Resposta às Notas da Executiva do PT Olinda e do Procedimento Ético Disciplinar .

MARCELO SANTA CRUZ
Permita-me antes de adentrar no conteúdo das Notas da Executiva do PT Olinda e do Procedimento Etico Disciplinar, fazer uma apertada síntese de minha trajetória política e de minha família.

Faço parte de uma numerosa família, 10 irmãos, meus pais : LINCOLN e Elzita Santa Cruz, participamos ativamente da resistência à ditadura , do Movimento Brasileiro Pela Anistia,da Fundação do Partido dos Trabalhadores ,e do Movimento Nacional dos Direitos Humanos.

Ressalto ainda, que eu pessoalmente , participei da Fundação do GAJOP/ CENDHEC / TORTURA NUNCA MAIS / da RENAP (Rede Nacional dos Advogados (as) Populares)/ FRENAVRU ( Frente Nacional dos Vereadores Pela Reforma Urbana) / CMVJPE ( Comitê Memória , Verdade E Justiça de Pernambuco ) e faço parte  do Conselho Fiscal do CCLF ( Centro de Cultura Luiz Freire) e membro do NDIS da UPE ( Núcleo da Diversidade E Identidade Social da UPE e dos Juristas Pela Democracia. Sou ainda, ex-vereador de Olinda, eleito por seis mandatos consecutivos, este talvez seja para o meu currículo de militância , o de menor importância, não obstante ter sempre feito a diferença.

Nessa caminhada amargamos  muito jovem a expulsão da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco , o exílio, prisões e torturas, finalmente, experimentamos o lado mais perverso da repressão , o DESAPARECIMENTO POLÍTICO, FERNANDO SANTA CRUZ, meu quinto irmão com apenas 26 anos,  morto sem sepultura , cuja a luta para esclarecer as circunstâncias deste horrendo crime, fez com que a matriarca da família ELZITA SANTA CRUZ , tornar-se símbolo das mães, guerreiras da paz, a qual ainda, ostenta a honrosa representação de ser a mais antiga filiada do Partido dos Trabalhadores, 103 anos de vida e quase 37 anos de militância no PT.

Essa minha  história , fez com que fosse reconhecido nacionalmente como um dos mais destacados defensores dos direitos humanos e das causas sociais, não permite submeter-me a um ilegal, injusto e ilegítimo Procedimento Etico Disciplinar , promovido de forma seletiva contra 18 companheiros ( as) , efetuado pela Executiva PT Olinda, à revelia da sua Comissão de Ética e do Diretório Municipal que não foram convocados, instância que tem competência para julgar  a aplicar penalidade, caso fique devidamente provado, fato atribuído ao representado.

Estou com minha consciência absolutamente tranquila. Registro que tenho sido destinatário da mais ampla manifestação de solidariedade de companheiros (as) que militam juntos comigo  nos Movimentos Sociais , nos Partidos Progressistas  e de Esquerda , nos espaços de representação nos Conselhos de Direitos  e nas Frentes de Lutas Pelo Socialismo e Democracia.

Ficarão frustrados e decepcionados aqueles que imaginaram obter o meu silêncio diante do cometimento de uma injustiça , essa macula não constará da minha história de vida. 

Confesso que estou em meus limites , não posso admitir em hipótese alguma , que meu filho Fernando Santa Cruz, responda qualquer Procedimento Etico pelo fato de ter colocado no seu site registro fotográfico  com Luciana Santos e até mesmo, manifestado sua admiração ou preferência eleitoral.  Reitero que Fernando não faz parte da Executiva ou do Diretório Municipal do Partido, não ocupou e  não exerceu qualquer cargo, contrato ou função nas administrações de Luciana Santos E Renildo Calheiros.

Trata-se de um filiado sem nenhuma vida orgânica partidária , o seu enquadramento na questão Ética , configura um absurdo , eh muita intolerância para acontecer no Partido dos Trabalhadores.

Estou inteiramente solidário  com meu filho , comungo de toda a sua indignação , junto com sua mae e seus irmãos que junto com o mesmo, pediram sua desfiliação , alegando justa e procedente decepção com o PT Olinda.

