Funcionários Públicos que não abrem a boca sobre seus problemas permitem-se apertos.

No inicio da tarde de hoje me deparei com uma situação que ponderei, poderei, ponderei e resolvi vir aqui apenas expressar...

Um funcionário da Prefeitura Municipal de Barreiros entrou em contato comigo me perguntando o que fazer, afinal, como disse ele, será que ninguém vai denunciar o que está se passando em Barreiros com os que estão passando por apertos no crédito consignado? Segundo este funcionário, que não vou identificar quem, ele juntou um pouco de dinheiro, e foi à capital pernambucana tirar um carro e qual não foi a surpresa dele quando foi apontado uma restrição em seu nome, coisa que,  ainda segundo ele, até bem pouco tempo nada constava, já que o mesmo preza por ter seu nome limpo em todo lugar em que compra.

Nada devendo, foi em busca do motivo e de onde vinha sua restrição, e finalmente descobriu que tratava de umas cobranças em seu nome referente à crédito consignado que o mesmo tem com o Banco Santander e por um empréstimo junto à Prefeitura Municipal de Barreiros. Assim como ele, outros estão na mesma situação e ninguém resolve seu caso. Ou seja, estão devendo, (sem estar), já que o desconto do crédito aparece no seu contra-cheque, mas não é repassado para o banco em questão.

- Ninguém pode fazer nada por nós, amigo? Perguntou-me ele.

E eu disse que sim, tem muita gente que por fazer muito mais por quem está com problemas de atrasos do crédito consignado, sendo estes funcionários da prefeitura, do que qualquer outra pessoa. É só irem ao Ministério Público e fazer a denúncia do ocorrido, e tudo poderá voltar aos eixos, não sendo eles ou elas responsabilizados por problemas que não são mais de sua alçada e sim, do administrativo da prefeitura.

E eu ainda lhe disse que o funcionalismo público barreirense é o principal culpado por tudo o que está lhes acontecendo, ninguém mais. E por que eu digo isso? Simples gente, por que nem sempre a culpa é do prefeito ou da prefeitura. A culpa é de quem sabe que tem direitos e deveres mas não os procura. Principalmente aqueles e aquelas que são concursados, ou seja, do quadro efetivo da prefeitura, não podendo ser demitidos.

- Mas é que eu tenho medo de perseguição por parte deste povo que tudo o que faz é na base da ameaça! Disse-me ele.

Mas, então espere um pouco, é mais interessante estar devendo, sem estar, do que reclamar por direitos seus? Façamos ao menos o seguinte, amigo, me passe comprovantes do que lhe está acontecendo, de maneira que possamos fazer uma denuncia online de modo à chegar aos órgãos competentes para a devida solução?

- Mas vai aparecer meu nome? Perguntou-me ele.

-Meu amigo o dinheiro é teu, o caso é teu, o desconto está acontecendo no teu salário, igualmente é teu, queres que apareça então o nome do ex-presidente da Venezuela, é? Respondi-lhe.

Em suma, gente, para não me alongar muito, todos os dias, ou quase todos os dias me aparecem pessoas assim. Dizem que estão passando por apertos e que não suportam mais tanta humilhação por parte dos atuais administradores da Prefeitura Municipal de Barreiros, mas poucos ou quase ninguém tem coragem de colocar sua cara à mostra, cobrando direitos seus.

Não é revolta da parte deste blogueiro, muito pelo contrário, mas antes a demonstração de quantas pessoas estão sofrendo e se calam diante de assuntos que apenas eles e elas podem resolver, mas se acovardam achando que um Prefeito, ou Vereadores são podem lhes fazer mau, esquecendo que estes atuais que estão assumindo temporariamente determinados cargos, são funcionários e não donos do município barreirense.

Tem certas horas, que eu apenas olho e só lamento a covardia de muitos, admirando, no entanto a coragem de poucos! Se você sabe que pode fazer muito mais por você, vai esperar cair do céu, é? Ou vai torcer para que um super herói lhe bata a porta com o problema resolvido, quando você é a única pessoa à fazer o melhor ou o pior, por você mesmo!?