Sancionada em 2006, a Lei Federal nº 11.347 que determina que “Os portadores de diabetes deverão receber, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde (SUS), os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia”.
O deputado Ossesio Silva (PRB) apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco, solicitação reivindicando a ampliação do programa de Diabetes do estado. Prevenir as seqüelas causadas pelo diabetes. Esse é o principal objetivo do Programa. A indicação n° 8138/2017 visa beneficiar essa parcela da população pernambucana.
O parlamentar destacou a importância da ampliação do programa. “O Poder Público precisa ampliar a entrega dos aparelhos, que medem a glicose, os pacientes que necessitam de insulina poderão fazer os testes em casa. Queremos apenas que o Governo faça a sua parte e invista na prevenção” disse.
O público faz a medição e, de acordo com o resultado, faz a dosagem necessária de insulina, entregue pelo Ministério da Saúde (MS) e distribuída pela SES. Já as seringas e as fitas reagentes ficam sob a responsabilidade dos municípios.
Segundo o Ministério da Saúde, de 5% a 10% da população sofre de diabetes. Em Pernambuco, isso significa cerca de 600 mil pessoas. Já o público que tem diabetes e precisa de insulina fica em torno 30 mil a 60 mil pessoas.
![]() |
Deputado Estadual Ossesio Silva (PRB-PE) |
Texto: Thiago Gouveia
Foto: Alepe