Daniel Coelho (PSDB-PE) fala sobre a morte do Radialista J. Cosmo e a tentativa de homicĂ­dio contra Ed Soares

Em Pernambuco ter opinião própria e mostrar a realidade do que acontece nas cidades, principalmente as interioranas, para quem se aventurar à esse ofício, corre-se o sério risco de levar balas como aquele atentado contra mim no dia 17 de junho de 2015, ou ser encontrado morto, como aconteceu recentemente com o Radialista e Comunicador J. Cosmo da cidade de Escada que foi vítima de homicídio por tiros na cabeça neste último dia 03 de agosto de 2015.

O Radialista era conhecido por fazer cobranças na cidade em que morava, Escada-PE. Uma dos municípios da região da Mata Sul Pernambucana mais violentos, conforme levantamento da SDS que informa que o aumento de homicídios, furtos, entre outros, tem crescido dia à dia, mês à mês de maneira descontrolada. Barreiros, infelizmente, não está fora dessa rota de morte e sangue e tudo o que vemos são governantes de braços cruzados, como à esperar que os casos aconteçam, sem mover uma palha para resolverem esta situação desagradável.

Em nosso estado o Pacto Pela Vida, idealizado e apresentado à partir do Governo de Eduardo Campos (morto em acidente aéreo em 2014) tem mostrado dia à dia sua total ineficiência, ante a criminalidade. Com pouco efetivo em todas as cidades pernambucanas, com homens que se esforçam para prender e ajustiça soltando, com cortes de salários e combustíveis, além de outros fatores que levam a Policia Civil e Policia Militar à entrar em greve por cobranças de melhorias de salários e condições de trabalho, estamos longe de dizer, enquanto cidadãos, que estamos seguros.

Assim sendo Radialistas, Comunicadores, Blogueiros, Jornalistas e qualquer um que resolva expressar sua opinião, em redes sociais ou outros sistemas de comunicação estão correndo sérios riscos de entrar para as estatísticas.

Crimes de repercussão em que cidadãos esperam solução não estão sendo solucionados, e podemos enxergar de longe a estagnação e o acumulo de processos e investigações jogadas à um canto, sem muita importância.

No entanto, tal situação de solução de mortes e/ou tentativas de homicídios não ficam às escuras se acontecer com um político de renome, um juiz, um promotor, um delegado, um policial, etc... Sendo com eles, todos os esforços são feitos para que o criminoso esteja atrás das grades em pouquíssimo tempo.

No entanto, casos como o meu, o do companheiro J. Cosmo da TV Ligação de Escada, e tantos outros comunicadores em nosso estado pernambucano ainda permanecem sem investigação e em total silêncio por parte das autoridades que parece de alguma forma ser conivente com a situação, não investigando, e nem apontando resultados quando são chamados para o caso, é algo para se estranhar e espantar-se ante o sistema vigente. Em alguns casos, quando o calo parece apertar nas autoridades que estão inseridas em certas cidades, estes tratam de pedir transferência para outras localidades, dando à entender que ou temem a criminalidade, portanto, não oferecendo segurança para a população, ou de alguma forma sabem de mais, mas não podem resolver os casos que lhes são apresentados.

Na tarde de ontem dia 04 de Agosto, o Deputado Federal por Pernambuco, Daniel Coelho (PSDB), usando mais uma vez da tribuna na Câmara de Deputados em Brasilia, faz um alerta sobre a criminalidade em Pernambuco, contra comunicadores em nosso estado, e cobra mais uma vez, das autoridades constituídas um posicionamento para que mais um crime bárbaro não fique relegado ao esquecimento.



Dia e noite, nós blogueiros e comunicadores, estamos preocupados com a onda de tentativa de silenciar as Mídias Alternativas ante as ameaças constantes no estado pernambucano. Somos vitimados e não estamos vendo por parte do estado movimentação à altura da criminalidade executada contra nós cidadãos que não aceitamos que um sistema continue à ser corrupto.

A AblogPE, uma instituição voltada aos interesses dos Blogueiros e publicadores de mídias alternativas, à frente de casos como este, tem lutado dia e noite em busca de soluções para nossa categoria.

NĂŁo estamos e nem vamos permanecer calados! Estamos aqui, por que sabemos que nossa opiniĂŁo tem sim, incomodado corruptos assassinos, por sermos livres no agir e pensar.

Que nosso amigo e irmĂŁo, hoje no plano espiritual, J. Cosmo, seja lembrado e nunca esquecido por todos os nossos irmĂŁos e amigos blogueiros.

No dia 17 de junho eu recebi dois tiros que quase me levou à morte, por tratar em minha cidade de questões políticas, fazendo duras cobranças sobre os diversos descasos em meu município.
Graças à Deus, passei os riscos à dois meses atrás, mas ainda continuo à morar na mesma cidade, vendo dia e noite os mandantes de meu crime subir e descer as escadas do poder provisório sem serem punidos, ainda.
No dia 03 de Agosto de 2015, foi encontrado morto, vĂ­tima de tiros, um deles na cabeça, 
o Radialista e Comunicador J. Cosmo da TV Ligação de Escada.
Dois crimes com as mesmas motivações. 
Será que seremos relegados ao esquecimento por parte das autoridades constituídas?