Mirando a transparência, instituto de pesquisa política lança plataforma inovadora para divulgar resultados

“Um instituto de pesquisa precisava nadar contra a maré, guiado por valores fortes e ferramentas inovadoras que viabilizem o compromisso de dar satisfação ao povo”


“Todos têm sede de transparência e nós queremos ser o que satisfaz isso”. É com essa diretriz de negócio que Agência Naipes se lança ao cenário eleitoral no Brasil neste ano de 2022, apresentando a novidade de um produto inédito e inovador. A empresa, especializada na execução de pesquisas políticas há mais de 10 anos no estado de Pernambuco, decidiu satisfazer o anseio de uma sociedade exausta de manipulação e obscuridades na política. A solução: uma plataforma online 100% gratuita, acessível e com desenvolvimento tecnológico de ponta para exibir, com transparência integral, resultados de relatórios de intenção de voto.

Naipes Transparente. Esse é o nome atribuído ao produto digital nunca antes visto no mercado de pesquisas, que “nasceu” com a missão de ser uma interface pública para exibir, com agilidade, tecnologia, acessibilidade e transparência, dados de interesse público. “Enxergando a grande insatisfação da sociedade com os institutos de pesquisa, muitas vezes tendenciosos e obscuros, a Naipes precisava ser um instituto que nadasse contra a maré. Guiado não apenas guiado por valores fortes, mas com ferramentas pragmáticas e inovadoras que viabilizassem um compromisso firme de dar satisfação ao povo”, enfatizou.

Funcionalidades e diferenciais - Naipes Transparente 

Aplicativo: 

A política e, consequentemente, a intenção de voto está presente em quase todos os lugares. Das cidades mais povoadas até os pequenos municípios e distritos. É preciso alcançar e representar as pessoas das mais diversas regiões. Em alguns casos, porém, alguns desses locais não contam com boas redes de conexão de sinal telefônico e internet, o que costumava impedir a comunicação do time da Naipes, localizado na cidade do Recife, com a equipe operando em campo. Com o intuito de monitorar o processo enquanto ele acontece, Jemerson desenvolveu o aplicativo, que funciona on e offline. 



Por monitoramento em tempo real - através de GPS - entende-se a visão de rota de cada pesquisador, mas não apenas isso. O aplicativo também permite registrar fotos e vídeos do local, bem como captação de áudio para acompanhamento e supervisão do andamento das entrevistas. Isso significa que, além de correção de rota, se necessário, é possível também fazer correção de abordagem e trazer feedbacks construtivos para o time. 

“O aplicativo, atuando diretamente no processo de desenvolvimento e andamento da pesquisa, quer impor transparência, distanciando as possibilidades de manipulação em uma realidade que o resultado fica restrito ao contratante. O nosso compromisso não é com o político X ou Y, é com o resultado final. Na ponta, é um compromisso com a população, transformando algo que é cotidiano em algo transparente. Queremos ser a disrupção, tirar do caminho a escuridão, a obscuridade, o mistério. Todos têm sede de transparência e nós queremos ser o que satisfaz isso”, concluiu o empresário. 

Plataforma e-painel (dashboard): 

Em se tratando de oferta para a população, o e-painel conta com uma interface intuitiva, que permite a fácil navegabilidade do usuário, acelerando o acesso. Explicando características mais práticas do e-painel, o pesquisador da Naipes, Léo Christian, explica: "O e-painel é composto por gráficos que dão liberdade ao nosso instituto de apresentar as informações que estão sendo coletadas em campo. Ele possui um sistema de segurança que nos permite identificar o local de pesquisa em tempo real e oferece tecnologias inovadoras que asseguram fidelidade ao resultado apresentado ao público. Somos a primeira empresa do mundo a conectar, nesse grau de profundidade, pesquisa e tecnologia". 

Jemerson complementa: “Na era da informação, da velocidade, do imediatismo e da tecnologia, não podemos demorar para entregar dados e resultados. Precisamos de otimização de tempo e facilidades para acesso de informações importantes. É inovação para a realidade política atual. Vale ressaltar que a Naipes, enquanto empresa chancelada pelos órgãos regulamentadores, entrega os dados com agilidade, porém, respeitando sempre os prazos estabelecidos para a divulgação de pesquisa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Por que um candidato político deve contar com a Naipes? 

A política brasileira está muito desacreditada pela população diante de um longo histórico de corrupção. Por isso, devem ser palavras de ordem para qualquer candidato às eleições de 2022: transparência, atualização e acessibilidade. Além disso, toda a estrutura de monitoramento em tempo real das pesquisas, durante o desenvolvimento das mesmas, atua diretamente na diminuição da margem de erro. Existem ainda ganhos relacionados à proteção de dados. O sistema Naipes Transparente foi registrado em outro país e com estratégias anti ataques cibernéticos. 

“O candidato que contar com a Naipes nisso, terá a tranquilidade de toda uma estrutura de segurança de armazenamento de dados, além de atingir a transparência, com acessibilidade para a população, abrindo portas para tornar-se o ‘candidato da verdade’. Ele vai ser o político mais atualizado e contextualizado com a realidade. Vai ter resultados precisos em tempo real. Vai incorporar elementos inovadores à sua campanha, sem espaços para interrogação ou dúvidas. Dinamismo, agilidade e transparência absoluta. Existe algo mais apropriado para o momento atual do que isso?”, finalizou Jemerson