Enquanto profissionais da politica gastam rios de dinheiro Beto da Sensação e Marquinhos Galdino começam à ser vistos como alternativa certa, para Prefeitura de Barreiros.

De todos os lados, pelas ruas de Barreiros e nas redes sociais encontramos propagandas, muitas falas, críticas favoráveis ou contra as pessoas de João Baleia (PDT), Toinho da Coca (PSDB) e o atual Prefeito, Carlinhos da Pedreira (PSB), com a guera do "quem pode, paga mais". Atuais vereadores, vendendo-se à valores altos, ou pequenas "troca de favores" à moda antiga. Atuais pré-candidatos sem saberem para onde ir, em busca de "aparecer" para que lhes pague um bom "dote".

Em meio à esse "rala e rola", dois nomes fortes estão aparecendo no cenário político, fazendo um trabalho de formiguinhas, pregando nos quatro cantos da cidade que "vale à pena mudar e apostar na experiência renovada". Particularmente, não sei de onde veio a ideia desta forma positiva de pregação, no entanto, andando pelas ruas observo votos e protestos de mudança para o atual cenário político que "os donos da vez" querem nos fazer acreditar.

Dos três nomes acima, vamos encontrar Toinho da Coca, em formação com um possível novo grupo, mas enfraquecido um pouco em suas bases, já que, segundo conversas, ele, que no final do ano passado anunciou filiação ao PSDB, hoje estaria, possivelmente, partindo para um outro partido, rejeitando aquele que lhe deu a mão, no retorno à vida pública.

João Baleia, tendo sérios problemas políticos, além de perder nomes como João Neves e Péricles, vereadores de mandatos de sua base para os "braços" de Carlinhos (PSB) e Léo da Pedreira (PP), ainda corre o risco de perder, segundo informações, o PDT por possiveis desacordos com o mesmo partido que há tantos anos lhe abriu as portas, tanto em Barreiros quanto em São José da Coroa Grande. Segundo fontes, assim sendo, estaria "comprando" alguns vereadores de mandato bem como, novos candidatos à vereador, para formação de sua "equipe", à peso de ouro.

O Prefeito Carlinhos, estaria desesperado ante mais um golpe de rejeição. Conta-se que segundo pesquisa realizada à contrato do irmão, Leonardo Avellar, a aceitação de Carlos Arthur como administrador da Prefeitura de Barreiros estaria na casa de apenas 14%, tendo aí uma margem negativa de 86% de rejeição. Ainda, segundo fontes, numa pesquisa realizada pelo governo do estado, como acontece em todo período de pré campanha, a margem negativa de Prefeito do PSB barreirense estaria em torno de 78% . No entanto, como não se pode mostrar a pesquisa, e nem eles seriam loucos de revelar tal fato, as pessoas que me informam, que pedem como sempre para não serem identificadas, dizem que em Abril será realizada nova pesquisa e se o gestor não conseguir subir à 20% de aceitação, estaria fora da corrida eleitoral deste ano, podendo "apoiar" alguém, sob acordo, para o pleito.

Em meio à estas lambanças, conforme postado acima, dois nomes, de algum modo, vão ganhando terreno no campo político barreirense. Beto da Sensação (PTB) e Marquinhos Galdino (PR).

Marquinhos é adebito ao novo e de maneira arrojada está fortalecendo-se com um populismo jovem e de mente moderna. Usando à seu modo as redes sociais, tem encontrado força, principalmente com o uso do Whatsapp para propagar que "não está à venda e está disposto à entrar na luta com a cabeça erguida, tendo acima de tudo a certeza de um passado limpo" e tal fala tem conquistado uma ótima aceitação, segundo pude apurar.

Beto da Sensação, conforme todos já devem estar lembrados, no ano de 2012 resolveu trabalhar a mentalidade do povo informando, em suas passagens nas portas dos eleitores de que "o valor do voto não é com a venda ou compra, mas com a consciência do dever cumprido". Sendo considerado pelos profissionais da política como intransigente, há quatro anos atrás, conquistou mais de 8 mil e 400 votos não se permitindo entrar no jogo do "gastar para ganhar".

Desta forma, encontramos dois nomes, Beto e Marquinhos, atuando como mineirinhos, pelas beiradas, permitindo que os profissionais da política gastem todas as suas forças e seu dinheiro, para no momento certo aparecerem cada um à seu modo, fortalecidos e confiantes.

Se Beto representa administração com competência, de um lado, na outra linha da mesma base vamos encontrar Marquinhos com uma mente mais aberta, disposta à traçar rumos modernos por caminhos reais.

Estamos finalizando, praticamente, o terceiro mês do ano e ainda temos muito à caminhar, no entanto, ouso afirmar de que enquanto os leões da política estão indo com cede demais ao pote e gastando seus recursos iniciais, tem gente de olho na breja que está se fazendo, podendo virar o jogo, no momento certo na cidade de Barreiros.