Conhecido como monumento nacional, Forte de Pau Amarelo passará por obra de recuperação e poderá ser entregue à população no próximo ano

O secretário de Programas e Projetos da Prefeitura do Paulista anuncia restauro do Forte de Pau Amarelo.


O secretário de Programas e Projetos de Paulista, Jorge Carreiro (PV-PE), anunciou na manhã desta terça-feira (17), Dia do Patrimônio Histórico Cultural, por meio de suas redes sociais, a tão esperada recuperação do Forte Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecido como Forte de Pau Amarelo, na orla de Paulista. Construído no Século 18 e tombado como monumento nacional desde 1938, a fortaleza está sem uso há mais de 8 anos.


De acordo com a postagem de Carreiro, já foi lançada licitação para a requalificação da edificação e que a mesma já foi aprovada pelo Iphan. Nela estão elencadas pintura das paredes, troca de telhas quebradas, ocupação das salas do andar térreo com atividades ligadas ao turismo e ao patrimônio histórico. Além disso, o secretário informa, também, que a pavimentação intervalada ao redor da edificação será retirada, uma vez que não condiz com a estrutura original do prédio. Carreiro revela que um dos seus objetivos nesta gestão do prefeito Yves Ribeiro (MDB-PE) é o entregar o monumento requalificado à população paulistense: “é importante lembrar que preservar o patrimônio histórico e cultural faz as marcas da nossa história se perpetuarem no tempo. É assim que asseguramos nossa diversidade cultural e podemos planejar construções dinâmicas que enriqueçam ainda mais a infraestrutura do entorno, de forma a enriquecer aquele monumento”, assegura o secretário.