tudo o que estavam afirmando pelas redes sociais não tem passado de bostos infundados"
Ainda afirmam os representantes do municipio coroense que mesmo a viatura estando temporariamente fora de atendimento, há amblâncias à serviços, em atividade para atender a população coroense.
A preocupação, no entanto, de populares, não deixa de ser válida já que se pensa em possiveis sinistros, como seria possível resolver os atendimentos? Mas, segundo a prefeitura, estaria tudo sob controle e que tudo estaria transcorrendo dentro dos conformes não faltando mão de obra, muito menos veículos para atendimento do povo da cidade de São José da Coroa Grande.