Conheça um pouco da história de Zé do Sport, personalidade de São José da Coroa Grande, por Lucy Barbosa.



José Gomes da Silva, conhecido como Zezinho do Sport, nascido no Engenho Beleza, no município de Água Preta - PE, filho caçula de uma família de 7 irmãos. Sua mãe faleceu quando estava com 02 anos. Então, começou a cortar cana com seu pai aos 10 anos de idade. Fugiu de casa para não cortar cana e foi morar em Palmares como a tia, chamada carinhosamente de"tia Biata".

"Eu não enxergo e não tenho uma perna, mas sou o homem mais FELIZ do mundo". Zezinho do Sport.


Trabalhou algum tempo numa barraca de caldo de cana, no mercado público, depois foi trabalhar na barraca do "Seu" Sebastião aonde ficou sendo criado pelo mesmo. Com o passar do tempo saiu da barraca por ser muito sacrificado trabalhar 12 horas por dia. Saindo desse emprego, foi trabalhar numa sapataria, onde chegou a ser gerente.  Depois dessa trajetória seu Zezinho alugou uma venda e foi negociar por um período de 04 anos, onde comprou sua primeira casa. Casou-se com Dona Jacilda, com quem teve 03 filhas. Rossana e Roseane e uma terceira filha também muito amada, Arcelia Gomes. Seu matrimônio durou 44 anos e 6 meses, porém por obra do destino a mesma foi acometida por um câncer agressivo generalizado e veio a falecer em 30 de setembro de 2013.


Candidatou-se pela primeira vez em 1996 por convite do vereador Fernando Carvalho, em Palmares, onde exerceu o cargo de vereador por 04 anos. Em 2000, candidatou-se mais uma vez, onde não teve a mesma oportunidade pois a legenda não o favoreceu. Diante desse dilema se entristeceu e se desfez dos bens em Palmares e resolveu recomeçar uma nova vida aqui em São José da Coroa Grande, onde chegou em 20 de Abril de 2002, residindo na Avenida 19 de Março por um período de 21 anos, local no qual reside até a data de hoje, com toda felicidade do mundo.


Sr. Zezinho do Sport teve alguns problemas de saúde logo após o falecimento de sua queridíssima esposa. Diante de toda essa trajetória, perdeu um membro do corpo () e depois a visão. Chegou a fazer uma cirurgia onde voltou a enxergar, mas com a pressão instável e a saudade que incomodava, perdeu-a novamente.


Sr Zezinho do Sport considera-se o homem mais feliz do mundo porque tem uma família abençoada (palavras dele) onde também gosta de deixar bem claro que não precisa de visão nem pernas para ser FELIZ.




Rossana filha de Sr. Zezinho do Sport disse ter um sonho, que é o de um dia voltar a Ilha do Retiro e assistir (ouvir) o jogo do seu time do coração, Sport Futebol Clube, ela fala do Pai com tanto amor que emociona a quem tem a oportunidade de escuta-la. O cuidado  dispensado a seu velho pai é maravilhoso. A mesma deu autorização para divulgar fotos e vídeos de Sr Zezinho do Sport e claro a história como diria meu mestre Elimar Carangueijo "A história de milhões".


O Sr Zezinho do Sport é conhecido e reconhecido em São José da Coroa Grande por todos. 


E nós que fizemos o Curso de Fotografias em Celular, tivemos a honra de contemplar sua presença na entrega dos Certificados, onde o Prefeito Pel Lages o convidou a compor a mesa, deixando-o por demais feliz. A frase mais usada por ele, que nos leva a fazer uma reflexão é: "Eu não enxergo e não tenho uma perna, mas sou o homem mais FELIZ do mundo".


Observação: o texto acima é de autoria de Lucineide Barbosa, conhecida como Lucy e as fotos foram gentilmente cedidas pela familia do Senhor Zé do Sport ´para publicação em canal da dela no Instagram que por ser acessado teclando no link abaixo.