São Lourenço contra as fake news

A Prefeitura de São Lourenço da Mata está tomando providências junto às autoridades policiais do município contra as chamadas “fake news”. No último fim de semana, a administração municipal foi alvo de denúncias falsas em perfis e páginas nas redes sociais.


A Procuradoria-Geral da Prefeitura de São Lourenço está colhendo as publicações falsas e os compartilhamentos para que a polícia identifique e puna os responsáveis pela disseminação de fake news. “As pessoas compartilham uma falsa informação sem ao menos checar a fonte. Muitos nem mesmo sabem que estão sendo usados, mas essa prática é criminosa e não vai passar em branco”, alerta o procurador Nicolas Coelho.

A “notícia” publicada durante o fim de semana atribuía, usando termos chulos e de baixo calão, à Prefeitura de São Lourenço a responsabilidade por jogar fora centenas de livros didáticos. Na verdade, o fato ocorreu em uma escola da rede estadual.

A administração municipal se pronunciou por meio de nota de esclarecimento em seu site e nas suas redes sociais, reproduzida abaixo:

“A Prefeitura de São Lourenço da Mata esclarece que não são verdadeiras informações divulgadas por perfis e portais em redes sociais atribuindo à rede municipal de ensino o descarte de livros didáticos de 2018.
A unidade de ensino a que as denúncias se referem pertence à rede estadual, sendo, portanto, responsabilidade do governo do Estado de Pernambuco a identificação dos responsáveis pelo ocorrido.
Ciente de sua responsabilidade como ente público e no intuito de identificar e punir os responsáveis pela disseminação de informações falsas na internet, a Prefeitura de São Lourenço da Mata está tomando as providências junto às autoridades policiais para coibir este tipo de ilícito".