19 junho 2018

SESSÃO SUSPENSA - Vereadores fugiram à sessão da câmara. Apenas quatro compareceram. João Baleia teria dado a ordem?

Câmara vazia á espera de vereadores (Imagem Missinho Melo Fotos e Vídeos)
Conforme anunciado, a sessão de hoje, 19/06, deveria ser para, além de tratar de outros assuntos, votar as contas do ex-prefeito João Marcolino Gomes Junior, mais conhecido como João Baleia. 

Após ter sido amplamente divulgado nas redes sociais, e também aqui neste blog, os movimentos internos nos bastidores já davam por certo de que possivelmente a reunião não aconteceria já que após a divulgação da possível pressão do Prefeito Elimário e do Ex-prefeito João Baleia, a ordem agora seria para que os vereadores que votariam pela aprovação das contas, não mais comparecer e que marcassem uma reunião, em secreto, para resolver tais contas à parte.

Há informações que dão conta de que a divulgação feita aqui nesse blog, desagradou o ex-prefeito e seu grupo por ter sido divulgado informações que eles queriam que ficasse em segredo.

Vereadores Careca, Presidente da Camara, Luciano do Peixe, em pé, Wellington Aleixo sentado ao lado de Brito. Os únicos vereadores que deram às caras na casa em sessão que foi suspensa por falta dos demais vereadores. (Imagem Missinho Melo Fotos e Vídeos)

Dos 13 vereadores, apenas Luciano do Peixe, Wellington Aleixo, Brito e o presidente da casa, Idson Wanderley, conhecido como Careca, marcaram presença, mas não podiam abrir a sessão já que precisariam de seis vereadores, mais um. Abaixo disso, não há possibilidade de abertura. Para que as contas de João Baleia sejam aprovadas ou reprovadas serão precisos nove votos dos vereadores.

O Vereador Wellington Aleixo, esteve presente e disse-me que mantem sua palavra em votar pela reprovação das contas de João Baleia. O mesmo continua afirmando que "vereador que votar pela aprovação estará passando a mensagem à população de que aceita que prefeitos roubem do erário público" ainda segundo ele, "isso é inadmissível".

Já o vereador Luciano do Peixe, que esteve presente na casa legislativa disse que "há uma expectativa e um certo rebuliço", mas que "é preciso que haja essa votação para se resolver uma pendência antiga da câmara para com o povo de Barreiros". "Eu quero que haja a sessão" disse ele.

Segundo informações, Luciano do Peixe, Wellington Aleixo, Brito e Péricles que não compareceu à câmara por estar viajando, justamente em dia de sessão, seriam os vereadores votantes para a reprovação das contas de João Baleia. O Vereador Careca, embora dizem ser um dos favoráveis à reprovação das contas, só poderá ter validado seu voto, caso haja indecisão, ou no fim dos demais votos.

Os demais há uma incerteza, mais provável pela sim ao ex-prefeito João Baleia.

Junior, funcionário da Câmara de Vereadores, fechando as portas por não ter sessão. (Imagem Missinho Melo Fotos e Vídeos)

Com a sessão suspensa, praticamente como uma forma de fuga, vê-se os vereadores de Barreiros tem de compromisso, ou falta, para com seus eleitores. Vereadores propensos à votar e á aprovar as contas de João  mesmo com a recomendação do TCE pela não aprovação.

Vale ressaltar que também não compareceu á sessão a esposa e primeira dama, Ivalda Farias, que certamente não votará contra as posições e/ou condições do marido e Prefeito, Elimario Farias.