Embrapa e Eletrobras Chesf realizam Dia de Campo sobre manejo de forrageiras e fruteiras nativas

Com o objetivo de demonstrar aos agricultores familiares, técnicos e estudantes do município de Casa Nova (BA) os resultados dos trabalhos desenvolvidos para o manejo de forrageiras e fruteiras nativas na região, a Embrapa Semiárido (Petrolina-PE) e a Eletrobras Chesf, em parceria com a prefeitura municipal, realizaram, no dia 17/05, um Dia de Campo. O evento aconteceu em área de produtor, reunindo público de 126 participantes. A ação compõe as atividades do projeto “Fase II - Ações de desenvolvimento para Produtores agropecuários do entorno dos parques eólicos de Casa Nova – BA”.

Dia de Campo Embrapa (Foto Francisco Evangelista)

Durante o Dia de Campo foram abordados aspectos sobre o manejo de spondias enxertadas sobre umbuzeiro, entre elas o umbu-cajá, seriguela, umbuguela, cajarana e umbu gigante. Também foram repassadas informações sobre o plantio e produção do maracujá-do-mato Sertão Forte, variedade lançada pela Embrapa em 2016.

Foi apresentado ainda dados sobre o manejo de forrageiras como a gliricídia, palma orelha-de-elefante, capim buffel e a BRS Capiaçu, com destaque para as formas de conservação e armazenamento. As palestras foram ministradas pelos pesquisadores da Embrapa Saulo Aidar, Natoniel Franklin e Salete Moraes.

Após as explanações, os participantes realizaram uma visita às unidades demonstrativas em campo. No evento, também foram levantadas as demandas dos agricultores e realizada a distribuição de material informativo acerca do manejo das culturas.

Para o gestor do Projeto, o pesquisador da Embrapa Semiárido Rebert Coelho Correia, a apropriação das técnicas pelos agricultores situados no entorno das eólicas de Casa Nova - BA é considerada fundamental para o aperfeiçoamento dos sistemas de produção do município. “As estratégias adotadas no projeto viabilizam o repasse dos conhecimentos para o produtor e os meios para implantar as tecnologias, juntamente com o acompanhamento técnico, até o domínio pelo produtor no manejo das culturas e animais.

Ele completa que a forma de realização dos Dias de Campo permite a presença participativa e a apropriação das tecnologias. “As inovações tecnológicas são a base para levar os produtores a obterem maior produtividade na mesma área, com melhor qualidade e maior geração de renda”.

O administrador da Chesf no projeto, Nevio Spadoa, pontua a importância da implantação das ações relacionadas ao convênio Eletrobrás-Chesf/Embrapa, considerando os resultados práticos que estão sendo alcançados junto aos agricultores. “É possível constatar a melhoria da qualidade de vida dos produtores e seus familiares, viabilizando o desenvolvimento sustentável das comunidades”, ressalta.


Dia de Campo Embrapa (Foto Francisco Evangelista)

Experiência do produtor

O Dia de Campo foi realizado no Sítio Nossa Senhora das Graças, do produtor José Gerônimo dos Santos, em Casa Nova-BA. Parceiro do projeto desde 2019, hoje a propriedade do agricultor é modelo para outras do entorno. Lá, o projeto contribuiu com insumos (fertilizantes, sementes, mudas, lona para silos, entre outros) e orientações para a instalação das culturas. Um poço artesiano também foi perfurado e instalado, assim como o sistema de irrigação, que vem sendo utilizado nos plantios.

 “Agradeço e parabenizo o trabalho do projeto Fase II – Eólicas de Casa Nova. Foi grande a importância das ações ao longo dos anos, desde o plantio, suporte de insumos, técnicas de manejo, controle de pragas e doenças e o acompanhamento técnico. Hoje tenho aqui umbu, maracujá-do-mato e diversas forrageiras para a criação de animais”, relata.

Gerônimo destaca ainda a melhoria na sua condição econômica e social desde o início dos trabalhos. “Com o projeto mudou tudo. Antes era um sofrimento, tirava mandacaru no mato para dar aos animais. A água faltava, não era suficiente. Hoje meus animais não passam mais fome nem sede. Aprendi a fazer a silagem para a hora da necessidade, e também tenho um poço artesiano viabilizado pelo Projeto”.

Apesar de todo o trabalho de transferência de tecnologia e acompanhamento da Embrapa, os resultados positivos não seriam os mesmos sem o esforço e empenho do produtor em aplicar o que lhe foi repassado.

"Muitas vezes acontece que o produtor tem uma oportunidade e ele não vai para frente, deixa as plantas morrerem, não cuida. Esse não é um bom produtor. Passamos por sete anos de estiagem que não tinha nada de roça, não tinha feijão, milho, mandioca, você só via a caatinga seca. Agora com as forrageiras implantadas pelo projeto tenho gliricídia, palma e sorgo para dar aos animais. Já está diferente, é outra realidade.  Se vier outra estiagem, hoje a gente está preparado”, completa.

O Projeto

O projeto “Fase II - Ações de desenvolvimento para Produtores agropecuários do entorno dos parques eólicos de Casa Nova – BA” é fruto de parceria entre a Embrapa Semiárido e a Eletrobras Chesf, com o apoio da prefeitura municipal. A iniciativa contempla ações de responsabilidade social para minimizar os impactos da implantação dos parques eólicos na região.

Com financiamento da Eletrobras/Chesf, a Embrapa aplica métodos, meios e instrumentos resultados de suas pesquisas aos sistemas de produção agropecuários, visando o incremento da produtividade, a redução dos custos de produção e a melhoria da qualidade de vida dos produtores familiares, sempre alinhados aos aspectos ambientais.

O projeto deve beneficiar diretamente 129 agricultores familiares, além de outros 900 indiretamente, com a implantação ou melhoria de sistemas de produção para criação de animais e de produtos alimentares, da fruticultura em área irrigada, hortaliças e criação racional de abelhas.