![]() |
Não aceitando a derrota na Câmara de Vereadores de São José da Coroa Grande Mauro dos Anjos tenta destituir eleição para Presidente, que aconteceu dia 16 de Junho de 2017. |
Usando de uma das artimanhas, embora dentro da lei, o Vereador e atual Presidente da Câmara de Vereadores de São José da Coroa Grande, Mauro dos Anjos, conhecido como Mauro da Guarda, expediu neste dia 21 de junho portaria de número 046/2017 com o intuito de desfazer a escolha para Presidente da Câmara Municipal para biênio 2019 a 2020, em que o vereador Beto do Abreu foi eleito à presidência daquela instituição.
Segundo a portaria emitida pelo vereador a eleição para presidente teria sido ilegal já que a sessão foi, segundo ele em portaria emitida, realizada pelo vice-presidente da casa, e não pelo presidente, que, segundo Mauro, já teria encerrada a sessão graças à tumultos causados naquele órgão legislativo.
Para o atual presidente da casa, que foi o idealizador para a realização desta mesma eleição, após a cessação desta em que ele não foi o optado, é possível que com o fim dela não aconteça mais eleição pelos próximos dias. Ele espera que o tempo passe para que o que aconteceu na sexta-feira dia 16 seja esquecido e que com algum tempo à frente possa-se pensar numa nova eleição. A pretensão, possivelmente, será de ganhar tempo para arrebanhar companheiros à sua causa, e quem sabe, de alguma forma, desmoralizar o vereador que foi recentemente escolhido para exercer o cargo de Presidente, por mais um mandato.
Nos bastidores da política de São José da Coroa Grande, o que existe é, segundo cidadãos coroenses "dor de cotovelo, por que a escolha para o novo presidente não foi ele, Mauro, e sim, Beto do Abreu".
A polêmica em cima deste tema tem se dado não apenas pelo que aconteceu no ultimo dia 16. Segundo a opinião pública, depois que conseguiu o status de Presidente da Câmara de Vereadores, o Vereador Mauro da Guarda estaria fazendo de um tudo para manter-se no "posto".
O vereador fala em sua portaria de que a sessão fora extinta por tumulto causado na casa. No entanto, populares, vereadores, assessores de vereadores presentes afirmam que a confusão teria sido causada pelo grupo do atual presidente, Mauro, que tentou encerrar por que viu já estar perdendo em votos. Por ver que seu adversário já estava com pontos à frente dele, tomou a atitude de fechar tudo antes mesmo de votar projetos que seriam votados naquela mesma noite, o que não justifica o término da reunião pública na casa.
A portaria foi expedida dia 21 de junho, dois dias antes da próxima sessão na câmara que deverá acontecer dia 23, véspera de São João. Há rumores que o nobre vereador pretende não realizar sessão amanhã com medo de críticas e da revolta popular coroense.
Não aceitando a derrota na Câmara de Vereadores de São José da Coroa Grande Mauro dos Anjos tenta destituir eleição para Presidente, que aconteceu dia 16 de Junho de 2017.