A Hipocrisia do Prefeito Carlos Santana (PSDB) em Ipojuca que lança em novembro programa que foi tratado por ele em fevereiro, mas que nunca foi cumprido.

Faltando menos de um ano para as eleições municipais, encontramos de um tudo nas cidades pernambucanas, principalmente em se falando de Prefeitos ou Vereadores que passaram uma gestão inteira sem cumprir com sua palavra, administrativamente falando. É o que podemos ver nas falas do Prefeito do Ipojuca, Carlos Santana (PSDB), esposo de Simone Santana (PSB) deputada estadual em nosso estado. Promessas são muitas... Mas a realidade é bem outra.

E porque estou falando dessa forma? Simples!

Prefeito Carlos Santana (PSDB) Foto Ivan Nascimento no Portal da Prefeitura do Ipojuca

No inicio deste ano de 2015, mais precisamente no mês de Fevereiro, o Prefeito Carlos Santana, reunido com sua equipe na escola Municipal Armando Brito, em Nossa Senhora do Ó, distrito do Ipojuca, anuncia naquela instituição ações pedagógicas e estruturais para o ano letivo com possíveis inovações na sua administração municipal.

Entre as novidades que se farão presente ao longo de 2015, o prefeito Carlos Santana afirmou que foi enviado projeto de lei para Câmara de Vereadores para a criação do programa Bolsa Educação, onde todas as mães que possuem um filho matriculado em alguma unidade de ensino da rede municipal receberão uma bolsa no valor de R$ 100. As que tiverem mais de uma criança matriculada, receberá um cartão magnético para saque de quantia de R$ 120, objetivando assim que os pais possam investir diretamente na educação de suas crianças.

Segundo Carlos Santana "ao longo desses últimos 24 meses de gestão, temos nos desdobrado para dar o melhor para nossas crianças. É preciso fazer muito mais, porém esse Governo está disposto a enfrentar os desafios e tem trabalhado duro para fazer do Ipojuca referência na educação de nosso Estado”, ressaltou o prefeito na ocasião do evento dia 11 de fevereiro de 2015.


No entanto, o governo municipal parece ter esquecido de seus compromissos e só agora, no período que antecede a corrida eleitoral para campanha municipal de 2016, o mesmo Carlos Santana, "resolve" implantar o Programa Bolsa Escola conforme imagem acima, com data de 04 de Novembro. Projeto este que, segundo encontra-se inserido no portal da Prefeitura (consulte aqui) foi citado por Carlos Santana no dia 11 de Fevereiro, teria sido encaminhado naquele mesmo mês, para a Câmara Municipal para votação imediata, mas que "só agora é ressuscitado".

Ironicamente falando, o mesmo Prefeito, pensando em 2016 pede que a Secretaria de Educação entre em "ação" para cadastramento dos alunos da rede municipal, justamente no final do ano letivo, restando alguns poucos dias para o fechamento das atividades escolares de 2015.

Para reforçar mais ainda a administração contrária das ações do Prefeito naquela cidade, no mês de Setembro, foi expedido ofício de número 003/2015 informando que "a partir deste mês (setembro) estão suspensos por tempo indeterminado, os seguintes procedimentos na gestão da folha de pagamento: férias, licenças premios em pecúnia, horas extras, verbas rescisórias, gratificações, novos estagiários, entre outros que possam vim a onerar a folha de pagamento dos servidores" conforme documento ao lado.

Daí se pergunta: se a Prefeitura sob a administração de Carlos Santana não tem capacidade de pagar aos servidores do município, conforme ofício mostrado, terá como bancar um programa de ação social, como este recém citado, o Bolsa Escola de Ipojuca? Não estamos vendo aqui uma ação puramente politiqueira pensando nas eleições municipais de 2016? Além do mais, por quê só agora, no final do ano é que resolve-se cadastrar as famílias em tal programa na rede de educação municipal?