Pesquisa de opinião pública em Barreiros poderá ser manipulada


Durante esta semana estão iniciando uma pesquisa de opinião nas ruas de Barreiros. Se não passaram em sua porta ainda, certamente por estes dias passarão. A pesquisa será, segundo informam, até o final desta semana que vem. Alguma poucas pessoas foram entrevistadas até agora.

Eu fui um dos entrevistados.

Perguntei quem teria encomendado tal pesquisa e o pesquisador, que não lhe posso citar o nome, de maneira que o mesmo não venha à sofrer represália e perseguição política, marca registrada deste governo, disse que a pesquisa foi encomendada pela prefeitura municipal, em parceria com o governo do estado para medir a opinião do povo quanto ao atual gestor da cidade, vereadores, deputados e representantes do povo. E como em breve teremos novas eleições, esse é o momento, segundo o pesquisador para saber o poder de influência do atuais governantes, vereadores e prefeito, bem como suas equipes, de maneira a estarem de braços dados com novos candidatos à deputados, senadores, governadores e presidentes, todos já pré-candidatos.


Dentre as perguntas, cogitavam a ideia de alguns nomes para futuros candidatos para deputado estadual, bem como alguns candidatos já de bancada. Dentre os poucos nomes citados constavam LÉO DA PEDREIRA (Irmão do atual prefeito) e Cleiton Colins. As perguntas eram bastante direcionadas, de maneira que quem respondesse não tivesse muita opção, respondendo mais ou menos  de forma positiva.


- Destes nomes o senhor votaria para deputado estadual em Léo da Pedreira, Cleiton Colins, fulano ou cicrano.
Perguntei se tinha a opção de nenhum deles, e a resposta foi que não, mas que poderia colocar à parte por escrito, já que era minha opinião. O que de fato o mesmo fez.

O próprio pesquisador, que não é da cidade, por sinal, disse que nem ele confiaria nessa pesquisa, mas estava fazendo o seu trabalho, uma vez que está ganhando para isso, mas que nos lugares que ele vai, nos principais bairros, as reclamações são muitas. Desde a falta de geração de emprego, quanto às próprias demissões, a baixa de salários e perda de benefícios do funcionalismo público. Diz ele ainda, que se tudo for segundo a pesquisa dele e de seus amigos, a opinião pública é cem por cento negativa com respeito ao atual prefeito, bem como dos atuais vereadores. E que a população fala, nas principais pesquisas que "sente saudade de TOINHO DA COCA o ex-prefeito, menos ditador que o atual".

Em conversa franca, o mesmo mostrando-se contrariado e um pouco mais a vontade disse que uma das reclamações ainda, do povo é quanto as contratações de forasteiros, que não conhecem nada nossa cidade e a forma que os mesmos tratam nossos munícipes, nas vezes que buscam atendimento, bem como a falta de fiscalização dos vereadores com a prefeitura e a total falta de transparência das contas públicas, seja na câmara de vereadores, seja na prefeitura.

Na questão dos prováveis candidatos ao governo do estado, muitos estão citando os nomes de Armando Monteiro como sendo a melhor opção.

Das reclamações mais importantes citam-se a falta de melhores condições de trabalho, péssimo atendimento nos hospitais e postos de saúde, falta de segurança nos bairros, guardas municipais não capacitados, funcionalismo insatisfeito com baixos salários, etc... Mas que como tais reclamações não fazem parte das perguntas eles não tem a obrigação de anotar. Apenas fazem as perguntas, direcionadas, e recebem as respostas, não satisfatórias por sinal.

A maioria das respostas vem entre péssimo à ruim, essa nova administração e poucas são as pessoas que optaram por bom ou ótimo. Mas, que como "já viu isso acontecer em pesquisas anteriores, não esperem os pesquisados que estas pesquisas venham cem por cento honesta".

Disse ainda que está admirado que em menos de 8 meses tenham tantas reclamações contra um prefeito que seria provavelmente a esperança de uma cidade. E me confidenciou que não espere que a opinião real venha à tona, "eles vão colocar o que quiserem como forma de manipulação do povo". Já que as intenções mesmos são outras. Próximo ano teremos política"

Fica a dica então, pessoal. Eles vão passar em suas portas e vocês, por sinal vão conferir o que estou citado aqui. E se tiverem a sorte de encontrar o mesmo pesquisador que o que veio à minha confiram com o mesmo conforme citei aqui.

Segundo ele "não espere nada certo, nem que suas respostas serão aceitas. Eles (os contatantes da pesquisa) não estão nem aí com o que vocês pensam, estão apenas fazendo mais um investimento com o dinheiro público e que é mais do que certo de que essa pesquisa será burlada nas informações finais".