Armando e João Paulo recebem o apoio de urbanitários e profissionais do setor energético

Representantes dos Sindicatos dos Urbanitários, dos Petroleiros e profissionais ligados ao setor energético entregaram, nesta segunda-feira (22), propostas ao candidato a governador Armando Monteiro (PTB) com sugestões de políticas públicas voltadas para as áreas de saneamento básico, energia e geologia. Durante um almoço com a categoria, os candidatos a vice Paulo Rubem Santiago (PDT) e ao Senado, João Paulo (PT), e aliados, Armando se comprometeu em analisar a plataforma e incorporar ao seu plano de governo.

No encontro, o presidente dos Urbanitários, José Gomes Barbosa, condenou o governo estadual pela gestão na Compesa. Segundo o dirigente, a empresa estatal está sucateada e os escritórios estão fechados e abandonados em vários municípios. Barbosa frisou que um dos maiores patrimônios do Estado foi “doado” a grupos privados, através da Parceria Público-Privada (PPP). “Nós queremos abrir a ‘caixa preta’ do processo da PPP da Compesa. Queremos tornar público como foi feita toda a negociação”, denunciou.

O dirigente sindical também ressaltou que o sistema de abastecimento de água tem um alto índice de desperdício. “O saneamento exige atenção dos gestores públicos, mas o governo deu um passo para trás quando assinou o contrato da PPP da Compesa”, questionou. Sobre a questão energética, José Gomes acrescentou que o governo estadual precisa cobrar eficiência nos serviços prestados pela Celpe, empresa que antes pertencia ao Estado, mas foi privatizada em 2000. “O saneamento básico e a energia elétrica são as molas mestras para mudar a realidade em Pernambuco”, arrematou José Gomes Barbosa.

Em suas palavras, Armando Monteiro enfatizou a necessidade de encontrar uma solução na PPP para beneficiar as áreas não urbanizadas, que não estão contempladas no contrato com a iniciativa privada. O candidato do PTB também defendeu o fortalecimento da Compesa e a estruturação da agência reguladora para fiscalizar, monitorar e acompanhar os contratos.

No setor dos petroleiros, Armando ressaltou a importância de ofertar capacitação aos fornecedores e prestadores, de modo que possa permitir promover novos encadeamentos de investimentos. O candidato do PTB também prometeu que seu governo vai realizar um mapeamento geológico para identificar minerais no território pernambucano. “Há insumos minerais, como o níquel, que podem ser extraídos em nosso Estado”, assinalou.