Conclusão do Curso de Agentes de Resíduos Sólidos em Barreiros

Foram quase oito meses de estudos teóricos e práticos aplicados entre as noites de segundas às quartas-feiras sempre no mesmo horário, das 18:300 às 21:30.


O Curso de Agentes de Resíduos Sólidos tem como principal função habilitar o aluno para o trabalho de fiscalização da destinação dos resíduos (lixo) de um município à locais adequados. O não funcionamento correto da destinação deste produto pode gerar pendencias inclusive financeiras para a cidade. E para que tudo ocorra adequadamente o Agente tem função de fiscalizador e multiplicador. Além, claro, de agir com planos e projetos, etc, para que o conhecido lixo (resíduos sólidos) não seja um incomodo para o meio ambiente daquela localidade e/ou região.


No final do mês de dezembro foi iniciado numa das salas de aulas da Escola Estadual Helio Santiago Ramos, sob os cuidados das Professoras Keyla Carvalho e Liliane Romão as aulas para a turma de Agentes de Resíduos Sólidos. Depois, por mudança no quadro de professores aconteceu a substituição da Professora Keyla para assumir em seu lugar o Professor Egnaldo Billy, que com louvor, assumiu a vaga até a conclusão.


No inicio, nós, alunos, estávamos localizados na Escola Estadual Hélio Santiago Ramos, em Barreiros, depois, pro problemas de espaço fomos lotados na Escola Municipal José Canuto, por alguns dias, retornando em pouco mais de um mês, anterior. Meses depois, mais uma vez por falta de estrutura, os professores conseguiram localização na Escola Estadual Professor Joaquim Augusto de Noronha Filho, aonde conseguiu-se concluir, depois de tanto esforço tal curso.


Inicialmente encontramos o número de 26 de alunos. Depois, com o passar dos tempos tal número foi reduzido. E na conclusão contaram-se 19 alunos, que concluíram.


Com o andamento do curso podemos conhecer desde as leis que regem o mundo da reciclagem até o trato com artes com materiais reciclados. Na condição de estudantes conhecemos as diversas formas de se aproveitar tais materiais que são, em sua grande maioria, considerados descartáveis, que com mão de obra especializada, tornam-se desde recipientes para guardar jóias à novos móveis, etc...

Os alunos recebiam uma bolsa significativa de R$ 10,00 (Dez reais) por dia de presença. Mas ao final, tal valor não tinha tanta importância, haja vista o engajamento dos estudantes do curso. Era prazeroso estar todas as noites em sala de aula aprendendo com os professores e demais companheiros tudo o que tinha e que pode ser mostrado, apresentado, tanto em vídeos, quanto em aulas devidamente preparadas pelos professores Liliane Romão e Egnaldo Billy. Tudo, ao final, passou à ter um outro valor, além do valor proposto, significativamente.

A conclusão no final do mês de agosto deste curso só veio nos trazer conhecimento, oportunidade de desenvolvimento de nossos talentos, e a alegria de concluirmos juntos, mais uma etapa importantíssima em nossas vidas.

Portanto, as palavras acima não são de alguém com olhar tecnico. O Curso de Agentes Sólidos em Barreiros é uma oferta do Pronatec e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


Ficarão, assim, saudades com esperança de usar o que aprendemos no dia à dia tanto em nossa comunidade, nossa cidade e região, com fins, especialmente, coletivo.

Segundo informações será marcado para dias próximos a entrega dos certificados do Curso de Agentes Sólidos. 

Agradecimentos especiais à Egnaldo Silva, Liliane Romão e o suporte de sala, Fábio Lima, que nos ajudaram nesta caminhada, bem como à equipe que disponibilizaram tal curso que foi aplicado na cidade de Barreiros.

Segue abaixo todas as fotos cedidas gentilmente pelo grupo de estudos, em comemoração de encerramento do curso, na noite de 30 de Agosto de 2017.