Deputado Ossesio reivindica melhorias na Segurança Pública de Pernambuco


O deputado Ossesio Silva (PRB) apresentou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), solicitações para ampliação do Programa Patrulha do Bairro, com o objetivo de aumentar o efetivo da Polícia Militar em diversos municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do estado. Os pernambucanos já estão cansados: quase todo mês, um ou mais casos de explosões a caixas eletrônicos, furtos, roubos ou assaltos a bancos são registrados, principalmente no interior do estado.

Deputado Estadual Ossesio Silva (PRB)

“O Programa Patrulha do Bairro, se baseia no policiamento com participação da comunidade, que pode participar informando os locais que necessitam de maior policiamento. O reforço imediato dos serviços de segurança pública é fundamental para garantir o bem-estar de cada cidadão ” destacou Ossesio.

Segundo o deputado, nos últimos anos, moradores e comerciantes têm notado um aumento na criminalidade e estão se sentindo cada vez mais inseguros. “A criminalidade vem aumentando de forma alarmante, estão cada vez mais frequentes os delitos e tem atingido sobremaneira a qualidade de vida da população. É importante reconhecer o esforço, empenho e dedicação com que as equipes de segurança pública têm trabalhado para conter a criminalidade nas localidades, no entanto, vale ressaltar que o baixo efetivo aliado a outras situações, têm sido um verdadeiro obstáculo para que a contenção deste avanço seja realizada de forma efetiva”, ressaltou.

HISTÓRIA

O Patrulha do Bairro foi lançado pela primeira vez em 1985. O programa foi relançado em 30 de agosto de 2012 com a entrega de 125 novas viaturas para atender Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Além do contato direto com os policiais que fazem o patrulhamento do bairro, o programa criou um espaço para a comunidade relatar suas necessidades através do site da Secretaria de Defesa Social. A página oferece ainda informações e sugestões de ações quanto à segurança da comunidade.

Texto: Thiago Gouveia

Foto: Jacqueline Calazans