Nem Paulo Câmara, nem Jarbas Vasconcelos, Nem nenhum outro golpista! - Posição de dirigentes da Secretaria de Combate ao Racismo do PT/Pernambuco sobre as eleições 2018



"Não em nosso nome!"

Nós, dirigentes da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/Pernambuco, militantes petistas do Movimento Negro e da luta antirracista reafirmamos o nosso compromisso com a luta do povo negro, com as bandeiras de luta do movimento negro e com as pautas que interessam à emancipação de nosso povo. 

Nos governos do PT avançamos como nunca antes na História desse país em relação às demandas do povo negro. É verdade que muita coisa ainda ficou por fazer, mas é ainda mais verdade que os governos de Lula e Dilma, através da pressão do movimento negro, inauguraram um novo período da luta contra o racismo em nosso país.

A criação da SEPPIR com status de ministério, a instituição da política de cotas no ensino superior e no serviço público federal, a lei 10.639. Tudo isso são apenas alguns exemplos do quanto se avançou nas políticas públicas de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial.

Por isso reafirmamos a importância fundamental para a classe trabalhadora em geral e o povo negro em especial de eleger novamente Lula Presidente da República.

Na contramão disso, tivemos nesse mesmo período o final do governo Jarbas (MDB), um dos governos que mais massacrou nosso povo. E também o atual governo Paulo Câmara (PSB), um governo que não cumpriu praticamente nenhum dos compromissos de seu próprio programa de governo para a igualdade racial.

No governo atual do PSB o órgão governamental responsável pelas políticas públicas de igualdade racial é apenas decorativo. Sem recursos para executar as políticas públicas e esvaziado politicamente, dessa forma incapaz também de assumir a coordenação dessas políticas através de outros órgão do governo. Isso sem mencionar a tragédia que é o restante do governo, o que impacta com ainda mais força a população negra, por ser maioria e por ser a que mais necessita de políticas públicas.

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) conhecemos muito bem, seja no seu governo, um dos piores da História de Pernambuco e que reprimiu violentamente os movimentos sociais, incluindo o movimento negro, seja em seu mandato como senador ou deputado federal, onde sempre votou contra os interesses do povo e contra os governos do PT. Jarbas é um golpista sempre combateu os governos do PT. Votou a favor do golpe, a favor da reforma trabalhista e temos certeza que se eleito senador continuará votando contra a classe trabalhadora, contra o povo negro e contra o futuro governo Lula.

Pelas razões acima afirmamos que não faremos campanha para a reeleição de Paulo Câmara (PSB) e muito menos para a eleição de Jarbas (MDB). Não votaremos e não faremos campanha para golpistas. 

Da mesma forma também denunciamos os demais golpistas, aliados de Temer e que estão presentes em outras chapas.

Faremos campanha apenas para as candidaturas petistas. Reafirmamos assim a prioridade absoluta pela eleição de Lula Presidente do Brasil e a necessidade de elegermos parlamentares petistas para o Congresso Nacional e Assembléia Legislativa. Ressaltamos também a importância de eleger deputados e deputadas negras e negros petistas.

Em defesa do povo negro e da classe trabalhadora, nosso voto é de raça e de classe, por isso não daremos nenhum voto em golpista! Petista não vota em golpista!

Lula Livre!
Lula Presidente!

Assinam esta nota:

Anderson Barbosa - Membro do Diretório Regional PT/PE e do Coletivo da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/PE

Carmem Dolores - Membro do Coletivo da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/PE

Joelson Souza - Membro do Diretório Municipal do PT/Recife e do Coletivo da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/PE

Flavia Hellen - Membro do Coletivo da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/PE e candidata a Deputada Federal

Uedja Barbosa - Executiva do PT/Olinda e do Coletivo da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo PT/PE 

Vera Baroni - Membro do Coletivo da Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT/PE