Deputado Ossesio reivindica melhorias na Segurança Pública de Pernambuco
O deputado Ossesio Silva (PRB) apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), solicitações para ampliação do Programa Patrulha do Bairro, com o objetivo de aumentar o efetivo da Polícia Militar em diversos municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado. Os pernambucanos já estão cansados: quase todo mês, um ou mais casos de explosões a caixas eletrônicos, furtos, roubos ou assaltos a bancos são registrados, principalmente no interior do estado.
![]() |
Deputado Estadual Ossesio Silva (PRB) |
“O Programa Patrulha do Bairro, se baseia no policiamento com participação da comunidade, que pode participar informando os locais que necessitam de maior policiamento. O reforço imediato dos serviços de segurança pública é fundamental para garantir o bem-estar de cada cidadão ” destacou Ossesio.
Segundo o deputado, nos últimos anos, moradores e comerciantes têm notado um aumento na criminalidade e estão se sentindo cada vez mais inseguros. “A criminalidade vem aumentando de forma alarmante, estão cada vez mais frequentes os delitos e tem atingido sobremaneira a qualidade de vida da população. É importante reconhecer o esforço, empenho e dedicação com que as equipes de segurança pública têm trabalhado para conter a criminalidade nas localidades, no entanto, vale ressaltar que o baixo efetivo aliado a outras situações, têm sido um verdadeiro obstáculo para que a contenção deste avanço seja realizada de forma efetiva”, ressaltou.
HISTÓRIA
O Patrulha do Bairro foi lançado pela primeira vez em 1985. O programa foi relançado em 30 de agosto de 2012 com a entrega de 125 novas viaturas para atender Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Além do contato direto com os policiais que fazem o patrulhamento do bairro, o programa criou um espaço para a comunidade relatar suas necessidades através do site da Secretaria de Defesa Social. A página oferece ainda informações e sugestões de ações quanto à segurança da comunidade.
Texto: Thiago Gouveia
Foto: Jacqueline Calazans