Como assim? Primeiro Shopping sustentável, em Barreiros... Bate bola com Tedd Albuquerque.

"Sou movido à impactar", diz Ednelson,
popularmente conhecido como Tedd Albuquerque
A pouco mais de duas semanas atrás, foi anunciado que um mega projeto estaria sendo estabelecido em Barreiros, cidade com pouco mais de 42.104 habitantes, segundo dados oficiais do IBGE de 2014. A informação, inicialmente divulgada à partir de uma difusora local, a Radio Litoral FM, soou como uma ótima notícia, já que os moradores desta localidade, situada da Zona da Mata Sul de Pernambuco, viu a oportunidade de geração de emprego e consequentemente, desenvolvimento, tendo em vista que fora anunciado a criação do primeiro Shopping, totalmente sustentável. Rapidamente as redes sociais foram bombardeadas com comentários positivos e negativos. Não em função da informação, mas pela forma que a mesma foi largamente difundida.

A Fan Page oficial da Prefeitura Municipal de Barreiros, aproveitando um momento, capitando uma imagem em que aparece o empresário Tedd Albuquerque ao lado do atual Prefeito da cidade, divulga em letras garrafais que "finalmente a promessa de um empreendimento está vindo"... dando à entender que os esforços estavam sendo do gestor da cidade, sendo supostamente à partir deste uma parceria privada. Sendo assim, tudo o que fora anunciado à partir das mídias oficiais ou alternativas passou à ter um segundo ponto de vista, já que não dava para acreditar piamente, vendo que o empresário estava ladeado de alguém que estava tentando aproveitar-se da situação. De minha parte, resolvi, antes de mais anda, catar as informações diretamente da fonte, ou seja, do empresário interessado em realizar seu sonho de anos em Barreiros. Em conversa com o mesmo, via chat do Facebook, ele me concedeu algumas respostas à perguntas geradas, permitindo que esse "bate bola" fosse publicado aqui nesta página à titulo de esclarecimento.

Convido-os então à conferir as perguntas e respostas, dirimindo dúvidas com respeito à este projeto, cujo empreendimento privado é de autoria do empresário Tedd Albuquerque.

Ed Soares - Quem é Tedd Albuquerque?

Tedd Albuquerque - Idealista, visionário, impactante, realizador. Como falei em uma das respostas sou movido a impactar.

Ed Soares - Qual a motivação para a implantação do Shopping Como Assim? em terras barreirenses?

Tedd Albuquerque - A ideia do shopping sustentável surgiu à quase 20 anos quando cheguei a iniciar o estado de viabilização do projeto. Como no momento estávamos em mudança de governo municipal perdi o time do projeto e em seguida viajei para Inglaterra (Londres) onde na volta comecei a implantar em São Paulo o momento como assim?!... O qual represento há 18 anos. O projeto do shopping estava arquivado. Até que o ano passado numa das viagens a Barreiros olhei o terreno e procurei os proprietários na possibilidade de fazermos uma parceria. Dai, fiz um estudo de mercado com duas das mais competentes empresas do Brasil e como o estudo deu de avaliação muito positiva comecei a correr atrás de parceiros. Em seguida fui até ao ministério público do estado para criarmos um conselho para o projeto. Além da pesquisa apontar índices positivos tem a parte que eu sempre quis retribuir a minha cidade natal pelos melhores momentos da minha vida. Tenho muito amor e sinto um enorme orgulho de ser desta cidade. Confesso que a paixão pela cidade foi o que mais contou tendo em vista que tive a possibilidade de conceber esse projeto no município de Maragogi-AL. E se fosse levar em consideração as condições seria, sem dúvida, mais interessante.. Porém a paixão falou mais alto! Digo: o projeto estava em fase de viabilidade em São Paulo mais precisamente na Av. Paulista.

Ed Soares - Você falou que por mudança de governo municipal perdeu o time. No entanto, este seria o momento para a implantação deste projeto, dado em vista a situação municipal atual?

