PSOL é o partido que mais cresce no governo Bolsonaro



O PSOL foi o partido que mais cresceu desde janeiro de 2019 no Brasil, quando começou o governo Bolsonaro. Foi um saldo positivo de 71,5 mil novos filiados e filiadas ao partido, o que representa um aumento de 47,7% no período.

Duas siglas tiveram aumento proporcional maior, mas seus números são distorcidos, porque passaram por fusões e incorporaram outros partidos em suas listas de filiados. O Patriota cresceu 313%, mas incorporou o PRP no período, e o Podemos teve aumento de 144% ao receber os filiados do antigo PHS.

Em dezembro de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrava 221.545 filiados e filiadas no PSOL.

O partido também aumentou em 2020 a sua bancada de vereadores nas Câmaras Municipais das capitais brasileiras em 50%, elegendo 33 mandatos nestas cidades, além de governar uma capital, com Edmilson Rodrigues em Belém (PA).

Cerca de 32% de todos os militantes do partido são jovens, têm entre 16 e 35 anos, o que reforça a sua característica dinâmica e a defesa de pautas que são muito caras à nova geração de ativistas brasileiros.

A Secretária de Organização do PSOL, Paula Coradi, explica que o partido é “dinâmico, combativo, jovem e que abraçou pautas muito importantes para uma nova geração de ativistas, como a defesa da luta das mulheres, negros e negras, indígenas, da população LGBTQIA+ e do ecossocialismo”.

“Por isso, somos hoje o partido da esquerda que mais cresce”, conclui.