"Eleição acende o sinal vermelho do Governo Elianai/João Baleia", aponta Wellington Ribeiro

Wellington Ribeiro é militante do PTB em
São José da Coroa Grande
e responsável pelo Grupo
Eu Amo São José, no facebook.
O resultado das urnas em São José da Coroa Grande trouxe de certa forma, um recado a atual administração. A prefeita Elienai e o seu esposo, João Baleia, receberam uma notícia indigesta das urnas às pretensões do seu grupo político de se manter no poder. Uma vitória significativa da oposição encabeçada pelo ex-prefeito Barbosa, acendeu o sinal vermelho da atual administração e pôs por água a baixo os planos de João Baleia mostrar que o seu prestígio na cidade continua em alta. Carismático, habilidoso e aguerrido, João Baleia é sem sombra de dúvida um político bastante reconhecido nos bastidores como uma liderança forte do litoral sul pernambucano, no entanto, o resultado local desta eleição pôs em xeque a sua principal qualidade, a habilidade política. A administração que a sua esposa faz e que tem a sua participação ativa, só decolou nas áreas de Ação Social, Meio ambiente e Educação. Setores como Saúde, infraestrutura e turismo, têm deixado a desejar e talvez o sentimento de mudança que tomou conta de mais de 7 mil pessoas em 2012 esteja sumindo aos poucos.
Os postos de saúde apresentam um atendimento pouco eficiente e o hospital municipal, ainda que tenha obtido melhorias estruturais, sofre com a falta de médicos especialistas. Na área de infraestrutura, embora o município tenha sido beneficiado com os repasses do FEM e feito calçamentos em vários locais da cidade, a ausência de manutenção dos calçamentos antigos, canais da cidade e das quadras da Várzea e Abreu do Una são queixa frequente da população, bem como a construção da tão sonhada Estrada da Várzea que ainda não saiu do papel (embora seja uma obra com uma dimensão incompatível com as finanças do município, a população debita na conta da atual administração a não realização dela). Outra grande insatisfação está relacionada a área de Turismo. A falta de políticas de incentivo ao turismo aliada a falta de segurança, promoção da cultura e a infraestrutura local, têm comprometido esta importante vocação regional.
Contudo isto não é o fim e o resultado que as urnas apresentaram em favor da oposição ainda pode ser revertido, pois ainda há tempo para recuperar o espaço perdido. O momento agora é de reconhecer os erros e partir para o enfrentamento dos problemas, algo que a conhecida habilidade política de João Baleia fará a diferença, mas não se pode deixar de ver é que Barbosa ganhou liga com a população e é um forte adversário para as eleições de 2016.
Deputados estaduais
Barbosa - Simone Santana - 2.700 votos
João Baleia - Pedro Serafim - 1.504 votos
Deputados Federais
Barbosa - André de Paula - 1.606 votos
João Baleia - Fernando Monteiro - 1.394 votos