Edinázio Silva critica projeto de Miguel Coelho sobre primeira infância e afirma que formato atual traz "impactos psíquicos negativos para as crianças"

O presidente do PRTB elogiou a preocupação do pré-candidato ao governo do União Brasil, mas alega que sua proposta continuará afastando os filhos das suas mães.

O presidente do PRTB, Edinázio Silva, comentou o posicionamento de Miguel Coelho, pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo União Brasil, sobre a primeira infância, durante encontro com a presidente-executiva da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz, nesta sexta-feira, 8 de julho.

Edinázio elogiou Miguel por se preocupar com a educação de Pernambuco, porém criticou a sua proposta. O psicanalista afirmou que a ideia do político para as creches irá continuar trazendo problemas psíquicos negativos para as crianças.



"Faço pós-doutorado em investigação e docência universitária, tenho lugar de fala para afirmar que o formato atual das escolas parece um presídio. Você entra, tem várias celas nos corredores e na entrada tem um guarda. As atuais creches têm o mesmo estilo de um depósito, as mães deixam os seus filhos com pessoas que não têm nenhum tipo de preparo. A gente tem que prestar bastante atenção na primeira infância, pois ela é importante para a saúde psíquica da criança. É necessário que haja interação do útero familiar, a criança não pode sair da barriga da mãe e ir direto para uma creche", alertou Edinázio ao destacar que na Alemanha o auxílio maternidade vai de um a três anos.

O presidente do PRTB, que tem contribuído para a construção do plano de governo do pré-candidato da sigla, Esteves Jacinto, destaca a importância do ensino híbrido para que as mães tenham participação no processo educacional.

"A forma de ensino é a mesma a muitos anos, não mudou nada. A educação tem que ser reformulada tanto a nível técnico quanto convencional. Defendo a forma de ensino híbrida, onde os alunos assistem aulas de forma remota e presencial. Assim, as mães dos estudantes podem acompanhar de perto a evolução dos seus filhos na escola", concluiu.