EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, 60 BRASILEIROS SÃO ABANDONADOS À PRÓPRIA SORTE EM AEROPORTO DE CABO VERDE

Nos últimos dias, um grupo de turistas brasileiros encontra-se vivendo um verdadeiro pesadelo em meio à pandemia global do novo coronavírus. Ao tentarem retornar de suas viagens a Cabo Verde para o Brasil em voos já marcados, descobriram - em pleno aeroporto - que estes haviam sido cancelados pela companhia aérea Cabo Verde Airlines, numa decisão que classificam como motivada por interesses econômicos arbitrários.

Segundo as cerca de sessenta pessoas de Pernambuco, Amapá, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros, a justificativa inicial dada pela Cabo Verde Airlines foi de que a ação da empresa atendia às decisões do governo local para contenção da pandemia do Covid-19 no país. Porém, a informação foi logo questionada pelos turistas brasileiros que observavam o movimento de passageiros que continuavam a voar para o exterior por outras companhias.

"Nós vimos que havia determinação do governo, mas ela proibia a entrada e não a saída de estrangeiros do país. Chegamos a nos animar ao ver algumas filas formadas para realização de check-in, mas eram de passageiros da TAP (empresa aérea portuguesa), que estava realizando seus voos normalmente", relatou a pernambucana Lígia Dantas. Ela ainda informou que a Cabo Verde Airlines não forneceu qualquer suporte aos brasileiros - como estadia, transporte ou alimentação - e se limitou a indicar que procurassem o consulado do Brasil para a resolução de sua situação causada pelos cancelamentos. A companhia também teria negado o acesso dos turistas a um telefone local para a comunicação com o Cônsul Honorário do Brasil na Ilha do Sal.

INFORMAÇÕES DO GOVERNO DESMENTEM COMPANHIA AÉREA

Uma nota publicada no site da Cabo Verde Airlines informa que "tendo em conta a ação do Governo de Cabo Verde de encerrar as fronteiras do país, (a companhia) irá suspender temporariamente todas as suas atividades de transporte a partir de 18-03-2020 por um período de, pelo menos, 30 dias". Ainda de acordo com o informativo, o governo caboverdiano teria decidido, nesta mesma data, "interditar todas as ligações aéreas com Portugal e todos os países europeus assinalados com Covid-19, bem como para os Estados Unidos da América, Brasil, Senegal e Nigéria."

A reportagem pesquisou nos meios oficiais estatais do país e teve acesso a arquivos com as últimas decisões do governo publicadas no Boletim Oficial até a tarde desta quinta-feira (19/03). Em ambas as fontes, encontrou o anúncio de novas medidas para a contenção do novo coronavírus que tratam da proibição de eventos e aglomerações em locais públicos, fechamento de estabelecimentos noturnos, medidas para o abastecimento do arquipélogo, punição para crimes econômicos e avisos que coibem a realização de estoques pela população. Na única comunicação governamental que trata de interdição das linhas aéreas, datada da manhã do dia 17, o Primeiro-Ministro caboverdiano, José Ulisses Correia e Silva, deixa explícito que excetuam-se da interdição de três semanas "os voos de regresso de cidadãos em férias ou em serviço em Cabo Verde aos seus países de origem ou de residência."

Em contato com a embaixada do país em Brasília, a reportagem obteve confirmação de que não há decreto ou outra determinação governamental que determine ou autorize o cancelamento de voos para o regresso de estrangeiros ao exterior. Seguindo orientações, encaminhamos outras questões por e-mail. Perguntas como se o Governo de Cabo Verde tem conhecimento do caso dos brasileiros; se a companhia aérea estaria cometendo alguma infração legal; e qual seria a posição do governo frente ao caso e à assistência aos turistas afetados pelos cancelamentos de voos, não foram respondidas até o fechamento do texto.

