Foi realizada a primeira prova para Conselheiros Tutelar no auditório da Secretaria de Ação Social neste dia 05 de Agosto.


Na manhã deste dia 05 de Agosto, aconteceu a prova escrita objetiva de seleção para o cargo de Conselheiro Tutelar 2015. A prova de múltipla escolha aconteceu no auditório da Secretaria de Ação Social,  conforme edital e contou com a participação de 22 inscritos, naquele local.

Ao contrário do que esperavam, os cinco atuais conselheiros que não queriam participar da prova, e ainda estão tentando recurso na justiça, tiveram que comparecer junto com os demais à sala, mesmo à contra gosto. É importante observar que dos 22, cinco deles saíram bem, mas apenas um deles estava devidamente preparado, (não vamos revelar o nome antecipadamente), conseguindo fechar com louvor todas as questões, segundo informações. Os demais, no entanto, passaram por média sete, no sufoco.

Dos 22 inscritos que compareceram à prova escrita objetiva, a maioria deles não tiveram bons resultados. Os atuais conselheiros, nenhum deles conseguiu fechar todas as questões de múltipla escolha.
Levando-se em consideração que o estatuto do ECA sofreu alterações, poucos dos inscritos se prepararam para essa nova fase, preocupando-se mais em não fazer as provas, tentando de alguma forma se livrar destas novas resoluções... O que para eles não foi interessante. Soube porém, por fontes fidedignas que alguns ex-conselheiros, procurando entender todos os questionamentos do novo ECA saíram-se muito bem, fechando todas as questões com louvor, ao contrário dos cinco atuais.

Aqueles que estão em busca de facilidades para um suposto segundo mandato, são os que mais chamam atenção e preocupação, já que não estão interessados em estudar o novo estatuto, antes, sua maior preocupação está voltada em tentar "puxar o tapete de alguns", de maneira à que os mais preparados caiam, dando vaga para estes. O que é lamentável!

Fora alguns fatos nem tão bons assim, é importante observar que todos os casos estão sendo supervisionados sob o olhar do Conselho de Direito, que tem prezado este ano para a legislação vigente, fazendo valer acontecer de maneira democrática, o que segue na lei.

Interessante observar, ainda, que já tem gente comemorando antecipadamente (dos atuais) tendo passado por média, sem nem saber se conseguirá ser promovido para a segunda etapa, que é o da seleção, cujos resultados sairão neste dia 07 de agosto.

O CMDCA Local, seguindo resoluções do CONANDA tem posicionado-se de maneira legal até mesmo ante os casos de citações duvidosas. Frisamos aqui que este ano as coisas estão um tanto rigorosas e mais acertadas à forma da lei, coisa que não aconteceu com louvor, conforme vimos no ano de 2013, com todas aquelas revoluções que se deram. Sinal de que as reclamações feitas aquele ano, estão servindo, e muito bem, para este ano vigente.

Segundo informações, alguns nomes da gestão anterior à esta, são fortíssimos candidatos para sucessão, tendo em vista a preocupação que tiveram em estudar e adaptar-se às novas regras. Existem, porém, conselheiros atuais, preocupados em não passar para a segunda fase, receosos em função de suas notas. Volto a dizer, que é lamentável, já que por estarem em atividade, eles deveriam saber bem mais do que os novatos.

Quanto à apadrinhamentos, todos sabemos que existem, sim e existirão sempre. No entanto, com o rigor da fiscalização que finalmente está acontecendo à contento, sabendo que a mídia oficial  e alternativa estão de olho, muitos estão com medo de atuarem para não perderem ibope, principalmente por este ano de 2015 refletir e muito, para as eleições de 2016.

Claro que, à partir das informações dos candidatos legais, quando então será permitida fazer a campanha de rua, iremos ver por aí vereadores abraçarem candidatos e candidatos buscarem abraços de prefeito, vice, ou pré-candidatos à prefeito para 2016, dando ares de que uma campanha para Conselheiro Tutelar está se tornando plataforma para campanhas de cargos eleitorais. Mas isso é outra história, que vamos mostrar aos amigos e amigas, no momento propício!

Próximo dia 07 deve, segundo calendário, sair o edital do resultado da prova escrita objetiva, bem como os nomes dos que foram aprovados e não aprovados para concorrerem aos cargos.

Abaixo segue calendário, com o cronograma eleitoral, para conferir a evolução do processo.