Tedd Albuquerque - Quanto ao time que falei foi porque o imóvel que estávamos intencionados tinha fornecido uma carta com validade de 6 meses para corrermos com o projeto para apresentação do shopping. E como nesse meio tempo o governo municipal foi trocado perdemos o time para regularização dos documentos necessários para desenvolvimento do projeto. Por isso, que dessa vez procuramos o governo e a prefeitura para que pudéssemos alinhar com tempo a documentação necessária para implementação do projeto, que vale salientar, ficou show de bola. Estou muito feliz com o resultado! Mas disse que há 20 anos tive a ideia de realizar o Shopping. E veio à tona pela oportunidade de poder instalar ai na região. Mas eu não estava trabalhando ele nesse tempo. Apenas guardei para hora uma outra oportunidade . Já que ao longo desse tempo o movimento como assina?! me tomou muito tempo...

Ed Soares - Os barreirenses estão entre a esperança, por ser uma ação privada e desconfiados ao mesmo tempo por razões que vamos expor, na medida de nossa conversa, com a sua permissão. Tal projeto, que segundo você, está com mais de 20 anos de idealização, já esta devidamente registrado junto ao governo federal e estadual? Ou à partir de agora o amigo estará lutando para que tal aconteça?

Tedd Albuquerque - Está registrado nos órgãos competentes pelo que me consta não existe registro no governo federal e estadual. Trata -se de uma ação privada.

Ed Soares - Embora seja um projeto de interesse geral, por que faltando poucos meses para a corrida eleitoral este veio à tona? Sem contar que, até onde se sabe, a área da pretensão, fica, segundo informes, em terras das famílias Hacker e Sanguinetti? Os doadores das terras para este empreendimento são eles?

Tedd Albuquerque - Esse projeto já está sendo desenvolvido há quase um ano. E como a documentação do terreno não estava inteiramente regularizada tivemos que esperar o trâmite e somente no dia 13 de outubro os documentos chegaram em minhas mãos, entregues pelo Sr. Gustavo, que trabalha com o Sr° Frans Hacker. Não sei se existe algum tipo de acerto, porém, os documentos que estão disponíveis são do Srº Frans, tendo ele a participação no projeto que é de uma área de 15 hectares. Percebo que em algumas colocações esse projeto foi citado como algo político. Quero deixar aqui o meu registro de que a participação da prefeitura é tão somente de cunho à fornecer a documentação necessária de acordo com o plano diretor do município e que não existe nenhum outro vínculo.

Ed Soares - Depois que a sua fala veio ao ar, inicialmente pela Radio Litoral FM de Barreiros, logo após o evento da apresentação de seu livro, sobre o extinto Bloco da Galinha da Meia Noite, em alguma sessões de fotos, a Prefeitura divulgou, como sendo praticamente um projeto ou ação deles, na Fan Page Oficial da Prefeitura Municipal de Barreiros, o que parece não lhe ter caído muito bem como apresentação oficial. Após a repercussão você postou que o projeto não tinha nenhum vinculo com a Prefeitura, desmentindo de certa, forma a postagem citando que a única participação desta seria na isenção de impostos. Como o senhor pode definir isso, dado em vista o projeto para a cidade de Barreiros?

Tedd Albuquerque - Na verdade nunca acreditei em nada fácil. Qualquer outra parceria com a prefeitura seria me limitar no que verdadeiramente acredito. Acho e acredito em parcerias pública/privadas. Mas tudo com Muito limite. Na verdade a cidade de Barreiros foi beneficiada primeiro pelo do comércio, que acabou virando um grande celeiro na economia dessa região, tendo em vista que somente farmácias temos quase 20. E qualquer cidade da região gostaria de receber o projeto. Até mesmo porque tive algumas propostas para ser em Maragogi. E que sinceramente me ofereceram até menor percentual na parceria com o terreno. Mas como falei anteriormente, Barreiros é o meu chão. Saí dai há 30 anos e volto com Muita frequência. Para você ter uma ideia, há 8 anos desde a morte do meu irmão tenho ido nesta cidade pelo menos a cada 40 dias. Quanto à postagem da prefeitura fiz questão de fazer um comunicado porque também achei um tanto político. E não gostei do tom que foi anunciada a notícia. Penso que poderia ser informado com mais humildade... Pelo tom do anúncio até pareceria que eles tinham cedido o terreno... Digo: eles tinham...

