Em Barreiros, supostos rivais políticos, estarão no mesmo palanque. Ex-prefeitos e atuais, ex-vereadores e atuais. Tudo junto e misturado.

Tudo junto e misturado. Todos eles dirão uns dos outros que todos eles são bonzinhos, santinhos, etc...
Não é novidade que a cidade de Barreiros teve alguns investimentos que nos foram repassados pelo Governo Federal (PT), passando pelas mãos do Governo do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB e caindo nas graças do governo do Município, somando altas quantias, mas que, infelizmente, mesmo depois da Operação Reconstrução é como se a cidade nunca tivesse recebido qualquer investimento.

Fazendo uma análise, no cenário local, o que foi que mudou por aqui? Para quem acessa os portais de transparência pode constatar que dinheiro entrou na cidade, principalmente via Secretaria de Obras, mas que as mesmas obras é como se nunca tivesse sido executadas. Pouca mudança se encontra, principalmente nos bairros novos, criados depois da enchente criminosa de 2010.

Bairros como Rio Una, Baeté, Massa Falida e Barreiros Novo, atualmente, encontra-se em total abandono, com ruas esburacadas, pouca luminosidade, policiamento à nível de zero praticamente, infraestrutura pedindo socorro.

Para quem anda pelas ruas do Bairro Tibirí, vai encontrar mais uma situação extrema de abandono. Por lá também há ruas com asfalto danificado, a grande maioria sem qualquer "conhecimento" de calçamento. Esgoto à céu aberto, saneamento básico em completa cena de abandono. O caso é tão sério que eu nem preciso ir ao local tirar fotos, qualquer um poderá, à qualquer momento visitar o local que constatará à olho nu o que digo nessa publicação. Iluminação naquele bairro, também é um dos principais fatores de depreciação.

Seguindo para o Bairro da Santa Gorete, infelizmente, constata-se um olhar de abandono por parte do governo municipal, estadual e federal. É como se aquela comunidade de homens e mulheres de bem, não existisse.

Nas novas comunidade como Santa Clara, Fazenda São Francisco, Venâncio e demais setores, naquela região a situação é de lamentar. Várias famílias tem dificuldade de acesso, como se tivessem sido jogadas naquele local para serem em seguida, esquecidas. 

A infraestrutura daqueles locais vê-se de cara, pelo acesso às comunidade. 98% das ruas que tinham sido entregues como asfaltadas pelo governo do estado (PSB) hoje encontram-se sem asfalto, em terreno de barro batido. Não existem mais vestígios de capeamento asfáltico naquela localidade. Além de contarem com constantes falta de água e baixíssimas condições de iluminação.

Até mesmo o centro da cidade vive momentos de abandono por parte do poder público. Desde os governos anteriores, que a situação de Barreiros é de se lamentar.

Mas, o fato é que, dinheiro existe e são investidos quase que diariamente para obras de cuidados com a cidade, porém, não é o que vemos. Os mesmos investimentos que são chegados por aqui, vão para não se sabe aonde, já que não vemos a cidade crescer, desenvolver e evoluir.

É com um cenário sob estas condições que ex-prefeitos, ex-vereadores, atuais prefeitos e vereadores mostrarão aos barreirenses seus candidatos à deputados, senadores, governadores e presidente, em busca de seus votos.

E o que deverá ser um "marco" para os políticos locais é o que possivelmente servirá de alerta para todos os barreirenses conscientes: os políticos de nossa cidade estarão fazendo seus discursos, à favor de seus candidatos, no mesmo palanque, já que tanto o grupo de vereadores e administradores atuais, quando os antecessores, estão defendendo a mesma bancada eleitoral este ano.