Deputado Ossesio Silva destaca crescimento da vulnerabilidade social na RMR

Deputado Estadual Ossésio Silva (PRB-PE)

A Região Metropolitana do Recife (RMR) apresenta o pior Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) entre as dez maiores metrópoles brasileiras. O deputado Ossesio Silva (PRB) chamou atenção para o assunto na Reunião Plenária desta quarta (30). Segundo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), esses indicadores aumentaram 16,3% na RMR, entre 2011 e 2015, enquanto em outras metrópoles, como Fortaleza e São Paulo, o crescimento foi de 3,9% e 2,4%, respectivamente.

O Recife vive uma das mais dramáticas crises socioeconômicas de sua história. Misturam-se índices elevados de violência, déficit de moradia e mobilidade urbana”, afirmou o parlamentar. O IVS é composto por três dimensões: infraestrutura urbana, capital humano e renda e trabalho.

No campo do trabalho e renda, por exemplo, todos os indicadores analisados apresentaram sensível piora. Na infraestrutura urbana, o deslocamento das pessoas mais pobres para ir ao trabalho foi um dos principais responsáveis por Recife estar na pior posição do ranking”, apontou o deputado.

Ossesio Silva ressaltou, também, o recorte de raça e de gênero da vulnerabilidade social. “O Ipea chega à triste conclusão de que a desigualdade atinge de forma mais contundente os seguintes segmentos: as mulheres, as mulheres negras e, mais ainda, as mulheres negras que vivem na área rural”, declarou. “É com muito desconforto que revelo números tão negativos. Faço essas colocações sem nenhuma conotação político-partidária, mas apenas reproduzindo o clamor da sociedade sobre o tema”, assinalou.

Fonte e foto: Alepe