Ed Soares - Foi essa a impressão que os barreirenses tiveram. Além da forma de escrita, em letras garrafais, passando a ideia de desespero.

Tedd Albuquerque - No dia 13 quando recebi os documentos na casa da minha mãe, liguei para Rodolfo Veras que tem acompanhado o projeto ao longo desse tempo e fui fazer o anúncio. E por pura coincidência no mesmo dia viajei para São Paulo. Quanto ao lançamento do livro eu ia fazer um lançamento como fiz há 3 anos, do outro livro. Mas o Secretário de Eventos aventou a ideia que lançasse o livro no dia das crianças já que a Prefeitura iria fazer uma festa e poderia aproveitar o ensejo já que o livro era infantil e poderia fazer junto o lançamento. Mas para minha grande surpresa há uma semana do evento tomei conhecimento que não haveria mais a festa das crianças. Dai, eu contratei o clube caiadores e acabei pagando a festa. E, também, para minha surpresa algumas pessoas neutras me procuraram e fizeram questão de colaborar. Como por exemplo: o som que foi de Carlinhos de Cledinaldo... Também Marquinho Galdino e João Baleia, nomes pelos quais fiz questão de agradecer no dia da festa

Ed Soares - Com proposta de conceber em torno de 1800 empregos, dispondo de 100 lojas, o valor apresentado em torno de 30 milhões de reais, estes valores serão oriundos de onde?

Tedd Albuquerque - Não entendi a pergunta dos valores?

Ed Soares“Segundo Tedd, após a realização de estudos de viabilidade econômica foi constatado que Barreiros possui as condições necessárias para receber um empreendimento do tipo e que está orçado em cerca de R$ 30 milhões” como fora citado em diversos meios de comunicação.

Tedd Albuquerque - O projeto será uma parceria de empresas privadas e banco do Nordeste. Digo: financiamentos pelo Banco do Nordeste

Ed Soares - Segundo informes, neste últimos dias o senhor teria recebido proposta para sair em 2016 como vice prefeito, ao lado do atual Prefeito Carlinhos da Pedreira, já que o irmão dele está partindo com a esposa para formar a chapa em São José da Coroa Grande de Barbosa/Milena. Tal proposta procede? E se sim, qual a sua resposta? Se não, qual a razão destes tipos de boatos?

Tedd Albuquerque - Não! Até porque não temos tanta intimidade. E jamais aceitaria uma chapa de vice. Mesmo porque tenho ideias. Talvez os boatos tenham sido providos das recentes novidades que levei para a cidade e que sempre foi propagado erroneamente... De forma que deixou parecer que a prefeitura estivesse bancando algum projeto meu.

Ed Soares - E para finalizar, já que nos estendemos bastante, gostaria de umas palavras suas para o fechamento e encerramento deste bate papo via chat do Facebook, solicitando e informando que estaremos postando, com sua permissão, como já havíamos tratado antes, em minha página (Blogdoed.com) com o fim de esclarecimentos para alguns leitores, e internautas, entre a ansiedade e a desesperança dos barreirenses, em frente a um projeto novo que poderá vir para nossa cidade, e que desejamos de fato que aconteça. Suas palavras finais, por favor!

Tedd Albuquerque - Sou movido à desafios... Quebrar paradigmas sempre foi o meu forte... Por isso que nos últimos meses tenho como foco e objetivo principal a realização desse projeto. Que já não é mais só um sonho meu, mas de todos os Barreirenses... Gostaria que o shopping fosse recebido por essa cidade com o mesmo amor que ele foi concebido. Que o bom Deus esteja à frente dessa nova jornada. Avante Barreiros!

No mais, gostaria de agradecer a esse grande e respeitoso blog pela oportunidade de poder esclarecer algumas dúvidas e apresentar esse projeto que com Certeza será de grande importância para Barreiros e toda região. Obrigado pela consideração!

Confira abaixo uma matéria exibida no SBT pela repórter Cíntia Assunção postado em Fevereiro de 2013 tratando sobre o Como Assim de Tedd Albuquerque?