Câmara do Recife ganha Frente Parlamentar da Pessoa Idosa proposta por Liana Cirne

Foto - Luiz Fernandes (Divulgação)

Foi aprovado nesta segunda-feira, 4 de março, o projeto de resolução de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que institui a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa” da Câmara Municipal do Recife. 

“Ela foi uma sugestão da sociedade civil, de instituições como a Universidade de Formação Aberta, da Universidade Federal Rural de Pernambuco; do Instituto de Pesquisa e Estudos na Terceira Idade (IPET); Casa da Vovó Bibia; dos conselhos Estadual de Saúde, Psicologia, de Gerontologia; do Conselho Regional de Nutrição; dos conselhos municipal de Pessoa Idosa, de Saúde e da Saúde. A partir desse trabalho espero que daqui a alguns anos tenhamos menos relatos de violência contra idosos e mais relatos de vitórias e grandes conquistas. Num país marcado pelo idadismo é uma alegria criar essa frente que comemora a vida”, afirmou Liana Cirne.

Liana Cirne disse que a Frente Parlamentar está sendo criada porque, no Brasil e no Recife especificamente, o idoso sofre violências e humilhações cotidianas. “Este é um país onde se estabeleceu a cultura em que o idoso é um desvalor. Por isso, teremos muito trabalho pela frente”, disse Liana. 

Segundo a parlamentar, são muitas as violências morais e físicas dentro e fora de casa. Ela apontou que um dos principais locais públicos onde a pessoa idosa sofre violência é dentro do transporte de passageiros. 

“Já realizei várias audiências públicas sobre o tema e foi grande a produtividade. Sabemos que as violências no transporte público são as mais relatadas. Mas há também uma série de outras negações de direitos que precisam ser combatidas”, pontuou a vereadora.