Em sabatina, Daniel Coelho defende escolas como ponto de referência no combate à criminalidade e diz que guarda municipal armada é essencial para atingir objetivo

O deputado federal Daniel Coelho, pré-candidato a prefeito do Recife pelo Cidadania, participou nesta sexta-feira de sabatina no Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Recife (SindGuardas). Na ocasião, o parlamentar defendeu que as escolas municipais sejam ponto de referência no combate à criminalidade nos bairros e afirmou que a “guarda municipal armada, corretamente equipada e motivada vai ser essencial para atingir este objetivo”.

Deputado Federal Daniel Coelho (Cidadania)

Usando a experiência de outros países, a escola é o centro da comunidade, a referência positiva de um bairro. Não podemos deixar que a boca de fumo, o ponto de tráfico de drogas seja a referência, tem que ser a escola e a partir da escola a gente possa cuidar dos jovens e criar uma sociedade mais justa, mais equilibrada. E isso se dá retirando a guarda do conceito em que ela é apenas uma guarda patrimonial. Ela precisa estar inserida numa ideia de mais ampla de polícia municipal”, destacou o Daniel.


Na leitura do pré-candidato do Cidadania, quando se tem um conceito de que a escola é o centro da comunidade, o símbolo da presença do município, isso tem um efeito para a educação e para a vida do bairro como um todo. No entanto, para isso, é necessário armar e equipar a guarda de maneira adequada.


Hoje, o que a gente observa é uma guarda municipal desvalorizada, mal remunerada, sem o equipamento adequado para fazer o combate à violência e a própria proteção. Com a guarda desarmada, cria-se uma situação em que se coloca em risco o profissional, pois, fardado, ele é um alvo em potencial, e o impede de poder ajudar a população. Para transformar as escolas num ponto de referência é necessário uma guarda municipal armada, corretamente equipada e motivada”, complementou.