Agora é Lei: Corrida da Consciência Negra no calendário oficial de PE‏

Deputado Estadual Ossesio Silva (PRB)
Sancionada a Lei  nº 15.939/2016, de autoria do deputado Ossesio Silva (PRB), que  instituiu no Calendário Oficial de Eventos do estado de Pernambuco a Corrida da Consciência Negra, a ser comemorado anualmente no terceiro sábado do mês de novembro.
De acordo com a justificativa,  a corrida é um clamor social e uma forma nos unirmos contra essa prática criminosa. “É uma corrida de rua idealizada para conscientizar a população contra o racismo e promover, através de uma mensagem de união, a igualdade racial e a importância do povo negro na evolução sociocultural do país, através do incentivo da prática do esporte” ressaltou o deputado.
Ossesio destacou a importância de idealizar a corrida, criada em 2015, a Corrida da Consciência Negra surgiu para chamar a atenção da sociedade para o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. “Em sua primeira edição, a corrida da Consciência Negra reuniu cerca de 600 inscritos, em diversas categorias. As projeções para a corrida desse ano são de mais de 3 mil participantes. Esse evento surgiu a fim de chamar a atenção da sociedade. Alertar a população sobre os casos de racismo e de violência em todo o país contra a comunidade negra” afirmou.
“O Dia Nacional da Consciência Negra, é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro, e instituída em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira”, destacou o republicano.
A 2° edição da Corrida da Consciência Negra em Pernambuco aconteceu, no dia 19 de novembro, com largada na rua da Aurora no centro do Recife, e contou com o percursos de 5 quilômetros e 10 quilômetros.
Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado Ossesio Silva
Foto: Jacqueline Calazans