154 anos de emancipação política com uma administração que deixa muito à desejar.

Estava esperando que as festividades terminassem para deixar umas linhas aqui sobre o que foi a festa de emancipação política de minha cidade.

A ação Top Top de uma administração pirata
Todos os anos antes dessa administração familiar dos Sanguinettis em nossa cidade, Barreiros tinha suas comemorações à altura de um povo, que mesmo sofrido, ainda assim, é vitorioso em suas conquistas. Nos dias de hoje o que mais encontramos são enrolações e fotos, ou melhor, fantasias. A ação Top Top de uma administração pirata. E olha que quando falo isso, digo sem nenhum pejo de sentimento pesado contra a familia no poder de nossa amada Barreiros. Talvez meu único e real sentimento mesmo é de piedade tanto por eles que estão à frente e usando a máquina publica, quanto por aqueles que estão sendo pressionados por tanta vilania "carinhosa".

Mas, para não me alongar muito, vamos tratar do que dispus à falar.

Nos 154 anos de emancipação política de nossa cidade eis o que vimos e o que pode se tirar de conclusão. Supostamente era para acontecer de três à quatro dias de alegria por aqui. Vamos a programação afixada pela prefeitura municipal de Barreiros para entender do que mais se comenta nos quatro cantos.

No dia 17 de julho aconteceu uma sessão solene com suposta prestação de contas na câmara de vereadores. Diante de tantas coisas que já se deram nesses pouco mais de um ano e sete meses de administração dos Sanguinettis, tava tudo certinho, nos conformes? Será que os números não foram caracterizados como apenas números. Afinal de contas, o que ninguém vê é fácil de passar. Concordam comigo?

No dia 18 de Julho, depois de mais de um ano e sete meses de nova administração, pela primeira vez a cidade estava repleta de policiais. Tinha policiais de tudo quanto é jeito e de todos os lados. Praticamente saindo pelas janelas, usando de um termo bem humorístico. Claro de que nos demais dias a cidade é tomada por um deserto imenso. Não vemos um carro nas ruas, e quando o vemos, viaturas ou policiamentos, estamos considerando um evento raro por aqui. A partir de segunda continua a mesma coisa, ou seja, nada do que vimos num único dia, voltará à acontecer. Falta, como se sabe, força política para que tenhamos segurança, ou quem sabe, comodismo mesmo.

Com investimentos do governo estadual e da Empetur a prefeitura dá um show que só não virou um showmicio por que o blogueiro aqui burrou, tendo alertado sobre essa possibilidade antes. Logo, trataram de munir-se do silêncio pra não dar muita bandeira. Mas, ficou na cara de todos o que estava prestes à acontecer. Haja vista a mudança de clima que a cidade ficou.

O prefeito, por sua vez, no uso de suas atribuições, já com medo do que aconteceu nas festas juninas, quando ele sentiu na pele a falta de segurança lança um decreto de ultima hora proibindo o uso de bebidas cujos vasilhames fossem de vidro. Ato quase impossível, tendo em vista que em festas sempre rola um whisky ou bebidas quentes que são servidas em vasilhames desse material e não tem como fugir.

No dia 19 de julho aconteceram, segundo programação algumas aberrações, apesar do lado normal das coisas que merecem notas positivas à parte.

As 14 horas foi inaugurado um muro de arrimo na Rua Santo Antonio. O muro de arrimo já existia. O que foi reformado foi o muro acima do muro de arrimo, e depois, com alguns rebocos, um tapa buraco aqui e outro ali, bem como algumas pinturas, foi dado como reformado o muro de arrimo completo.  Reforma que por sinal desconhecemos enquanto cidadãos o valor da mesma, já que até o exato momento não foi mostrada a quantia de tal obra para a população.

O que figurou mais no tal muro foi a placa, de homenagem pessoal à familia.

Claro que o ato serviu para as fotos dos papagaios piratas de plantão.

As 14:20, segundo a programação, foi inaugurado o Sanitário Público da cidade. 

Vamos chamar a atenção aqui para esse fato.

Essa reforma do sanitário público recebeu a placa e teria sido dado inicio no mesmo tempo do muro de arrimo da Rua Santo Antonio. Uma reforma foi concluída sem citação do valor e a outra teve a quantia de mais 58 mil reais. Esse ultimo por diversas vezes nós barreirenses, reclamamos pelo atraso. No mês de março, atendendo à pedido dos comerciantes locais, fomos até o local e gravamos umas imagens com o celular que me foi roubado no dia que a mãe do prefeito fez uma confusão sem sentido envolvendo funcionários e agregados da prefeitura no dia 31 de maio e em que eu de blogueiro fui tratado por ela como bandido. Confira aqui o que foi gravado em Março deste ano quando a obra já estava com mais de nove meses de atraso. 

