23 setembro 2022

O PSOL Olinda, vem a público manifestar indignação e repúdio ao ato de violência praticado pelo prefeito da cidade de Olinda Lupércio.




NOTA

O PSOL Olinda, vem a público manifestar indignação e repúdio ao ato de violência praticado pelo prefeito da cidade de Olinda Lupércio, que se negou a conversar com uma moradora das proximidades do Rio Fragoso, afirmando ser melhor conversar “homem com homem”, durante reunião realizada na quarta-feira à noite (21/09).

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o prefeito visivelmente desconfortável com indagações feitas pela moradora Chris Andrade. Sem saber responder às questões feitas pela moradora, o prefeito Lupércio se dirigia ao morador homem, ao lado de Chris, tentando excluí-la do diálogo. Como não conseguiu, se recusou a continuar a conversa e disse que conversar “homem com homem é melhor”, se retirando da reunião, sem qualquer posicionamento quanto às problemáticas levantadas.


O PSOL Olinda tem acompanhado de perto as obras do Rio Fragoso, em especial a comunidade que está sendo alvo de total desrespeito nas ações de levantamento de dados para futuro despejo das famílias de trabalhadores que vivem lá há anos. A moradora, alvo do machista prefeito, é da área e está tentando acessar seus direitos como cidadã de Olinda, buscando saber sobre o projeto de intervenção na área, que nunca foi apresentado à população local.


Infelizmente, cenas como as que ocorreram na reunião vêm se repetindo, mulheres que se posicionam de maneira enérgica e que corretamente exigem seus direitos, são tratadas com menosprezo e retiradas violentamente, física e/ou psicologicamente, dos canais de comunicação entre o poder público e a população. 

Nós do PSOL  Olinda não toleramos este comportamento. Deixamos clara a nossa posição do protagonismo feminino nas políticas públicas e lutaremos diariamente e até quando for necessário para que mulheres, como Chris Andrade, tenham o direito, o dever e a possibilidade de serem agentes de mudança social.

Diante do exposto, o Partido Socialismo e Liberdade manifesta seu apoio e solidariedade a Chris Andrade e se coloca à disposição para acompanhar o caso e requerer das autoridades competentes que sejam tomadas todas as medidas legais cabíveis.

Machistas não passarão!
Diretório Municipal do PSOL Olinda