Vereador Wellington, eleito pelo PDT, mesmo partido de João Baleia e com a ajuda dele, diz que não votará pela aprovação das contas do ex-prefeito.

Sabemos que a política é bastante dinâmica, seja à nível nacional ou num pequeno reduto municipal. Sabemos também que credibilidade é algo que se conquista devagar, mas se perde muito rapidamente. Não estamos aqui querendo impor lição de moral a ninguém. Antes, à bem da verdade, estamos apenas analisando fatos.

Ontem foi divulgada uma nota do advogado  Inaldo Lins, que se aponta para hoje, dia 19, uma possível votação na Câmara de Vereadores de Barreiros pela aprovação das contas do ex-prefeito João Marcolino Gomes Junior, conhecido popularmente como João Baleia. que conta com mais de 12 processos, sendo alguns deles por acusação de desvio de merenda escolar, quando o mesmo era gestor deste município.

O TCE recomenda aos vereadores que as contas não sejam aprovadas. Porém, uma boa parte da bancada tem uma tendência, já bastante antecipada, desde o período das coligações partidárias das eleições de 2016, que por sua vez, vê-se uma pré-disposição de voto à favor da aprovação das contas do inelegível ex-prefeito.

Dos 13 atuais vereadores, alguns são repetentes no cargo graças aos altos investimentos em período de campanha para continuarem legisladores. Outros, foram eleitos também graças aos altos valores, que tem servido como um quadro triste eleitoral, também aqui em Barreiros, em que não se ganha mais uma eleição por acreditar no cidadão candidato, mas sim, naquele que paga mais pelo voto do eleitor nas urnas. Afinal de contas, é fácil estar "presente" no período de campanha, já que trabalhar de verdade, não é lá o forte dos eleitos para legislar.

Dos que estão chegando agora, alguns terminam se atropelando nas próprias pernas.


O Vereador Wellington Aleixo, é um daqueles vereadores que entrou agora. Até o dia de hoje é um daqueles sem falar muita coisa, quase esquecido ou relegado ao canto, sendo mais um que tem apenas ocupado o cargo para recebimento de seu honroso salário mensal. Com a nota de que neste dia 19/06 será votada pelos vereadores de Barreiros o julgamento das contas de João Baleia, podendo alguns votar pela aprovação e outros pela reprovação, apesar da recomendação do TCE, o Vereador usou uma de suas redes sociais e passou a seguinte mensagem, que merece nossa atenção:

"Meus irmãos e amigos aqui quem vos fala é o vereador irmão Wellington, não me sinto  pressionado pelo prefeito e nem pelo ex-prefeito, pois eu já tenho a minha posição tomada em relação a votação, apenas gostaria de pedir a população que compareça a essa reunião na Câmara a fim de que vocês possam acompanhar e ver como cada vereador vai votar. Ressalto que, o vereador que votar pela aprovação ele estará concordando que os prefeitos podem sim desviar o dinheiro público, por isso peço a presença de todos, quanto a votação ser secreta, ou seja lá em cima, eu, junto com alguns companheiros iremos pedir que seja embaixo e aberto para o público, assim como foi a votação das contas de Dr. Cleto, Toinho e Carlinhos da pedreira. Meu muito obrigado pela compreensão e aguardo vocês. Fiquem todos com Deus." Wellington Aleixo.




No entanto, eu pergunto: um Vereador que foi eleito em 2016 com a ajuda e apoio de João Baleia, fazendo parte da bancada do PDT, partido que ele é filiado, como também é integrante o atual Prefeito, Elimario Farias, também subjugado à João Marcolino, vocês acreditam mesmo que um vereador que faz parte do mesmo grupo iria virar as costas para quem lhe foi calço à subida de carreira? Não seria uma forma de chamar a atenção para ele? Não seria apenas uma jogada de marketing? Mas, caso ele venha à fazer a coisa certa, votando pela não aprovação das contas, que é o que se espera dos vereadores, conforme recomendação do TCE, como deve-se olhar para tal vereador ou tais vereadores?


Vamos e convenhamos, aqueles que votarem pela aprovação das contas de um prefeito que tem mais de 12 acusações, segundo o Ministério Público, estando inelegível para candidatar-se à cargos públicos, estará mostrando que são coniventes com a corrupção. Os que votarem pela desaprovação das contas do ex-prefeito, não estão fazendo nada além de suas obrigações. Vamos esperar para ver o resultado d a sessão desta terça-feira, dia 19/06, na câmara de vereadores com a atitude dos 13 vereadores que os barreirenses elegeram para defenderem a cidade.

Afirmo, porém, que qualquer um que se negar à reprovar as contas de João Baleia, sob qualquer pretexto, não merece sequer serem chamados de cidadãos, sendo coniventes com desvios do erário público. Esses, estão pensando em seus bolsos, tentando abrir brechas para as eleições de 2020.