No dia da árvore, PV Pernambuco lança projeto de plantio de árvores



No dia em que se comemora o Dia da Árvore no Brasil, 21 de setembro, o Partido Verde de Pernambuco lança um projeto para conscientizar os pernambucanos a plantarem árvores no entorno de onde vivem. Quando falamos em árvores não podemos deixar de mencionar o papel e a importância das mesmas e, por extensão, das florestas em geral e das florestas urbanas, das áreas verdes, das áreas de proteção ambiental como base e fundamento da sustentabilidade. A iniciativa da Diretoria Executiva do partido no Estado, visa levar aos seus filiados e simpatizantes a conscientização da importância das árvores e plantas no meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos. De acordo com a Diretoria Executiva do partido, o lançamento da ação é uma maneira de defender as florestas contra a proposta de políticas ambientais questionáveis, como incentivo ao desmatamento. Afinal, a importância das árvores é inquestionável, uma vez que elas são essenciais para a nossa existência além de produzirem oxigênio através da fotossíntese. No mais, elas contribuem para a biodiversidade; reduzem a poluição do ar; fornecem flores e frutos que servem para alimentação, produção de remédios, entre outras atividades; em grandes cidades e no sertão, reduzem a temperatura e fornecem sombras; oferecem abrigos para outras espécies como animais e fungos, ajudando na diversidade da cadeia ambiental; assim como contribuindo para a beleza paisagística.




De acordo com o presidente da sigla em Pernambuco, o engenheiro humanista Jorge Carreiro, só existem duas maneiras do problema da emissão de gases ser resolvido no Brasil, a primeira é reduzindo drasticamente essas emissões, promovendo alterações profundas no modelo de desenvolvimento, principalmente na matriz energética, como consta no Acordo De Paris e a outra é através de sequestro desses gases, onde o papel das árvores e das florestas é fundamental, além dos oceanos e do solo. Ainda segundo Carreiro, a ONU, em recente discussão sobre mudanças climáticas, enfatizou diante deste aspecto que “plantar árvores é a coisa mais importante que nós podemos fazer, para contribuirmos para a saúde do planeta, combater as mudanças climáticas e o aquecimento global e, também, proporcionar melhores condições de vida, de saúde e bem estar para a população atual e as futuras gerações”. E lembra, também, que a NASA vem enfatizando a importância de se plantar árvores, reflorestar, arborizar todos os espaços possíveis é a forma mais racional, mais efetiva e mais barata para o sequestro de carbono da atmosfera terreste, este é o único caminho para salvar o planeta terra.




A campanha Cultivando Plantas foi lançada nas redes sociais do Partido Verde em Pernambuco na manhã desta segunda-feira (21) e surgiu com a intenção de preservar o meio ambiente e manter o verde sempre presente no Estado. A meta é de incentivar os seguidores e filiados a cultivarem plantas e, quando possível, árvores no entorno de suas casas em prol de ajudarem na manutenção do clima e da nossa biodiversidade. Para participar, é simples, basta plantar uma árvore, uma planta. postar a foto em seus perfis das redes sociais e marcar o Instagram do PV Pernambuco (instagram.com/pvpe43).