Afinal de contas, o que o Governador Paulo Câmara veio fazer em Barreiros, dia 07 de Outubro?

Em imagem divulgada pela Fan Page da Prefeitura de Barreiros, Carlinhos da Pedreira e Paulo Câmara, Prefeito e Governador pelo mesmo partido (PSB), parecem até inimigos, conforme foto.
A insatisfação do Governador estava estampada na cara...
Desde o inicio desta semana o Prefeito Carlinhos da Pedreira, manda anunciar que o Governador de Pernambuco estaria vindo à Barreiros. De imediato a pergunta que começou à rolar nos quatro cantos da cidade era: fazer o quê? Assim sendo, foi anunciado que a vinda do Governador seria, de inicio, para visitar "diversas obras realizadas em parceria do Governo do Estado e a Prefeitura". Com o fim de fazer com que tal evento tivesse algo "palpável", foi mandado confeccionar uma placa informando que "vários calçamentos de paralelepípedos" foi feito graças à essa "parceria".

A visita que estava marcada para as 14 horas, só veio à acontecer de fato em torno de quase duas horas depois, quando finalmente o helicóptero do governador pousa no estádio Municipal Luiz Brito Bezerra de Melo, em Baeté, tendo para recebê-lo, apenas o Prefeito com sua pequena equipe. O que já representou ali, uma fraqueza municipal, já que o povo, a grande maioria, não deu a mínima para a presença de Paulo Câmara na cidade.

Levado de Baeté para o Caiadores, à poucos minutos dalí, uma outra decepção, o local, principalmente na frente do Clube, estava completamente vazio. Ninguém para recepcionar Paulo Câmara. Dentro do Clube o que foi encontrado de verdade foi um público composto por professores contratados (a grande maioria) e estudantes da rede municipal e alguns da rede estadual, ( não todos, já que com a falta de ônibus sendo ainda uma constante na cidade, diversos alunos estão faltando às aulas), entre crianças e adolescentes, que foram obrigados à perder um dia de aula para comparecerem ao "evento", dar as "boas vindas" ao governador. Os professores contratados, já cientes de que neste mês de Outubro poderão estar novamente demitidos tiveram que submeterem-se à estarem no local, como garantia de seus empregos, já que esta é a regra do governo de Carlinhos da Pedreira. Não fosse por serem forçados, certamente o público estaria reduzido à equipe do Prefeito, ele mesmo e alguns vereadores da situação.

A maioria do público era formada por estudantes da Rede Municipal e Estadual que foram obrigados à perder um dia de aula para estarem no evento.
O governador, que estava sendo esperado por quase duas horas por alunos e professores que estavam no local obrigados, não chegou, sequer à passar meia hora, entre discursos rápidos (5 minutos aproximadamente) e entrega de "presentes" pelo Prefeito que parece não ter agradado Paulo Câmara.


Dos que falaram, tanto o Governador quanto os deputados presentes, as citações elogiosas foram rendidas à Mariza Nunes, que já foi Diretora de algumas escolas da rede municipal como Luiz Brito Bezerra de Melo, Central Barreiros (que funciona como escola municipal e estadual), e que no ato estaria como representante do estado, não do município. Em nenhum momento o Prefeito recebeu uma palavra de incentivo do governo ou dos representantes do governo do estado de Pernambuco, o que não impediu que fosse postada nota na fan page da prefeitura fazendo entender o contrário.

Em nota "oficial" na Fanpage da Prefeitura (já que o site oficial da Prefeitura Municipal de Barreiros está desativado por falta de pagamento à quase quatro meses, assunto que já era para ter sido tratado pelos vereadores, que infelizmente não fiscalizam nada em Barreiros) divulga que estiveram presentes no evento, o Secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, o Secretário de Educação do Estado, Frederico Amâncio, (que em momento algum falou sobre o fechamento da GRE Litoral Sul de Barreiros) o Secretário Executivo de Gestão da Rede, o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, o Deputado Estadual, Presbítero Adalto Santos, além do vice prefeito de Barreiros, Leonardo Avellar (irmão do Prefeito), do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldinho que estava com seu amigo e também vereador, Henrique Costa parceiro de negócios de Léo da Pedreira (que a Prefeitura omitiu seu nome e fingindo-se brigados, por quebra de acordos) e representantes da sociedade (que eram as crianças e adolescentes da rede municipal e alguns da rede estadual)".


A Fanpage da Prefeitura divulga possível fala do Governador em que ele teria dito que o Governo do Estado tem uma história muito bonita com Barreiros, desde o Governador Eduardo Campos, que na época das enchentes fez questão de vir aqui pessoalmente. O nosso compromisso com Barreiros se fortalece cada vez mais, investimento em Educação é nossa prioridade”, disse o Governador, Paulo CâmaraSerá que esta parceria teria algo à ver com o fechamento da GRE Litoral Sul de Barreiros? Ou será que esta parceria teria ainda à ver com o fechamento das diversas escolas da area rural, quando o governo municipal fechou muitas em Barreiros, fazendo de duas uma? Ou será que tem algo à ver com os diversos atrasos de pagamentos dos professores, que até hoje estão sem receber seus salários atrasados? Ou quem sabe tenha algo à ver com o fechamento do Matadouro Público de Barreiros que de um lado o Governo não paga e manda fechar, e por outro, sem força política de Carlinhos da Pedreira, o mesmo não se mexe permitindo que diversas pessoas sejam prejudicadas tanto na cidade quanto nas cidade vizinhas.

Um possível ato simbólico o Governador assinou a liberação de verba para construção de uma Escola Técnica em Barreiros. Para quem talvez tenha esquecido, ou não saiba, o Deputado Federal Daniel Coelho (PSDB), na época ainda, Deputado Estadual, foi o autor deste projeto, que foi mostrado para nossa cidade em 2014, apresentado pelo comerciante Samy Felix, que agora, recentemente aprovado pela ALEPE, poderá finalmente vir para nossa cidade.

Tanto o Prefeito Carlinhos da Pedreira, os Vereadores e demais representações políticas presentes ontem, não se atreveram à citar o autor do projeto para a Primeira Escola Técnica de Barreiros. Projeto este que, diga-se de passagem, não foi visto com bons olhos, no ano passado, quando foi apresentado por Samy Felix e Daniel Coelho, sendo recebido com ressalvas, já que para Carlinhos da Pedreira seria "apenas interesse político".

Hoje com o mesmo projeto aprovado, quem tenta aparecer é ele o Prefeito, tentando fazer esquecer quem idealizou e correu atrás desta escola para nossa cidade.


Em meio à essa verdadeira lambança de desinformações, até agora todos os barreirenses, nos quatro cantos da cidade estão se perguntando: afinal de contas, o que o Governador Paulo Câmara veio fazer em Barreiros?