Depois que fizemos a reclamação a mãe do prefeito anuncia que o sanitário público teria ar-condicionado. Coisa que por sinal serviu de piada dela para com os barreirenses. Como nós contestamos nessa página tal atitude por parte dela para com o povo barreirense, ela revoltada disse até que nós teríamos uma conversa pessoalmente e que tal conversa seria na Radio Litoral FM. Coisa que não aconteceu.

Abaixo temos a sequencia de postagens que permitem um melhor entendimento deste assunto.

1 - Confira aqui
2 - Confira aqui
3 - Confira aqui

Para que a mãe do prefeito não passasse por mentirosa, resolveram fazer algumas alterações no projeto e entregaram o novo sanitário, já devidamente reformado, com mais de um ano de espera, com o bendito ar-condicionado. Tudo para agradar a mãe do prefeito de maneira que a mesma não passasse "vergonha". As alterações foram feitas de ultima hora, e novas adaptações foram inseridas.

O sanitário público está com ar, enquanto as escolas, principalmente nas salas de aulas de todas as escolas municipais a coisa tá feia e não adianta o povo reclamar. Se alguém falar, como aconteceu com a merendeira da Escola Emilio Geraldo Pereira ou são demitidos ou são transferidos de lugar.

Abuso de poder e perseguição politica uma marca registrada na gestão Sanguinetti em nossa cidade.

Tem uma nota que estranha à todos os que leem o informe da prefeitura para este mesmo dia 19 de julho.

 - Colégio Municipal José Canuto - Horario: 15 H.

Afinal de contas o que aconteceu naquela escola? Reforma? Inauguração?

Ate onde nós sabemos aconteceu no ano passado em 2013 uma reforma com valor acima de 140 mil reais e que por sinal, em menos de oito meses depois a escola foi invadida por pingueiras, e água por todos os lados, numa chuva de menos de uma hora, com direito à fotos postadas nas redes sociais pelos alunos daquela instituição, mostrando o estrago de uma reforma que custou caro pra mim e para todos os cidadãos que pagam impostos nessa cidade.

Será que o prefeito resolveu comemorar as chuvas que alagaram as salas de aulas daquela escola no inicio do ano letivo de 2014, deixando diversos alunos sem aula por conta da ineficiência das empresas contratadas por ele e seus familiares?

Ao final da tarde, pose para mais fotos, as 16 horas.

Com tudo já armado e preparado no final do dia é colocado na fan page oficial da prefeitura que o prefeito foi "surpreendido com uma grande festa no estádio municipal" com direito à banda Marcial e a CIP Cães.

Como assim surpreendido, se já estava na programação?

Na tal programação falou-se ainda do "asfalto". O que poucos sabem e o que muitos não se perguntam é que a prefeitura recebendo uma verba teve a obrigatoriedade de concluir o projeto do capeamento asfáltico (Asfalto e Capeamento Asfálticos são duas coisas totalmente diferentes) na cidade, com dinheiro de recurso do FEM. Mas como o prefeito pousa como sendo obra dele, e que ele falou, sem ter falado nada, com as autoridades para que tal projeto acontecesse, quem somos nós pra tirar a alegria do menino, né? Deixa que ele e os demais continuem acreditando em suas historinhas.

Uns dirão: Ah, Ed, mas ele fez o asfalto. Tá aí, você não tá vendo não?

Ele conclui o projeto do governo do estado, com recursos vindos do governo federal em parceria com o governo de pernambuco em função das verbas que estavam já destinadas por conta do prejuízo que a cidade de Barreiros e demais outras da região sofreram com as enchentes de 2010 e 2011, que com a demora desses repasses (verbas) só chegaram na prefeitura final do ano de de 2012 dando inicio à partir de 2013 que deverão ter término em 2015.

Em outras palavras, essa atual gestão tá pegando toda a papa pronta, mas como gosta de pousar pra fotos... 

O mais interessante nisso tudo é que nem nas fotos dá mais para tapiar, como faziam antes. Na festa de rua, quando o povo vai por que precisa se divertir é fácil pousar ao lado de alguém para novas imagens. Já os eventos propriamente ditos, a população não está mais nem aí. Prova de que o carinho tá acabando e o ibope de rejeição contra essa administração está crescendo dia a dia. E como não é época de colocar a militância para candidatura pessoal nas ruas, levando-as forçosamente para os eventos, não é mais possível fazer números.