De quem é a responsabilidade da coleta de lixo em Barreiros, afinal de contas?

Na manhã de hoje, dia 28, aconteceu um acidente com um motorista que trabalha na empresa de coleta de lixo em Barreiros e este blogueiro, baseado em outros informes, cometeu um equívoco ao citar a PORTAL SUL como sendo a responsável pela coleta, bem como pelos veículos, conforme pode ser lido acessando este link abaixo.

(clique aqui) Acidente com caminhão de lixo em Barreiros levanta dúvidas e deixa cidadãos preocupados


No entanto, buscando sempre as fontes reais para saber quem está por trás das coisas, encontrando os responsáveis, venho nesta página prestar alguns esclarecimentos, que acredito serem importantes para não apontar alguém ou uma empresa, desmerecidamente.

A empresa  PORTAL SUL conforme foi citada, não tem envolvimento direto com a Prefeitura Municipal de Barreiros. Muito pelo contrário, a mesma por ser um consórcio atua em cinco cidades no litoral sul pernambucano não tendo nenhum vínculo, senão a de coleta de lixos residuais. Sendo assim, outras cidades como Sirinhaém e Rio Formoso, por exemplo fazem seu trabalho local repassando para esta o lixo residual para destinação final, não tendo sequer vínculo empregatício nas cidades contempladas pelo consórcio em questão.

A bem da verdade, conforme vamos nos informando, o apontamento deve ser feito diretamente para a START CONSTRUTORA, que nestes meses todos nunca saiu de "atividade" na cidade de Barreiros, conforme enganosamente pensávamos, e que foi permitido pela prefeitura que assim acreditássemos sendo esta (ou a empresa em lugar desta), a exclusiva responsável ainda pela limpeza e manutenção do lixo. A START CONSTRUTORA que no ano passado causou aquela polêmica toda em contratar e não pagar aos funcionários, ainda continua em "atividade" e cabe à esta todas as explicações com respeito à funcionários, carros e demais acessórios.

Note-se que durante estes últimos meses, os barreirenses tinham os olhos voltados para a PORTAL SUL atribuindo à esta todos os problemas em se falando de coleta de lixo, quando confirmamos que ela não tem tal responsabilidade e sim, quem deve ser apontada e responsabilizada é a START CONSTRUTORA, que conforme citei acima, nunca saiu de Barreiros.

Resta-nos agora saber, afinal de contas, que embolada danada é esta por parte da Prefeitura Municipal, que por nunca revelar o que de fato acontece em nossa cidade, deixa a população à ver "navios em rios" sem saber de fato quem atua direta ou indiretamente com a coleta de lixo.

Neste caso, a Secretaria de Obras e a Prefeitura devem explicações à população barreirense, neste e em outros quesitos. Afinal de contas, a Prefeitura nos passou uma ideia, irresponsavelmente,  quando na verdade a realidade é bem outra.

Algumas perguntas merecem respostas por parte do secretário de obras, Leonardo Torres, e do Prefeito Carlinhos da Pedreira, já que estes estão diretamente ligados na contratação das empresas prestadoras de serviço para o município.

Qual empresa está cuidando da coleta de lixo na cidade? 
Quem são os responsáveis por ela?
Os funcionários estão trabalhando para a Prefeitura ou para a Start?
Os servidores desta empresa são contratados e estão legalmente registrados ou eles não tem vínculos empregatícios?
Em caso de acidentes, como este do dia 28 e outros que já vimos acontecer, quem responde oficialmente?
Quais são as garantias legais que os funcionários tem atuando como servidores de uma empresa que eles mesmos não sabem qual é? 
Como são feitos e quem são os responsáveis pelo recebimento e pagamentos dos salários destes servidores?

Estas e outras questões tiraremos, se ainda nos for possível, respondendo à partir da semana que vem, quando estrarmos em contatos com os responsáveis pelo CONSÓRCIO PORTAL SUL, esperando, claro que nos atendam, para repassar à mesma nosso sincero pedido de desculpas pelo apontamento feito em postagem anterior citando o nome dela, e quem sabe captar mais outros esclarecimentos de como funciona tal consórcio em nossa região. 

A partir desta segunda feira estaremos indo em busca destas e de outras informações com o fim de esclarecer na medida do possível a nossa cidade que está sem entender, quem é quem nessa história toda.