Marina Silva e sua nova REDE. Falta de ética será seu forte na futura escolha.

"Optar por Aécio ou Dilma é mostra-se fraca e sem posicionamento ideológico, portanto, sem confiança"
Desde que me entendo por gente, fui ensinado à manter minha opinião, por mais que a mesma não agrade à tantos, justamente por mostrar à outros que eu também penso. Minha desencarnada mãe, que era analfabeta, com seu jeito simples de camponesa me ensinou muito mais do que poderia imaginar. 

Assim, com o tempo fui aprendendo à interpretar alguns textos aqui, lendo alguns destes para ela, sempre que possivel, pegando carona ali, com algumas ideias para fortalecer o que penso, e por aí já se vão, passados, mais de 37 bons anos.

Todas as vezes que falam-se em ética política recorro sempre ás velhas frases de minha mãe quando dizia, que "é tudo farinha do mesmo saco! Uma hora estão falando mau do outro e depois abraçam-se e vão pelas casas para pedir votos do povo besta!" Esse era o jeito dela de me mostrar que na política não existe honestidade, tão pouco ética.

Até o inicio deste ano esperava-se que Marina Silva, com seu grupo fosse cair na REDE de um bom grupo político e que a mesma nos mostra-se uma nova forma de fazer política em nosso país. Não deu muito tempo e a mesma, em poucas voltas passa à acanhar-se, escondida por trás de Eduardo Campos, vivendo à sombra daquele, que estava à frente do PSB. Ele por sua vez, mostrou para todo mundo que a Marina era interesseira e maleável, principalmente quando a corda pode pender para o lado das facilidades. Ela que antes tinha a possibilidade de montar uma REDE, caiu na REDE do PSB.

Morre Eduardo Campos naquele trágico acidente de um avião que até os dias de hoje está sombreado de erros, escondidos para debaixo do tapete do PSB. Com a partida brusca dela, surgia ainda uma pequena luz no túnel das coligações que pudesse levar o sonho de Marina, antes posicionado em ideologias, atualmente na posição do cargo. Afinal de contas ela passaria de suposta ambientalista à presidente da república federativa do Brasil. Sonho antes projetado por Lula, que era pernambucano como Eduardo, mas diferente deste último.

Com a nova projeção de Marina, desta vez à frente do partido no lugar de Eduardo, ela então começou à tropeçar na rede que ela mesma tinha criado em volta de si e não viu que tinha jogado no caminho.

Para aquele ou aquela que leu seus dois planos de governo, o ultimo apresentado, foi praticamente elaborado nas coxas, como diz o ditado, e tendo uma introdução no velho estilo saudosista de fachada, tentando chamar a atenção sempre para o trágico, mexendo e remexendo o emocional do populacho brasileiro, em especial o povo pernambucano. Que por sinal, para os não sinalizados à racionalidade, pegou bem bonitinho. Ela consegue em pernambuco nada mais nada menos que 48,05% dos votos válidos. No cenário nacional, porém, a mesma perdeu feio para aquele que estava em terceiro colocando. Aécio que antes sinalizava como um candidato frustrado passou à ser a segunda opção na via política.

Mas o que fez com que Marina caísse tanto à nível nacional? Uma das explicações está justamente nas diversas posições que ela vinha tomando com o passar do tempo. Se numa hora a mesma era defensora do meio ambiente, por outro lado, em seu passado foi-se espalhado uma devastação imensa feita por seu esposo na extração de madeira ilegal. Para completar, quando a mesma sinalizou dar apoio á causa LGBT, começou à perder interesse dos religiosos de fachada e para não perder tal apoio, ela muda seu discurso e diz que não os apoia mais, atendendo ao mandando via twitter de um dos crentes mais esdrúxulos de nossa atual história.

Nos debates, Marina passou à ser uma das mais evasivas que já se pode ver em telas nacionais. Perdida em seus discursos, que não eram poucos, por sinal, Marina falava algo em um minuto e em pouco tempo retrocedia sendo desmentida por ela mesma.

Tanto bateu em Aécio e em Dilma e hoje, está propensa, junto com suas redes à cair nas mãos de mais uma rede. Dessa vez do PSDB.

Em outras palavras, se Marina Silva fosse uma mulher de fibra, como alguns a pintam, este era o momento de manter-se neutra, totalmente, deixando que os lobos atuais se devorem. A neutralidade dela hoje não é o mesmo da ultima vez que ela agiu assim. Muito pelo contrário! Seria uma das melhores estratégias éticas que ela poderia executar hoje.

Apoiar um dos dois lados é mostrar-se fraca e desmerecida de credibilidade!