Pastor Silas Malafaia investigado e citado em esquema de corrupção da Operação Timóteo. Teto de vidro e pimenta no olho alheio.


Na semana passada foi noticiado que o Pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia, é alvo de um mandado de condução coercitiva na Operação Timóteo, suspeito de emprestar contas bancárias de sua instituição para ajudar a ocultar dinheiro.

Segundo os informes oficiais o pastor estaria servindo de ocultador e recebedor de quantias oriundas de esquema que envolve empresas e escritórios fantasmas em parcerias com prefeituras e prefeitos que ajudavam no processo de desvios de altas somas em dinheiro.

Todos os jornais oficiais e também não oficiais passaram à tratar sobre este assunto que caiu como uma verdadeira bomba no meio evangélico. Muitos protestantes, racionais, acharam um absurdo que o pastor tenha se envolvido com tal esquema e não toleraram tal atitude. Outros, ainda fanatizados, resolveram acreditar que tudo não passa de uma "ação orquestrada das trevas contra o 'homem de Deus', que prega a palavra do Senhor". Dois lados tristes de uma mesma moeda.

No dia seguinte, após a divulgação de sua imagem com mostras de envolvimento no tal esquema, o Pastor Silas passa "sua palavra" à partir de suas redes sociais usando Youtube, Twitter, Whatsapp, etc... com o fim de fazer entender à seus seguidores de que tudo não passa de uma "armação dos invejosos contra sua pessoa". Segundo Malafaia "estavam querendo sujar a imagem dele, por serem agente das força das trevas, e ele um homem de Cristo" e tenta se esquivar, usando o nome de Deus em sua prédica anunciando que "mais forte é Deus". Incrivelmente, muitos evangélicos iludidos passam à espalhar as falas dele como sendo "a única e a mais pura verdade".

No ano passado, a mesma justiça que atualmente determinou a prisão coercitiva para Silas, tinha determinado uma ação semelhante para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Usando suas redes sociais, o Malafaia disse que o pedido de prisão contra Lula estava certíssimo e que ele, o ex-presidente, deveria ser tratado assim mesmo. E, usando de sua raiva e seu rancor religioso, utilizou-se o seu canal no Youtube, Twitter e demais redes sociais para afirmar que a "justiça estava sendo feita, contra Lula".

Diz o ditado que "pimenta no olho dos outros é refresco". Também tem um outro ditado que afirma que "quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra".

Malafaia á apontado por receber dinheiro de uma organização criminosa em forte esquema de corrupção. Uma das citações dele, conforme pode-se ser conferido em suas redes sociais é que "um fiel de uma outra instituição religiosa teria ofertado à instituição do Silas uma quantia que foi depositada, não em conta de sua igreja, mas sim, na conta pessoal do evangélico, por ele mesmo". O que por si só, já levanta uma série de suspeitas, mas que certamente nossos irmãos protestantes que seguem cegamente as palavras do pastor não atentarão para o fato.

Afinal de contas, se era uma oferta, por que não entrou na conta da igreja? por que o pastor resolve depositar uma destas somas, altas por sinal, em sua conta pessoal? Ele então, estaria desviando dinheiro da igreja, também, já que, conforme foi dito, a oferta (dízimo) estava sendo feita para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Vitória em Cristo!?

Quando foram em casa do Lula, entraram em sua residência, envergonharam seu nome (ou pelo menos tentaram) nos telejornais oficiais e não oficiais, e nas redes sociais. Para o pastor Silas e seus seguidores, o ex-presidente, mesmo sendo apenas apontado, era, segundo eles, culpado, e deveria estar na cadeia. Ainda, segundo estes, as "provas", mesmo sendo só evidências, estavam ali. Lula não era inocente e deveria sentir o "peso da justiça", segundo Malafaia.

Hoje o caso se reverte e aquele que apontou o dedo (Mateus 7:5) contra Lula e o PT, passa pela mesma situação absurda de condução coercitiva, tendo sua casa invadida por agentes federais que os levaria, caso ele estivesse em sua residência. Este, no entanto, estava em outro estado. Quem sabe até se já tivesse sido avisado haja vista a facilidade das redes sociais, principalmente à se contar com o uso do Whatsapp. 

Silas recebe a ordem de prisão coercitiva por fortes indícios de envolvimento em corrupção. A operação apelidada de TIMÓTEO é acionada por constar envolvimento de religiosos (Malafaia não é o único, embora seja o grande destaque) em desvios de dinheiro. Ou como queiram, lavagem de dinheiro sujo.

Uma das questões sérias (quando a justiça é séria) é que só existe crime quando as provas são cabais e suficientes para levar o acusado para a cadeia. Até que não tenham-se provas, são apenas indícios. Para os seguidores de Lula, ex-presidente, este é inocente e tudo não passa de armações contra ele, já que o mesmo mostra-se como um dos nomes fortes para as eleições presidenciais de 2018. 

Incrivelmente falando, todas as vezes que jogam pesado contra Lula, não conseguem provas o suficiente para lhe colocar na cadeia. Tudo indica que são armações oposicionistas para tentar, de alguma forma, desmoraliza-lo publicamente.

Para quem segue o Pastor Silas Malafaia, tudo o que está sendo feito contra o religioso tem o intento de humilhar o "pregador da palavra de Deus" por que este é oposição de Lula em suas falas. Seria Malafaia inocente ou culpado?

Evangelho Segundo Mateus 7:5
"Hipócritas, tirai primeiro o agueiro que está no teu olho e só então cuidarás de tirar o argueiro do olho de teu irmão". 

Uma das coisas que igualmente chama a atenção é que os autores da ação contra Silas Malafaia são os mesmos que são contra o Lula. Portanto, não se pode pensar, pelo menos aqui, em armação contra o "tadinho do pastor". Para toda ação existe, sempre, uma reação. Dois pesos e duas medidas. Nada, neste mundo, acontece por um simples capricho.

As investigações da Operação Timóteo ainda estão no inicio e certamente muitas coisas poderão surgir ainda. Se o Malafaia é inocente ou não, isso ainda levará um tempo para ser provado. Infelizmente, como o brasileiro está descrente na justiça, nem mesmo no STF (haja vista o caso RENAN) tudo pode acontecer, e quem sabe o homem com cem por cento de culpa poderá ter uma "meia culpa" e se safar, no fim das contas. 

Independente da condição em que Silas Malafaia atualmente se encontra ou não, o fato é que ele, Eduardo Cunha, que também é evangélico, e que em uma de suas contas no exterior usava a senha JESUS.COM, e alguns outros nomes no meio protestante tem arranhado, e muito, a condição religiosa no Brasil, principalmente quanto estes estão, de uma forma ou de outra, envolvidos na baixa política em nosso país.

Uma outra não menos coincidência é que atualmente, todos aqueles que se posicionaram contra Dilma, e foram à favor do impeachment da ex-presidente, estão aparecendo, de uma forma ou de outra, envolvidos em atos de corrupção. O que prova, segundo se pode perceber que todos os planos orquestrados do golpe contra o Brasil, estão dando sua cara e mostrando quem são eles.