Sobre as atuais mídias oficiais e alternativas de nossa cidade e região.


Todos os dias quando abro os principais sites de nossa região, e principalmente os blogs locais, observo as "mudanças" acontecendo, na cara de todos. E olha que quando tratei de mudanças fiz questão de colocar "aspas" para dar a entender que é um deboche mesmo. Mas, não é nada negativo e nem pedante, é um jeito Ed Soares de falar e apontar o que vejo, baseando-me sempre em uma opinião forte e hoje, bem focada e direcionada.

Como muitos podem ver e até falam-me seja nas redes sociais, por telefone, ou quando me encontram em qualquer lugar nas ruas de nossa amada Barreiros: muita coisa, felizmente, mudou! E noto isso à partir de comentários e postagens dos internautas que de uns tempos para cá já estão abrindo-se mais e dando á cara à tapa para mostrar se estão indignados ou se estão achando bom o que lhes acontece em nossa região.

Assim sendo, os verdadeiros donos da noticia são os internautas, neste universo democrático que é a internet, podendo eles ou elas dizerem se isto é verdade ou se aquilo é mentira.

Quando eu me entendi por blogueiro em minha cidade, à alguns anos atrás, estava sozinho. E pouca importância davam-se à esse tipo de comunicação alternativa. As mídias ditas oficiais, eram aquelas patrocinadas por grandes empresas, como foi o caso do Jornal da Cidade, do conhecido "Bença", que nos dias de hoje ninguém fala mais e nem sabemos por onde anda. Ou outros que apareceram na cidade, mas que logo sumiram do mapa.

Muitos destes "jornais" por serem mídias patrocinadas brilharam por uns tempos e depois, "morreram", já que o que visavam era apenas o lucro, desprovidos de informação verdadeira.

Ainda encontramos alguns periódicos por estas bandas que fazem questão de mostrar apenas o que seus patrocinadores permitem, não chegando nunca à revelar o lado ruim por trás destas suas "apresentações". Sendo assim, ainda vemos "personalidades" fabricadas sendo mostradas como heróis e heroínas, em "ações" compradas. A realidade, nua e crua, no entanto, é bem outra, mas que estes novos blogueiros não mostram.

De uns tempos para cá, percebendo a importância das redes sociais, e em especial a força que tem a informação à partir de um blog, o mesmo veneno da falta de honra, está entrando agora para as mídias alternativas locais. Os empresários das informações pagas estão patrocinando quem lhes publiquem suas informações.

Assim sendo, estamos vendo pessoas sem escrúpulos, sendo patrocinados e patrocinadas por empresas e empresários, ávidos em mostrar o que os seus financiadores querem. Pouco se importando com o que se passa nos bairros, ou na vida coletiva, como um todo. Para estes, o que importa é o dinheiro, mesmo sujo, desde que estejam entrando em seus bolsos.

Desde que estejam bem com os financiadores, tudo bem. Até por que, mostrar verdades produzidas não lhes coloca contra a parede, não lhe dá processo, e não lhes arrisca seus empregos.

Para este blogueiro, que até os dias de hoje, felizmente, não precisa se submeter á este ou aquele empresário ou financiadores, sinto apenas em ver pessoas que teriam um bom futuro ao mostrar a verdade nua e crua, sendo comidos pela ambição e a corrupção.

Nossa mídia alternativa local, hoje, em Barreiros, está começando à ser corrompida e pouco à pouco, estes mesmos "novos blogueiros" farão um mau terrível ao mundo virtual local. Coisa que nem mesmo a Globo conseguiu fazer quando lançou recente novela para denegrir a imagem dos blogueiros.