"O CONSULADO NÃO DÁ RESPOSTAS CONCRETAS"

É o que afirma Luiz Veiga Neto, um dos brasileiros afetados pela decisão da Cabo Verde Airlines. O empresário e piloto de avião viajava de férias com a família e esperavam retornar para Macapá em um voo da companhia marcado para esta quinta-feira. Eles estão hospedados em um dos poucos hotéis que ainda permanecem abertos na quarentena que foi instalada na cidade de Santa Maria. A iniciativa se deu exclusivamente pela atitude do próprio grupo, que conseguiu negociar um pacote de descontos com o hotel.

"Tem gente que está com o dinheiro contado e não vai ter condições de arcar com os custos por mais dias", revela o amapaense. "Além disso, a embaixada não nos dá uma posição fixa, não diz qual atitude vai tomar. Passamos muito tempo sem notícias e, quando temos, apenas informam que tentaram resolver com a companhia mas não conseguiram." Luiz é um dos turistas responsáveis pelas negociações com a Cabo Verde Airlines e os órgãos de diplomacia brasileiros no país. Sua descrição dos contatos revela um verdeiro imbróglio de competências entre a empresa, o consulado e o Governo de Cabo Verde.

O grupo está em contato com o cônsul honorário do Brasil na Ilha do Sal, o vice-consul do Brasil em Cabo Verde e o atendimento de emergência da Embaixada brasileira. Nenhum dos órgãos tem assumido apoio prático à estadia dos turistas no país estrangeiro e limitam-se a dizer que estão em contato com a companhia aérea. A reportagem teve acesso à última comunicação da Embaixada com o grupo de brasileiros, um e-mail enviado na tarde da quarta-feira (18) que realmente fornece informações muito vagas sobre suas iniciativas diplomáticas. "Enquanto isso, a companhia diz que a Embaixada é que tem que solicitar ao governo caboverdiano que interceda junto à companhia para haja um voo de retorno. A sensação é de que ninguém está fazendo nada para resolver nossa situação." De acordo com o piloto de Macapá, a companhia ainda teria se recusado a fornecer uma declaração por escrito justificando a causa dos cancelamentos, direito que o passageiro teria de acordo com a legislação internacional de aviação civil.

SOB INCERTEZAS E EXPOSIÇÕES A RISCOS DE CONTAMINAÇÃO

Idosos e pessoas com problemas de saúde que as enquadram nos grupos que correm o maior risco de mortalidade pelo novo coronavírus compõem boa parte do grupo de brasileiros impedidos de viajar pelos cancelamentos irregulares da Cabo Verde Airlines. "Há crianças, gente que precisa voltar para cuidar dos filhos e até um adolescente viajando desacompanhado", informa Lígia. "Como aqui é uma ilha, as pessoas estão com medo de desabastecimento. Ontem houve muita correria aos mercados, muita gente está estocando água e alimentos enlatados."

As descrições das condições levantam dúvidas a respeito da segurança do grupo em relação à exposição ao Covid-19. As idas frequentes, e por longos períodos, ao aeroporto para tratar dos problemas com a companhia aérea aumentam as chances de contato dos brasileiros com o vírus. Além disso, precisam recorrer aos poucos restaurantes que permanecem abertos em Santa Maria para se alimentar. Os turistas que ainda estão na cidade são apenas aqueles que não conseguem deixá-la. A reportagem tentou contatar as representações da Cabo Verde Airlines no Brasil, mas não consegui obter posicionamentos a respeito do caso. Não foi possível contatar o telefone fornecido para a assessoria de imprensa da empresa em Portugal. Até o fechamento da matéria, não houve resposta ao e-mail enviado à companhia aérea.

ARQUIVOS DE IMAGENS E VÍDEOS

Foto de painel demonstra que outras companhias aéreas mantiveram voos com destino ao exterior - https://drive.google.com/open?id=1BB0p7K91_cQPHkUaA_xRyOCgQC05Tihl

Vídeo mostra passageiros de outras companhias aéreas fazendo check-in - https://drive.google.com/open?id=1XBRqM1qzGLzak0v8aIu7aFohbl6JILcE

Panfletos informativos listam responsabilidades legais da companhia aérea que não estão sendo cumpridas:




Por Renato Feitosa
Finalizado às 20:23 (Horário de Brasília)