Estou me preparando cuidadosamente , tem sido muito difícil, tirar o PT de meus sonhos e de minha militância , acalentado por tanto tempo, Não esperava essa situação acontecer no limiar dos meus 73 anos de vida e mais de 50 de militância , vivenciadas em formas mais adversas , legais e clandestinas.

O tempo é senhor da razão, Resta aguardar decisão da Executiva , adianto que serei integralmente solidário com os 18 , seletivamente escolhidos para responderem questionamento Etico Disciplinar.

A propósito , o processo de eleição (PED) não dar o direito de uma maioria ou a força do mandato parlamentar de uma Deputada , no caso, junto com o seu grupo político , encastelados na Executiva , esmagar   e sufocar posições dos seus oponentes, O que mais me preocupa não são os gritos dos injustiçados , mas o silêncio sepulcral dos justos. 

Minhas considerações finais :

1 - A Dep Teresa Leitao e o seu grupo político , reconhecidamente maioria eventual na Executiva Municipal, tem prenunciado o maior expurgo da história do PT, utilizando o burocrático e odioso Procedimento Etico Disciplinar como instrumento resolutivo de divergências de natureza política ;

2 - Observa-se pelas informações obtidas que as NOTAS expedidas e as decisões políticas não foram deliberadas nas reuniões da Executivas, desafio apresentarem  as Atas e se ocorreram quorum  e onde foram realizadas essas reuniões;

3 - Essa pratica política do PT Olinda, promoverá a extinção das correntes políticas oponentes ao pensamento majoritário que dirige a Executiva, sob as diretrizes da candidata derrotada nas eleições municipais.

Não se pode sem contrariar princípios éticos , promover de maneira seletiva a escolha de quem deve ser submetido ao Procedimento Etico Disciplinar.

4 - O gravíssimo equívoco do PT Olinda, talvez tenha sido em decorrência de uma incorreta e dissociada analise da conjuntura nacional. Não há justificativa política para que fosse efetivado o rompimento de uma aliança histórica com o PC do B, que perdurava por 16 anos, ressalto, muito bem sucedida, representava  a UNIDADE POPULAR das forças progressistas do Município . Eh inegável perante a sociedade que o PC do B e o PT  faziam parte de um mesmo campo político.

Integravam na  cidade de Olinda a Coordenação da Frente Brasil Popular e o PT desfrutava de uma reconhecida representação política na gestão municipal do Prefeito Renildo Calheeiros, o Vice Prefeito Enildo Arantes , o Lider do Governo na  Câmara Municipal, apesar de ser o único vereador do PT, representado na minha pessoa, 2 Secretarias - Assuntos Institucional e a de Desenvolvimento Social E Direitos Humanos; 4 Secretarias Executivss - Assuntos Pedagogicos da Secretaria de Educação / Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável / Direitos Sociais / e Mulher e Direitos Humanos ; 2 Coordenadorias - da Mulher e da LGBT . além de 70.  cargos e funções - Diretorias / Gerências e outras. distribuídas entre todas as forças políticas que formam o PT.  Eh bom observar que todos, exceto a Secretaria Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos e o Líder do Governo que em cumprimento da Resolução do Partido deixaram seus cargos, no meu  caso, sob protesto do Prefeito Renildo Calheiros.            

Por fim, ofereço para reflexao da Dep Teresa Leitao e o seu grupo político , majoritário na Executiva do PT Olinda, orientação do Diretório Nacional , " no sentido de viabilizar a candidatura de LULA à Presidência da República , mediante a mobilização por diretas JA  e a construção da Unidade Popular da Esquerda."  " Propõe para viabilizar esse Projeto Político,a participação da Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, do PC do B ao PDT, ao PSOL, com o objetivo de constituir uma Frente Única para eleger um governo democrático popular que revogará de imediato todos os decretos e leis golpistas e convocará uma Assembleia Nacional Constituinte com participação popular e liberdade irrestrita de comunicação".          

Diante do que anunciado e será explicitado pelo Diretório Nacional do PT, em reunião no dia 20/01/2017, através de Resolução.

Parece-me que grande parte dos que formam o PT Olinda, perderam o rumo, encontram-se na contra mão da história, caso permaneçam com esse ilegal, inoportuno  e obtuso Procedimento Etico Disciplinar contra 18 dirigentes  e filiados do PT.

Olinda 14 janeiro de 2017
MARCELO SANTA CRUZ